Luke Plapp e Ruby Roseman-Gannon são os Campeões de Fundo da Austrália!

Os Campeonatos Nacionais da Austrália disputaram-se esta madrugada com mais duas intensas corridas! Do lado masculino, Luke Plapp (Team Jayco – AlUla) conquistou o terceiro título consecutivo após uma monumental fuga. Foram mais de 100km ao lado do seu colega de equipa, Chris Harper, numa iniciativa para os livros da história. Do lado feminino, Ruby Roseman-Gannon (Team Liv – AlUla – Jayco) somou o título de fundo à vitória no Criterium.

Elites Masculinos

Luke Plapp voltou a celebrar vitória na prova de fundo dos Campeonatos Nacionais australianos. O jovem ciclista recém-contratado pela Team Jayco – AlUla escapou a mais de 100km da chegada, com o seu colega de equipa Chris Harper. Os dois construíram uma vantagem extensa, e os adversários não tiveram capacidade para perseguir. Na meta, Plapp celebrou o terceiro título consecutivo, este ao lado de Harper. Kelland O’Brien venceu o sprint pelo terceiro posto, já a 6:09 do vencedor, num pódio completo da formação da Jayco.

A corrida de 185.6km ao redor de Buninyong começou com muitos ciclistas na ofensiva, tal como seria esperado. Na segunda das 16 voltas ao circuito local, um grupo de 14 ciclistas conseguiu escapar, contando com grandes nomes como o de Sam Welsford (BORA – hansgrohe), Simon Clarke (Israel – Premier Tech), e um trio forte da Jayco – AlUla com Rudy Porter, Harper e O’Brien. Percebendo a força do grupo, Luke Plapp atacou para fazer a ponte. Chris Hamilton (Team dsm–firmenich PostNL) aproveitou a boleia e também chegou à frente.

Luke Plapp e Chris Harper cortaram a meta lado a lado no Campeonato Nacional da Austrália.
Luke Plapp e Chris Harper cortaram a meta lado a lado. (Foto: Josh Chadwick / AusCycling)

A decisão do Título Australiano

A 122km do fim, Harper aproveitou a descida do Monte Buninyong para atacar, e apenas Sam Welsford o seguiu. Cerca de 20km depois, Plapp voltava a atacar, e passava direto pelos dois ciclistas, isolando-se na frente. Harper contra-atacou logo atrás, e chegou a Plapp antes de nova subida ao Monte Buninyong. Os dois construíram uma enorme vantagem na liderança, chegando mesmo a ter 7min de diferença.

A perseguição aos dois homens da Jayco nunca se coordenou. Alguns ataques foram sucedendo, com o de Michael Storer (Groupama – FDJ), a 5 voltas do fim. Storer foi rapidamente marcado por Porter e por Liam Walsh (Team BridgeLane), e a iniciativa não teve sucesso. A 25km do fim surgiu um novo ataque com Hamilton, O’Brien e Elliot Schultz (Team BridgeLane). O restante grupo não conseguiu persegui-los, e os três acabaram a lutar pela medalha de bronze.

Harper permitiu que Plapp conquistasse a vitória e o título nacional, garantindo a dobradinha da formação da Jayco. Apenas 6min depois se conheceu o medalhado de bronze, com O’Brien a levar a melhor sobre Schultz e Hamilton, e a completar um pódio total para a equipa da Jayco.

O pódio Elite Masculino dos Campeonatos Nacionais da Austrália com Chris Harper, Luke Plapp e Kelland O'Brien
O pódio Elite Masculino dos Campeonatos Nacionais da Austrália com Chris Harper, Luke Plapp e Kelland O’Brien (Foto: Josh Chadwick / AusCycling)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Elites Femininas

Ruby Roseman-Gannon conquistou pela primeira vez o Título Nacional de estrada da Austrália em elites
Ruby Roseman-Gannon conquistou pela primeira vez o Título Nacional de estrada da Austrália em elites! (Foto: Con Chronis / AusCycling)

Ruby Roseman-Gannon (Liv AlUla Jayco) venceu os campeonatos de estrada da Austrália em elites femininas! Numa prova de 104.4km na cidade de Buninyong, Ruby foi mais forte ao sprint que Lauretta Hanson (Lidl – Trek) e Alexandra Manly (Liv AlUla Jayco) e conquistou o seu primeiro título.

A corrida começou com um ritmo tranquilo e o pelotão manteve-se compacto durante as três primeiras voltas ao circuito de 11.6km. A cerca de 65km do fim, Courtney Sherwell (Bendigo – District CC) atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida com vantagem de quase 2:00 sobre o pelotão. Poucos kms depois, alguns ataques começaram a acontecer no pelotão. Nenhum deles teve sucesso, mas a vantagem de Sherwell começou a descer.

50km finais recheados de ataques

A 46km do fim, Anya Louw (AG Insurance – Soudal Team) tentou saltar do grupo, mas não conseguiu. Logo a seguir, Sarah Gigante (AG Insurance – Soudal Team) atacou e foi seguida por Amanda Spratt (Lidl – Trek). As duas rapidamente fizeram a ponte para Sherwell. A australiana da Bendigo acabou por ceder deixando Spratt e Gigante isoladas. A cerca de 44km do fim, Alexandra Manly e Neve Bradbury (Canyon//SRAM Racing) atacaram e fizeram a ponte para as duas da frente. O pelotão acabou por aumentar o ritmo e as quatro da frente foram alcançadas.

A cerca de 40km do fim, Ruby Roseman-Gannon, Lauretta Hanson e Nicole Frain (Hess Cycling Team) atacaram e conseguiram uma vantagem de 1:00 sobre o pelotão que era comandado por Anya Louw. 6km depois, Gigante voltou a atacar e foi seguida por Spratt e Brodie Chapman (Lidl – Trek), Manly, Georgia Baker e Amber Pate (Liv Racing AlUla) e Bradbury. Poucos metros depois, Bradbury tentou saltar do grupo, mas não teve sucesso. Gigante voltou a acelerar novamente, Spratt foi a única que a seguiu e as duas fizeram a ponte para o grupo da frente. Bradbury, inicialmente, seguiu o ataque, mas acabou por ceder e a ritmo conseguiu fazer a ponte para o grupo da frente.

A cerca de 28km do fim, Brown, Manly, Baker, Pate e Chapman conseguiram juntar-se ao grupo da frente. Poucos kms depois, Elizabeth Stannard (EF Education – Cannondale), Georgie Howe (Liv AlUla Jayco) e Emily Watts (Duolar – Chevalmeire) também reentraram no grupo da frente. A 25km do fim, Baker atacou e conseguiu uma pequena vantagem sobre as perseguidoras. Poucos kms depois, Gigante e Chapman aumentaram o ritmo na subida do circuito e o grupo perseguidor esticou, com algumas ciclistas a passarem dificuldades. Baker acabou por ser alcançada e, metros depois, cedeu, com a sua colega de equipa Howe. As duas conseguiram depois reentrar no grupo da frente.

A ofensiva da Liv AlUla Jayco

A cerca de 17km da meta, Baker atacou e conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão. Hanson contra atacou com Roseman-Gannon a seguir a sua roda e as duas fizeram a ponte para Baker. Havia marcação no grupo perseguidor e a vantagem do grupo da frente aumentava com Baker a dar tudo o que tinha para que a sua colega de equipa Roseman-Gannon pudesse lutar pela vitória.

Na entrada da volta final, a 11.6km do fim, o trio da frente tinha 43s de vantagem sobre as perseguidoras. No início da última passagem na subida do circuito, Baker cedeu. No grupo perseguidor, Chapman aumentou o ritmo e a vantagem do grupo da frente começou a descer. O grupo perseguidor acabou por partir e Spratt, Gigante, Pate e Bradbury tentavam fazer a ponte para a frente da corrida, mas ainda tinham de alcançar Baker que seguia intermédia. Algumas ciclistas conseguiram reentrar no grupo de Spratt e Gigante, Champan foi uma delas e novamente voltou a aumentar o ritmo.

Perto do topo da subida, a cerca de 9km da meta, Gigante atacou e fez a ponte para as duas da frente. Spratt, Pate e Bradbury não a conseguiram seguir e tentavam a ritmo reentrar na luta pela vitória. As três da frente começaram a marcar-se e Bradbury, Spratt, Pate e Chapman reentraram no grupo principal. Uma das principais favoritas, Grace Brown, estava com Frain, Watts e Manly e ainda tentavam reentrar na luta pelo Título. Pate foi a primeira a mexer, na frente da corrida, mas acabou por não ter sucesso.

A incerteza até final

A cerca de 6km da meta, Roseman-Gannon conseguiu uma pequena vantagem a descer e Spratt e Gigante foram as únicas a conseguiram fazer a ponte. Poucos kms depois, Chapman, Hanson, Pate e Bradbury foram alcançadas por Frain, Watts, Manly e Brown. A vantagem do trio da frente sobre as perseguidoras era de cerca de 15s.

A 2.6km da meta, Gigante atacou, mas a australiana da AG Insurance não conseguiu isolar-se na frente da corrida. As três da frente começaram a marcar-se e a vantagem diminuiu bastante para cerca de 5s. Perto do km final, Bradbury atacou e fez a ponte para o grupo da frente. Brown fez um grande trabalho e fez com que o grupo perseguidor reentrasse na luta pela vitória.

Pate passou para a frente e preparava-se para lançar o sprint das suas colegas de equipa Manly e Roseman-Gannon. Hanson estava bem colocada e estava na roda das ciclistas da Liv AlUla Jayco. Roseman-Gannon lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese, conquistando assim o Título Australiano de elites de estrada. Hanson não teve pernas para responder ao sprint de Roseman-Gannon, mas foi mais forte que Manly para ser segunda. Brown acabou por não ter pernas para o sprint por causa do enorme trabalho que teve de fazer para reentrar na luta pela vitória e ainda assim conseguiu ser 4ª.

Pódio Final do Nacional de Fundo da Austrália com Lauretta Hanson, Ruby Roseman-Gannon e Alexandra Manly
Pódio Final do Nacional de Fundo da Austrália com Lauretta Hanson, Ruby Roseman-Gannon e Alexandra Manly (Foto: Con Chronis / AusCycling)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Con Chronis / AusCycling

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock