Imparável Mathieu Van der Poel soma 10ª vitória da época na Taça do Mundo de Ciclocrosse em Zonhoven!
O Campeão do Mundo, Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) venceu a 12ª ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2023/2024, disputada no circuito de Zonhoven, na Bélgica, após mais uma exibição dominadora. O neerlandês bateu o seu compatriota Joris Nieuwenhuis (Baloise Trek Lions) por 20s e o belga Laurens Sweeck (Crelan – Corendon) por 22s.
A corrida começou com um belo arranque de Joris Nieuwenhuis, que impôs de imediato um ritmo alto. O neerlandês conseguiu partir a corrida e foi apenas seguido por Mathieu Van der Poel e Laurens Sweeck. Cameron Mason (Cyclocross Reds) sofreu uma queda nas primeiras curvas que o fez abandonar a prova.
No final da volta inicial, os três tinham 9s de vantagem sobre Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal), Niels Vandeputte (Alpecin – Deceuninck), Toon Vandebosch (Crelan – Corendon) e Ryan Kamp, e 12s sobre Pim Ronhaar (Baloise Trek Lions), Kevin Kuhn (Charles Liégeois Roastery CX) e Emiel Verstrynge (Crelan – Corendon). Thibau Nys e Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions) não tiveram uma boa volta inicial e seguiam a 15s.
Na segunda volta, o ritmo da corrida baixou e Ronhaar fez uma grande recuperação, juntando-se com Vandebosch ao grupo da frente. Iserbyt e Vandeputte receberam a companhia de Nys, e também conseguiram juntar-se ao grupo da frente. Verstrynge também conseguiu juntar-se ao grupo da frente, que passou a ser composto por nove ciclistas. Van der Haar estava a passar algumas dificuldades e perseguia a seu ritmo. Na terceira volta, Ronhaar aumentou o ritmo e Iserbyt e Vandeputte acabaram por ceder. Iserbyt não estava muito longe e perseguia a solo, enquanto Vandeputte foi alcançado por van der Haar.
No início da quarta volta, van der Poel protagonizou um poderoso ataque que o deixou isolado na frente da corrida. Nieuwenhuis também conseguiu um espaço e tentava fazer a ponte para van der Poel. Ronhaar seguia com Sweeck, Vandebosch e Nys, que tentavam chegar a Nieuwenhuis. Nys acabou por ter um problema mecânico, que o tirou da luta pelo pódio. No final da volta, van der Poel tinha 13s de vantagem sobre Nieuwenhuis e 20s sobre Sweeck, Vandebosch e Ronhaar.
Na quinta volta, Ronhaar, Sweeck e Vandebosch fizeram a ponte para Nieuwenhuis, e os quatro seguiam a 31s de Van der Poel. Van der Poel manteve o ritmo elevado na volta 6, e aumentou a vantagem sobre os perseguidores, que se preparavam para ter uma grande luta pelo segundo posto. Na sétima volta, Ronhaar acelerou, mas o neerlandês não conseguiu saltar do grupo perseguidor. Vandebosch acabou por sofrer uma queda, que o tirou assim da luta por um lugar no pódio. Van der Poel manteve o ritmo alto e começou a volta final com 41s sobre Sweeck, Nieuwenhuis e Ronhaar.
Na última volta, Mathieu Van der Poel manteve um ritmo tranquilo e conquistou assim a sua 10ª vitória da temporada. Na luta pelo segundo posto, Nieuwenhuis aumentou o ritmo, e Ronhaar acabou por pagar a aceleração que fez na penúltima volta, cedendo terreno. Sweeck conseguiu manter-se na roda de Nieuwenhuis, mas o belga acabou por não ter capacidade para passar o neerlandês, que foi assim 2º a 20s. Vandebosch fechou o top5, 59s depois.
Iserbyt fez uma grande corrida, depois de ter estado doente e uma semana sem treinar, conseguindo um importantíssimo 6º lugar, a 1:11. Verstrynge continua a mostrar um belo potencial ao conseguir ser 7º, a 1:17. Van der Haar não teve uma boa corrida e foi apenas 8º, a 1:39.
A duas rondas do fim, Eli Iserbyt segue líder da Taça do Mundo de Ciclocrosse com 295pts. O belga tem apenas 25pts de vantagem sobre Joris Nieuwenhuis e 35pts sobre Pim Ronhaar. Lars Van der Haar ainda está na luta pelo pódio, a 40pts de Iserbyt.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: SportPic_Agency