Puck Pieterse faz o Hat-Trick em acidentada 12ª ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse em Zonhoven!
Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) conquistou a sua terceira vitória na décima segunda ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2023/2024, disputada no circuito de Zonhoven na Bélgica. A Campeã Neerlandesa bateu a sua compatriota Inge Van der Heijden (Crelan – Corendon) por 24s e a campeã britânica Zoe Backtedt (Canyon//SRAM Racing) por 41s. A prova ficou marcada pela queda de Lucinda Brand (Baloise Trek Lions), com suspeita de fratura do nariz.
A corrida começou com um belo arranque de Marie Schreiber (Team SD Worx), mas a campeã luxemburguesa foi rapidamente ultrapassada por Pieterse. A campeã neerlandesa impôs um ritmo alto, mas acabou por sofrer um furo e perdeu bastantes posições. Lucinda Brand aproveitou e atacou, conseguindo assim isolar-se na frente da corrida. Zoe Backstedt ainda tentou seguir Brand, mas acabou por não conseguir. No final da volta inicial, Brand tinha 12s de vantagem sobre Backstedt e Annemarie Worst (Cyclocross Reds). Pieterse vinha a fazer uma grande recuperação e já era 4ª a 15s.
Na segunda volta, Backstedt largou Worst e tentava garantir um lugar do pódio. Pieterse rapidamente passou direita por Worst e conseguiu fazer a ponte para Backstedt. Van der Heijden vinha a fazer uma excelente recuperação a ritmo e não estava muito longe da luta pelo pódio. Brand continuou com um ritmo fortíssimo e no final da volta tinha 19s de vantagem sobre Pieterse e Backstedt.
Uma inesperada reviravolta
No início da terceira volta, Pieterse largou Backstedt e foi em busca de Brand, que continuava a aumentar a vantagem. Tudo estava a correr bem a Lucinda Brand, até que a neerlandesa sofreu uma queda feia e foi com o nariz ao chão. Brand estava a sangrar do nariz e pode ter sofrido uma fratura, que a levou a abandonar a corrida. Pieterse assumiu assim a liderança e começou a quarta volta com uma vantagem de 7s sobre van der Heijden, que passou direta por Backstedt. Na penúltima volta, Pieterse ganhou confiança e aumentou o ritmo, conseguindo 20s sobre van der Heijden e 30s sobre Backstedt.
Na volta final, Pieterse manteve o seu ritmo e a campeã neerlandesa conquistou assim a sua quarta vitória da temporada. Inge Van der Heijden mostrou novamente dar-se muito bem em setores de areia ao conseguir ser 2ª a 24s, conseguindo assim o seu melhor resultado numa corrida da Taça do Mundo de Ciclocrosse de elites. Zoe Backstedt foi 3ª a 41s e a jovem britânica repetiu o seu melhor resultado numa corrida de elites da Taça do Mundo. Destaca-se a excelente corrida da neerlandesa de 19 anos Lauren Molengraaf (Charles Liégeois Roastery CX) que foi 10ª a 2:58.
Ceylin Alvarado (Alpecin – Deceuninck) não participou na corrida de hoje por causa de uma lesão nas costas. A neerlandesa segue líder da Taça do Mundo de Ciclocrosse, com 312pts. Puck Pieterse subiu para a 2ª posição e está a 52pts de Alvarado. Lucinda Brand é agora 3ª com 237pts.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: SportPic_Agency