Ellesse Andrews, Harrie Lavreysen, Katie Archibald e Dylan Bibic são os grandes vencedores da Track Champions League!
A 3ª edição da Track Champions League chegou hoje ao fim com Lee Valley Velodrom, em Londres, a ser o palco da grande final que os novos vencedores num dia de provas de bastantes emoções e de um grandíssimo espetáculo!
Scratch Masculino
O Scratch Masculino abriu a ronda final da Track Champions League com o britânico Mark Stewart a levar a vitória e levar o Lee Valley Velodrom ao rubro. Stewart foi o mais forte de um grupo de quatro ciclistas que saiu a seis voltas do fim e o seu compatriota William Perrett foi segundo para completar assim a dobradinha britânica. O espanhol Sebastian Mora completou o pódio. O canadiano Dylan Bibic foi 6º, o britânico William Tidball foi 10º e o belga Jules Hesters 13º.
Scratch Feminino
A festa britânica continuou no Scratch, com a britânica Neah Evans a levar a melhor na corrida feminina. A nove voltas do fim, a lituana Olivija Baleisyte atacou e foi seguida por Evans. Poucas voltas depois, a irlandesa Lara Gillespie atacou e fez a ponte para as duas da frente a três voltas do fim. As três acabaram por disputar o Scratch ao sprint com Evans a sair com a vitória. Gillespie foi segunda e Baleisyte terceira. A britânica Katie Archibald foi 4ª, a canadiana Maggie Coles-Lyster 5ª, a americana Lily Williams 6ª e a norueguesa Anita Stenberg 8ª.
Sprint Masculino
O Sprint Masculino trouxe-nos mais uma final entre os dois monstros, o australiano Matthew Richardson e o neerlandês Harrie Lavreysen. Richardson acabou por aproveitar um erro de Lavreysen para levar assim a vitória e para bater pela segunda vez o neerlandês numa final de um sprint nesta Track Champions League.
Sprint Feminino
No Sprint Feminino, a neozelandesa Ellesse Andrews, que precisava de somar a pontuação máxima, não deu hipótese e acabou por levar a vitória. Na final, Andrews bateu a colombiana Martha Bayona. A alemã Alessa-Catriona Propster não conseguiu qualificar-se para a final, mas acabou por ser terceira e a decisão da geral do Sprint estava para ser decidido no Keirin.
Eliminação Masculina
A Eliminação Masculina foi dominada pelas belgas com Tuur Dens a ser mais forte que Jules Hesters para vencer assim a última prova masculina do Endurance da Track Champions League. O neerlandês Philip Heijnen completou o pódio. William Tidball foi 5ª e Dylan Bibic apenas 11º, mas conseguiu somar os pontos suficientes para vencer a geral.
Eliminação Feminina
Na eliminação feminina, a sucessão de vitórias de Katie Archibald foi finalmente quebrada com a jovem Lara Gillespie a ser a mais forte e a mostrar o seu enorme talento e potencial. Katie Archibald foi apenas 3ª e foi eliminada por Gillespie e por Anita Stenberg que acabaram por lutar pela vitória. A irlandesa acabou por ser mais forte que a norueguesa para vencer assim a Eliminação. Lily Williams foi quinta e somou os pontos suficientes para manter o pódio na geral.
Keirin Masculino
O Keirin Masculino fechou as contas da geral do Sprint Masculino e trouxe-nos mais uma grande batalha entre Harrie Lavreysen e Matthew Richardson. Desta vez, o neerlandês foi mais forte que o australiano para vencer assim o Keirin. O polaco Mateusz Rudyk completou o pódio.
Keirin Feminino
O Keirin Feminino fechou o último dia da Track Champions League e Ellesse Andrews foi novamente a mais forte para bisar assim na ronda final. Martha Bayona foi outra vez segunda e a britânica Emma Finucane terceira. Alessa-Catriona Propster foi apenas quinta.
Classificações Gerais
No Sprint, Harrie Lavreysen foi o grande vencedor. O neerlandês conquistou 191pts e bateu Matthew Richardson por 29pts. Mateusz Rudyk foi terceiro com 134pts. Do lado feminino, Ellesse Andrews foi a grande vencedora e conquistou 173pts. Alessa-Catriona Propster foi segunda com 154pts e Martha Bayona terceira com 127pts.
No Endurance, Dylan Bibic foi o grande vencedor e somou 131pts. O canadiano bateu William Tidball por 14pts e Jules Hesters por 18pts. No lado feminino, Katie Archibald foi a grande vencedora. A britânica somou 160pts e bateu Anita Stenberg por 15pts. Lily Williams completou o pódio e conquistou 128pts.
Fotos: UCI Track Champions League