Davide Formolo vence Veneto Classic em nova dobradinha da UAE Team Emirates!

O italiano Davide Formolo (UAE Team Emirates) venceu a Veneto Classic, após ter atacado na última subida da clássica, a Contrà Soarda, a pouco mais de 4km da meta. O seu companheiro de equipa, o Campeão Suíço Marc Hirschi (UAE Team Emirates), chegou 14s depois, sendo mais forte que o italiano Filippo Zana (Team Jayco – AIUla), que chegou 2s depois, nos metros finais, completando assim o pódio.

Com 196.1km com partida em Mel e chegada em Bassano del Grappa, a clássica da região de Veneto começou com um ataque por parte de Joey Rosskopf (Q36.5 Pro Cycling Team), Marco Frigo (Israel – Premier Tech) e Michael Belleri (Biesse – Carrera), que conseguiram ganhar uma vantagem de 6min sobre o pelotão.

Após as 4 passagens por La Rosina terem começado a reduzir o pelotão, seguiram-se 4 passagens por La Tisa, uma rampa com 300m a uma inclinação de 9.4%, num circuito em que os ciclistas entraram a 57km do fim. Com 50km ainda pela frente, Milan Menten (Lotto Dstny) tentou um ataque, de forma a chegar à fuga. Ao corredor belga, juntaram-se Natnael Tesfatsion (Lidl – Trek) e Erik Fetter (EOLO – Kometa), ganhando 20s ao pelotão.Antes da segunda passagem por La Tisa, o segundo grupo juntou-se ao grupo da frente. 

Na terceira subida a La Tisa, novas movimentações aconteceram, com o pelotão a ficar cada vez mais reduzido e a começar a apanhar homens da fuga. Apenas Tesfatsion se conseguiu aguentar na dianteira, recebendo a companhia de Stefano Oldani (Alpecin – Deceuninck) e Davide Formolo. Com 24 km pela frente, Benoit Cosnefroy (AG2R Citroen Team), Matteo Trentin (UAE Team Emirates) e Anton Charmig (Uno-X Cycling Team) chegavam também à frente, mas o grupo seria alcançado 4km depois, na quarta e última passagem por La Tisa. Cosnefroy e Trentin ainda tentaram atacar, mas sem sucesso.

A cerca de 10km do fim deu-se a entrada na subida a Diesel Farm, uma subida em sterrato e com 1.2km a uma inclinação de 10%, que fez com que o reduzido pelotão se partisse e alguns corredores fossem ficando para trás. Filippo Zana aproveitou o momento para atacar e isolar-se por alguns momentos, mas Marc Hirschi, que seguia o italiano de longe, a 10s num segundo grupo, conseguiu apanhá-lo na saída da quinta, já em descida.

Quando faltavam 7km para a meta, Davide Formolo juntou-se ao grupo da frente e conferiu uma importante superioridade à equipa dos Emirados. No km seguinte, Hirschi tentou atacar, sempre com Zana a controlar as investidas por parte do corredor da UAE Team Emirates. A 4km do fim, na rampa de Contrà Soarda com 400m a 13% de inclinação, Davide Formolo “rebentou” com Zana e Marc Hirschi jogou defensivamente, deixando Formolo escapar e ganhar cerca de 15s. A vantagem não diminuiu até final e Formolo conseguiu garantir a vitória na Veneto Classic. Marc Hirschi aproveitou o desgaste de Zana e foi segundo, em nova dobradinha da UAE Team Emirates, com o italiano da Jayco – AlUla a terminar na terceira posição.

Pódio Final com Marc Hirschi – Davide Formolo – Filippo Zana

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock