Michael Woods triunfa na etapa 13 da La Vuelta! Primoz Roglic ganha tempo aos seus rivais!

O campeão canadiano Michael Woods (Israel – Premier Tech) venceu a décima terceira etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 175,6km entre Lugo e o Puerto de Ancares, após isolar-se na frente da corrida a 5km da meta. O campeão suíço Mauro Schmid (Team Jayco-AlUla) foi segundo a 45s e o espanhol Marc Soler (UAE Team Emirates) terceiro a 1:11. Primoz Roglic (Red Bull – Bora – Hansgrohe) ganhou tempo a todos os seus rivais, mas Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) segue o camisola vermelha.

Forte fuga consegue formar-se

A etapa 13 da La Vuelta a España começou com diversas tentativas de ataque com Jay Vine, Brandon McNulty e Marc Soler (UAE Team Emirates), Julius Van den Berg, Gijs Leemreize e Enzo Leijnse (Team DSM-Firmenich PostNL), Kaden Groves e Luca Vergallito (Alpecin – Deceuninck), Mathis Le Berre e Simon Gugliemi (Arkea-B&B Hotels), Sylvain Moniquet e Victor Campenaerts (Lotto Dstny), Dylan Teuns e Michael Woods (Israel – Premier Tech), Mikel Bizkarra e Xabier Isasa (Euskaltel – Euskadi), Ruben Fernandez (Cofidis), Mauro Schmid, Sam Oomen (Lidl – Trek), Kasper Asgreen (Soudal Quick-Step), Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike), Kim Heiduk (Ineos Grenadiers), José Félix Parra (Equipo Kern Pharma) e Nicolas Vinokurov (Astana Qazaqstan Team) a formarem a fuga do dia.

Ao km 30, Isasa perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado. 4km depois, na primeira contagem do dia, Van Aert foi o primeiro a passar no topo. A fuga do dia conseguiu uma vantagem de cerca de 12:00 sobre o pelotão. Ao km 75, na segunda contagem do dia, Van Aert foi o primeiro a passar no alto. Poucos kms depois, a vantagem do grupo da frente aumentou para 14:30.

Fuga começa a partir

A 48km do fim, Campenaerts atacou e foi seguido por Van Aert, Schmid e Gugliemi. Poucos kms depois, Gugliemi cedeu e foi alcançado pelo grupo perseguidor. A cerca de 38km do fim, Soler, Vine, McNulty, Woods, Asgreen, Oomen e Leemreize chegaram ao grupo da frente. Alguns metros depois, Campenaerts acabou por ceder. Os ataques continuaram na dianteira, mas nenhum ciclista ganhou um espaço importante. A 29km do fim, Van Aert conquistou a pontuação máxima no sprint intermédio do dia. 6km depois, Soler atacou e conseguiu uma ligeira vantagem.

A 20km da meta, Van Aert, Vine, McNulty, Woods, Oomen e Schmid chegaram a Soler. Logo a seguir, na terceira contagem do dia, Van Aert foi o primeiro a passar no alto. Poucos metros depois, no início da descida, Vine e McNulty sofreram uma queda feia a descer. Ambos ficaram maltratados, mas conseguiram voltar à bicicleta.

Michael Woods isola-se e Primoz Roglic mexe na corrida

A 7.5km da meta, os ciclistas entraram na subida final, o Puerto de Ancares, que tem uma pendente média de 9.3%. Os cinco da frente tinham uma vantagem de 16:30 sobre o pelotão. O português Nelson Oliveira (Movistar Team) era um dos ciclistas que trabalhava no pelotão. 2.5km depois, Schmid atacou e foi apenas seguido por Woods. Logo a seguir, o canadiano contra atacou e o suíço acabou por ceder.

A 2km da meta, Soler chegou a Schmid. No pelotão, a Red Bull – Bora – Hansgrohe aumentou o ritmo. Adam Yates (UAE Team Emirates) e George Bennett (Israel – Premier Tech) acabaram por ceder. 1km depois, Ben O’Connor perdia o contacto. O australiano nem conseguia seguir David Gaudu (Groupama – FDJ) que estava a fazer a sua recuperação a ritmo. Logo a seguir, Primoz Roglic acelerou e foi seguido por Enric Mas (Movistar Team) e Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike). Mikel Landa (Soudal Quick-Step) não foi ao choque, mas conseguiu chegar a ritmo aos três. O’Connor estava em quebra total e nem os seus colegas de equipa conseguia seguir.

Primoz Roglic fez uma fantástica subida final na etapa 13 da La Vuelta (Foto: Dario Belingheri/Getty Images)
Primoz Roglic fez uma fantástica subida final na etapa 13 da La Vuelta (Foto: Dario Belingheri/Getty Images)

Woods triunfa e Roglic ganha tempo a todos os seus rivais

Michael Woods seguiu com o seu ritmo e acabou por conquistar assim a etapa 13 da La Vuelta. Mauro Schmid ainda largou Marc Soler para ser 2º a 45s. Soler foi novamente 3º a 1:11. Sam Oomen foi 4º a 1:25 e Wout Van Aert fechou o top5 a 2:56. Primoz Roglic aumentou ainda mais o ritmo e Kuss e Landa acabaram por ceder. O esloveno continua com um forte ritmo e acabou por largar também Mas. Roglic terminou a etapa em 16º a 10:54.

Mikel Landa ainda teve a ajuda de Kasper Asgreen, mas perdeu 35s para Roglic. Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) perdeu 38s e Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) e David Gaudu 44s. Florian Lipowitz (Red Bull – Bora – Hansgrohe) perdeu 55s. Enric Mas teve uma quebra total após perder o contacto com Roglic e chegou com Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) a 58s. Ben O’Connor foi apenas 33º a 12:49 e perdeu 1:55 para Roglic.

Nelson Oliveira, depois de um dia de trabalho na frente do pelotão, terminou em 91º a 25:32.

Ben O’Connor manteve a liderança da classificação geral da La Vuelta a España. Wout Van Aert manteve a liderança dos pontos e é o novo líder da montanha. Carlos Rodriguez segue o melhor jovem e a UAE Team Emirates a melhor equipa.

Ben O'Connor segue o camisola vermelha da La Vuelta a España (Foto: ASO)
Ben O’Connor segue o camisola vermelha da La Vuelta a España (Foto: ASO)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de Capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock