Fem Van Empel e Thibau Nys entram a vencer na Taça do Mundo de Ciclocrosse em Waterloo!
A neerlandesa Fem Van Empel (Jumbo – Visma) e o belga Thibau Nys (Baloise Trek Lions) venceram esta tarde a primeira prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2023/2024, disputada no circuito de Waterloo, nos Estados Unidos da América.
Prova Feminina
Na prova feminina, a neerlandesa, Campeã do Mundo, Fem Van Empel venceu a primeira prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse de 2023/2024, batendo as suas compatriotas Puck Pieterse e Ceylin Alvarado (Fenix-Deceuninck) por 36s e 1:51, respetivamente.
A corrida começou com um bom arranque de Pieterse, mas a campeã neerlandesa foi rapidamente ultrapassada por Van Empel. A Campeã do mundo acabou por aumentar o ritmo e foi apenas seguida por Pieterse. Vam Empel cometeu alguns pequenos erros, isso fez com que Pieterse conseguiu alguma ligeira vantagem, mas a campeã do mundo conseguia fechar rapidamente o espaço. Alvarado conseguiu fazer a ponte para as duas, ainda na primeira volta.
Na segunda volta, Pieterse cometeu dois erro e Van Empel ficou isolada na frente da corrida, pois Alvarado ficou bloqueada por Pieterse. A campeã neerlandesa acabou por largar a sua colega de equipa e tentava sozinha fazer a ponte para Van Empel. No início da terceira volta, Van Empel tinha 10s de vantagem sobre Pieterse e 27s sobre Alvarado. Na terceira volta, uma das favoritas a terminar no pódio, Shirin Van Anrooij abandonou a corrida.
Van Empel continuou com o seu ritmo e, volta após volta, conseguiu ir aumentando a sua vantagem sobre as perseguidoras, para vencer a primeira corrida Taça do Mundo de Ciclocrosse. Pieterse bem tentou chegar a Van Empel, mas não conseguiu e acabou por ser 2ª a 36s. Alvarado acabou a corrida de rastos, mas a neerlandesa conseguiu ser 3ª a 1:51. Maghalie Rochette fez uma grande corrida, mais uma volta podia chegar a Alvarado, mas acabou por ser 4ª a 2:04. Zoe Backstedt (Canyon // SRAM Racing) também se mostrou num bom nível e foi 5ª a 2:22. As jovens Isabella Holmgren e Leonie Bentveld (Pauwels Sauzen – Bingoal) estiveram muito bem e foram 8ª a 3:15 e 9ª a 3:49, respetivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Prova Masculina
Na prova masculina, o belga Thibau Nys venceu a primeira prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse de 2023/2024, batendo o belga Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) por 16s e o neerlandês Pim Ronhaar (Baloise Trek Lions) por 41s.
A corrida começou com um bom arranque de Eli Iserbyt que impôs logo um ritmo alto e conseguiu logo nas primeiras zonas técnicas. Pim Ronhaar também arrancou bem da segunda linha e o neerlandês foi o único que fez a ponte para Iserbyt. Nys também foi dos que arrancou melhor, o belga acabou por cometer um erro na primeira curva e perdeu algumas posições, mas Nys acabou por fazer uma grande recuperação e ainda na primeira volta juntou-se a Ronhaar e Iserbyt na frente da corrida.
Na segunda volta, Ronhaar conseguiu uma ligeira vantagem sobre Nys e Iserbyt após um erro de Nys que bloqueou Iserbyt. Na terceira volta, Iserbyt estava com um problema no sapato e acabou por perder o contacto com Nys que se juntou a Ronhaar na frente da corrida. Iserbyt teve de ir à box para trocar de sapato e tinha uma recuperação para fazer. Na quarta volta, Ronhaar deixou de ter capacidade para seguir Nys. Na quinta volta, Iserbyt conseguiu alcançar Ronhaar e no final desta volta, os dois estavam a 13s de Nys. Na penúltima volta, Iserbyt rapidamente largou Ronhaar e tentava chegar a Nys.
Thibau Nys continuou com o seu ritmo e estreou-se assim a vencer na Taça do Mundo de Ciclocrosse em elites. Iserbyt bem tentou fazer a ponte, mas não conseguiu e foi 2º a 16s. Ronhaar também parece estar de volta ao seu melhor nível e foi 3º a 41s. Joris Nieuwenhuis (Baloise Trek Lions) também se mostrou num bom nível e foi 4º a 57s. Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions) fez uma boa recuperação, após não ter estado bem nas duas voltas iniciais e foi 5º a 1:09. O Campeão da Europa, Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) não se deu bem neste circuito e foi 6º a 1:36.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: UCI