Histórica! Marianne Vos é a nova Campeã do Mundo de Gravel!

Marianne Vos é a nova Campeã do Mundo de Gravel e fez história ao conquistar um Título Mundial em quatro disciplinas diferentes. A neerlandesa juntou-se este Título em Gravel, aos oito conquistados em Ciclocrosse, três conquistados na estrada e dois na pista. Num percurso de 135km entre Halle e Leuven, Vos bateu ao sprint a belga Lotte Kopecky, depois de ambas estarem isoladas na frente da corrida durante cerca de 60kms. A neerlandesa Lorena Wiebes completou o pódio a 3:57.

Começo com forte ritmo e Kopecky e Vos acabam por se isolar

A prova das elites femininas nos Campeonatos do Mundo de gravel começou com um ritmo alto. A corrida rapidamente partiu e, por volta do km 40, tínhamos um grupo de 21 ciclistas na frente com as principais favoritas presentes. Alguns kms depois, o grupo principal partiu novamente e Lorena Wiebes, Puck Pieterse, Marianne Vos e Lucinda Brand (Seleção dos Países Baixos), Lotte Kopecky, Emma Norsgaard (Seleção da Dinamarca), Romy Kasper (Seleção da Alemanha), Christine Majerus e Marie Schreiber (Seleção do Luxemburgo) e Letizia Borghesi e Soraya Paladin (Seleção da Itália) ficaram isoladas.

Ao km 65, Lorena Wiebes, Marianne Vos, Soraya Paladin e Lotte Kopecky isolaram-se na frente da corrida. Cerca de 10km depois, Vos e Kopecky atacaram e isolaram-se na frente da corrida. Wiebes tentou a solo chegar às duas, mas não teve sucesso e foi alcançada por Paladin que recebeu a companhia de Romy Kasper e Puck Pieterse.

Marianne Vos volta a fazer história

A 30km do fim, o ritmo de Vos e Kopecky era fantástico e tinham uma vantagem de 3:00 sobre as cinco perseguidoras. Poucos kms depois, Frain e Paladin perderam o contacto com Kasper, Wiebes e Pieterse. Vos tentou isolar-se na frente da corrida, mas Kopecky conseguiu agarrar a sua roda. As duas acabaram por voltar a colaborar e, km após km, aumentavam a vantagem sobre as perseguidoras.

A 1.6km da meta, no último muro, Vos atacou. A neerlandesa não conseguiu grande espaço e acabou por tirar para esperar por Kopecky e guardar forças para os metros finais. Na reta final, as duas começaram a marcar-se com a neerlandesa na roda da belga. Vos acabou por lançar o sprint final e Kopecky não teve resposta para a neerlandesa, que se tornou assim a nova Campeã do Mundo de Gravel. Nos kms finais, Wiebes conseguiu largar Pieterse e Kasper para ser assim terceira a 3:57.

O pódio das elites femininas nos Campeonatos do Mundo de Gravel com Lotte Kopecky, Marianne Vos e Lorena Wiebes
O pódio das elites femininas nos Campeonatos do Mundo de Gravel com Lotte Kopecky, Marianne Vos e Lorena Wiebes

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: UCI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock