Victor Koretzky e Evie Richards são os novos Campeões do Mundo de XCC! Riley Amos e Isabella Holmgren vencem nos Sub-23!

O francês Victor Koretzky e a britânica Evie Richards sagraram-se Campeões do Mundo de XCC em Pal Arinsal, na Andorra, num dia que contou com provas de grande espetáculo e com muitas emoções. Nos Sub-23, Riley Amos levou a melhor num duelo entre americanos e Isabella Holmgren fez história na vertente feminina. Portugal não teve nenhum ciclista presentes nas corridas de XCC.

Elites Masculinos

Nos Elites Masculinos, Victor Koretzky conquistou pela primeira vez na carreira o Título Mundial de XCC. O francês isolou-se na frente da corrida na penúltima volta e bateu o britânico Charles Aldridge e o sul-africano Alan Hatherly por 3s.

Corrida não demora a partir, mas Pidcock fica numa queda

A corrida começou com um ritmo alto e, no final da primeira volta, tínhamos um grande grupo na frente da corrida. Na segunda volta ocorreu um dos momentos importantes da corrida. O britânico Tom Pidcock ficou envolvido numa queda e perdeu segundos importantes. Pidcock tinha uma grande recuperação para fazer e não tinha uma tarefa nada fácil.

Na terceira volta, a corrida partiu e Victor Koretzky, Charlie Aldridge, Alan Hatherly, Christopher Blevins (Seleção dos Estados Unidos), Jordan Sarrou (Seleção da França), Simon Andreassen e Sebastian Carstensen (Seleção da Dinamarca) ficaram isolados. 3 voltas depois, Sam Gaze (Seleção da Nova Zelândia) juntou-se ao grupo da frente. Na sétima volta, o neozelandês e Carstensen acabaram por perder o contacto com o grupo da frente. Pidcock já estava às portas do top10, mas a estava a cerca de 10s do grupo da frente.

Koretzky isola-se e conquista o Ouro

Na oitava volta, Koretzky aumentou o ritmo, mas acabou por não conseguir isolar-se. Na volta seguinte, o francês voltou a acelerar, mas desta vez, conseguiu ganhar um espaço importante. Koretzky iniciou a volta final com 4s de vantagem sobre Aldridge, Hatherly, Blevins e Sarrou. Na volta final, Koretzky seguiu com o seu ritmo e conquistou assim o seu primeiro Título Mundial de XCC em elites.

Na luta pela Prata, Sarrou acabou por perder o contacto com o grupo perseguidor e Aldridge, Hatherly e Blevins acabaram por disputar as medalhas ao sprint. Aldridge acabou por ficar com a Prata e Hatherly com o Bronze. Depois de ter caído para a 30ª posição, Pidcock ainda conseguiu recuperar para terminar em oitvado.

Pódio dos Elites Masculinos com Charlie Aldridge, Victor Koretzky e Alan Hatherly
Pódio dos Elites Masculinos com Charlie Aldridge, Victor Koretzky e Alan Hatherly

Results powered by FirstCycling.com

Elites Femininas

Evie Richards conquistou o seu primeiro Título Mundial de XCC em elites
Evie Richards conquistou o seu primeiro Título Mundial de XCC em elites

Nas Elites Femininas, a britânica Evie Richards conquistou o tão desejado Título Mundial de XCC. Richards conseguiu bater ao sprint, a super favorita, a francesa Pauline Ferrand-Prevot. A sueca Jenny Rissveds completou o pódio a 18s.

Corrida parte desde cedo, mas acaba por ser decidida ao sprint

A prova começou com um ritmo alto, mas um grande grupo seguia isolado no final da volta inicial. Na segunda volta, Pauline Ferrand-Prevot e Jenny Rissveds conseguiram isolar-se na frente da corrida. Na terceira volta, um grupo composto por Evie Richards, Puck Pieterse (Seleção dos Países Baixos) e Gwendalyn Gibson e Kate Courtney (Seleção dos Estados Unidos) formou-se na perseguição ao duo da frente.

Puck Pieterse e Evie Richards rapidamente largaram as americanas e, na quarta volta, estavam a apenas 3s de Pauline Ferrand-Prevot e Jenny Rissveds. Na quinta volta, Ferrand-Prevot acelerou e conseguiu isolar-se. Richards fez a ponte para Rissveds e estavam a apenas 2s da francesa. Na volta seguinte, a britânica largou a sueca e chegou a Ferrand-Prevot. Pieterse ainda conseguiu chegar a Rissveds.

Na volta final, Richards e Ferrand-Prevot seguiram juntas e a acabaram por disputar o Ouro ao sprint. A britânica acabou por ser mais forte que a francesa para conquistar assim o seu primeiro Título Mundial de XCC. Rissveds conseguiu largar Pieterse e ficou assim com o Bronze

Pódio das Elites Femininas com Pauline Ferrand-Prevot, Evie Richards e Jenny Rissveds
Pódio das Elites Femininas com Pauline Ferrand-Prevot, Evie Richards e Jenny Rissveds

Results powered by FirstCycling.com

Sub-23 Masculinos

Riley Amos levou a melhor num duelo americano para conquistar o Ouro nos Sub-23 Masculinos
Riley Amos levou a melhor num duelo americano para conquistar o Ouro nos Sub-23 Masculinos

O americano Riley Amos é o novo Campeão do Mundo de XCC em Sub-23. Na luta pelo Ouro, Amos conseguiu impor-se ao sprint frente ao seu compatriota Bjorn Riley. O dinamarquês Tobias Lillelund completou o pódio a 4s.

A corrida começou com um ritmo e, tal como nos elites masculinos, um grande grupo estava na frente da corrida no final da volta inicial. Na segunda e terceira volta, o ritmo seguiu forte e alguns ciclistas perdiam o contacto com a frente da corrida. Na quarta volta, a corrida partiu e Riley Amos, Bjorn Riley, Tobias Lillelund, Dario Lillo (Seleção da Suíça), Owen Clark e Cole Punchard (Seleção do Canadá) e Luke Moir (Seleção da África do Sul) acabaram por se isolar. Brayden Johnson (Seleção dos Estados Unidos vinha a fazer uma bela corrida a ritmo e, duas voltas depois, juntou-se ao grupo da frente.

Na oitava volta, Lillo e Lillelund conseguiram isolar-se. Os dois tinham apenas 5s de vantagem sobre Amos, Riley e Punchard. 1 volta depois, Lillelund acelerou e Lillo acabou por ceder. Riley e Amos passaram pelo suíço e tentavam chegar ao dinamarquês. Na volta final, Amos e Riley estavam a andar num grande nível. Os dois americanos conseguiram passar por Lillelund e acabaram por disputar o Ouro ao sprint. Amos acabou por levar a melhor sobre Riley para conquistar o Título Mundial de XCC em Sub-23.

Pódio dos Sub-23 Masculinos com Bjorn Riley, Riley Amos e Tobias Lillelund
Pódio dos Sub-23 Masculinos com Bjorn Riley, Riley Amos e Tobias Lillelund

Results powered by FirstCycling.com

Sub-23 Femininas

Isabella Holmgren é a primeira Campeã do Mundo de XCC em Sub-23
Isabella Holmgren é a primeira Campeã do Mundo de XCC em Sub-23

Na corrida feminina dos Sub-23, a canadiana Isabella Holmgren dominou e conquistou o Ouro. Isabella isolou-se na terceira volta e bateu a britânica Ella Maclean-Howell por 22s. A canadiana Ava Holmgren fez uma grande recuperação para ficar com o Bronze e estar no pódio com a sua irmã gémea Isabella.

O ritmo da corrida nas duas primeiras voltas era elevado, mas um grupo com mais de 10 ciclistas acabava por estar na frente da corrida. Ava Holmgren não teve uma boa volta inicial e tinha de começar a recuperação Na terceira volta, Isabella Holmgren acelerou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Um grupo composto por Ella Maclean-Howell, Emilly Johnston (Seleção do Canadá), Kira Bohm (Seleção da Alemanha), Madigan Munro (Seleção dos Estados Unidos) e Tyler Jacobs (Seleção da África do Sul) perseguia a canadiana. Ava Holmgren recuperou bastantes lugares e estava a apenas 8s do segundo grupo.

Na quarta volta, Ava Holmgren chegou ao grupo perseguidor. 1km depois, Ella Maclean-Howell atacou e tentava ainda fazer a ponte para Isabella Holmgren. Ava, Bohm, Munro e Johnston ficaram juntas e acabaram as quatro por lutar pelo Bronze. Isabella Holmgren seguiu com o seu ritmo e conquistou assim o Título Mundial de XCC em Sub-23. Ella Maclean-Howell acabou por ficar com a Prata. Ava Holmgren largou as suas rivais na volta final e conseguiu ficar com o Bronze.

Pódio das Sub-23 Femininas com Ella Maclean-Howell, Isabella Holmgren e Ava Holmgren
Pódio das Sub-23 Femininas com Ella Maclean-Howell, Isabella Holmgren e Ava Holmgren

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: UCI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock