Pim Ronhaar estreia-se a vencer na Taça do Mundo de CX em Dendermonde! Ceylin Alvarado regressa às vitórias quase 3 anos depois!

Os neerlandeses Pim Ronhaar (Baloise Trek Lions) e Ceylin Alvarado (Alpecin-Deceuninck) venceram, esta tarde, a terceira prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2023/2024, disputada no circuito de Dendermonde, na Bélgica.

Prova Masculina

A prova masculina foi a última a arrancar e contou com uma fantástica vitória do neerlandês Pim Ronhaar que se estreou assim a vencer na Taça do Mundo de CX em elites. O campeão neerlandês, Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions) foi segundo a 16s e completou assim a dobradinha da Trek. O belga Laurens Sweeck (Crelan – Corendon) completou o pódio.

A corrida começou com um bom arranque de Ryan Kamp (Pauwels Sauzen – Bingoal), mas o neerlandês não conseguiu isolar-se na frente da corrida. Toon Vandebosch (Crelan – Corendon) foi dos únicos que não decidiu trocar de bicicleta e o belga acabou por se isolar na frente da corrida e tinha cerca de 6s de vantagem no final da primeira volta. Cameron Mason (Cyclocross Reds) teve um problema numa das rodas que o fez perder bastantes posições.

Na segunda volta, Sweeck fez a ponte para o seu colega de equipa Vandebosch. Ronhaar estava a seu ritmo e estava a apenas 6s do duo da frente. Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) sofreu um pouco na segunda volta, mas manteve-se num terceiro grupo. Van der Haar não teve dos melhores arranques, mas já estava no grupo de Iserbyt. Na terceira volta, Ronhaar juntou-se ao grupo da frente. Logo a seguir, Vandebosch conseguiu uma pequena vantagem sobre Ronhaar e Sweeck.

Na quarta volta, os dois perseguidores alcançaram Vandebosch e de imediato, Ronhaar aumentou o ritmo e isolou-se na frente da corrida. No grupo perseguidor, Van der Haar acelerou e partiu o grupo. Iserbyt tentou seguir o neerlandês, mas acabou por sofrer uma queda. O belga rapidamente voltou à bicicleta e seguia com o seu colega de equipa Kamp. No final desta volta, Van der Haar fez a ponte para Vandebosch e Sweeck.

Na quinta volta, Mason estava a fazer uma fantástica recuperação e juntou-se a um terceiro grupo onde estava Iserbyt, Kamp, Jens Adams e Gerben Kuypers e Kevin Kuhn (Circus-ReUz-Technord). Na sexta volta, Van der Haar viu a aproximação do terceiro grupo e acelerou. Sweeck conseguiu seguir o neerlandês, mas Vandebosch acabou por ficar a pé.

Na última volta, Ronhaar continuou com o seu ritmo e o neerlandês mostrou o seu enorme talento para se estrear assim a vencer na Taça do Mundo de CX de elites. Van der Haar acabou por atacar e largar Sweeck para ser segundo a 16s. Sweeck aguentou a forte perseguição de Iserbyt na volta final para ser terceiro a 527s. Kuypers também fez uma grande volta final e foi 5º a 40s. Destaca-se a grande corrida do jovem belga Joran Wyseure (Crelan – Corendon) que conseguiu ser 8º a 48s. Mason pagou caro a recuperação que teve de fazer nas voltas finais e foi apenas 11º a 1:00.

Lars Van der Haar reforçou a sua liderança da Taça do Mundo e tem agora 91pts. Eli Iserbyt é segundo com 82pts e Pim Ronhaar terceiro com 79pts.

Pódio Final com Lars Van der Haar – Pim Ronhaar – Laurens Sweeck (Foto: TFoto)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Prova Feminina

Ceylin Alvarado conquistou a sua terceira vitória da temporada (Foto: UCI)

A corrida feminina foi a primeira a arrancar e terminou com uma vitória dominante da neerlandesa Ceylin Alvarado que regressou às vitórias na Taça do Mundo de CX quase 3 anos depois. A neerlandesa Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) foi segunda a 37s no seu regresso à competição. A jovem britânica Zoe Backstedt (Canyon//SRAM Racing) foi terceira a 1:35 e conseguiu o seu primeiro pódio na Taça do Mundo de elites.

A prova começou com um excelente arranque de Brand que conseguiu de imediato uma ligeira vantagem. Alvarado não teve dos melhores arranques, mas a neerlandesa rapidamente subiu posições, fez a ponte para a Brand e se isolou na frente da corrida. No final da primeira volta, Alvarado tinha 15s de vantagem sobre Brand e 30s sobre Aniek Van Alphen (Cyclocross Reds) e Inge Van der Heijden e Manon Bakker (Crelan – Corendon). Backstedt não teve um bom arranque, mas a britânica estava a um bom ritmo a recuperar posições.

Na segunda volta, Alvarado aumentou a sua vantagem sobre Brand. Backstedt fez uma excelente segunda volta e passou direta por Van Alphen, Bakker e Van der Heijden e isolou-se no terceiro posto. Alvarado continuou com o seu ritmo e a volta após volta, a neerlandesa aumentou a sua vantagem sobre as perseguidoras para conquistar assim a sua primeira vitória na Taça do Mundo de CX em quase 3 anos. Brand mostrou-se num bom nível no seu regresso e conseguiu uma excelente segundo lugar. Backstedt continua a mostrar o seu grande talento e conseguiu conquistar o seu melhor resultado na Taça do Mundo de elites.

Marion Norbert Riberolle (Crelan – Corendon) também fez uma boa corrida de trás para a frente e conseguiu uma excelente 4ª posição a 2:01 da vencedora. Destaca-se também a excelente corrida da jovem checa Kristyna Zemanová (Brilon Racing Team MB) que foi 6ª a 2:22.

Ceylin Alvarado é a nova líder da Taça do Mundo e soma 95pts. Fem Van Empel (Jumbo – Visma) não participou na corrida de hoje, mas é segunda com 80pts. Zoe Backstedt é terceira e tem 59pts.

Pódio Final com Lucinda Brand – Ceylin Alvarado – Zoe Backstedt (Foto: TFoto)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: UCI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock