Nino Schurter e Puck Pieterse vencem em Val di Sole na 4ª prova da Taça do Mundo de XCO!
Nino Schurter (Scott – SRAM MTB Racing) continua a bater recordes, e somou o 35º triunfo em provas da Taça do Mundo! O Campeão Mundial voltou a vencer, agora em Val di Sole, e continua a cimentar o seu legado! No lado feminino, Puck Pieterse (Alpecin – Deceuninck) continua a sua temporada de sonho, após triunfar novamente e aumentar a liderança no ranking! De reforçar que ambos os corredores chegaram isolados à meta.
No domingo decorreu em Val di Sole mais uma edição da Taça do Mundo de XCO, sendo esta a 4ª prova pontuável para a Taça. Esta prova contou ainda com a presença de alguns portugueses, estando Diogo Neves, João Cruz e Ana Mafalda Santos ao serviço da Seleção Nacional e Roberto Ferreira ao serviço da sua equipa, Guilhabreu MTB. Ricardo Marinheiro, a representar a Seleção, não iniciou a prova devido a um acidente numa ciclovia, que o deixou com mazelas na mão esquerda. Raquel Queirós (MMR Factory Racing) também não alinhou, devido a uma doença que a afetou durante a semana toda, recordando também que não tinha partido no XCC de sexta-feira.
Elites Masculinos

A corrida dos elites masculinos foi ganha por, nada mais nada menos que, o Campeão Mundial, Nino Schurter, que chegou isolado à meta após 1:20:22 de corrida. O triunfo permite-lhe aumentar a sua marca histórica de vitórias em Taças do Mundo para 35! O segundo classificado, Mathias Fluckiger (Thomus Maxon), chegou à meta 26s depois. O terceiro e o quarto lugar foram disputados ao sprint, onde o Campeão da Europa, Vlad Dascalu (Trek Factory Racing XC), levou a melhor, batendo ao sprint o francês Joshua Dubau (Rockrider Racing Team), com ambos a 38s do helvético da Scott. O top5 foi fechado pelo sul-africano Alan Hatherly (Cannondale Factory Racing), tendo demorado mais 52s que o vencedor.
O único português nesta prova foi Roberto Ferreira, que finalizou em 77º, a 11:36.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Elites Femininas

Nas elites femininas, Puck Pieterse continua dominadora, vencendo novamente para reforçar o estatuto de líder da Taça do Mundo! A italiana Martina Berta (Santa Cruz Rockshox Pro Team) terminou na segunda posição, a 52s, e a australiana Rebecca Henderson (Primaflor Mondraker Genuins Racing Team) fechou no terceiro posto, a 1:00. O top5 foi completo pela austríaca Laura Stigger (Specialitzed Factory Racing), que terminou em quarta a 1:05, e pela sua compatriota Mona Mitterwallner (Cannondale Factory Racing), que foi quinta, a 1:53.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Os representantes da Seleção eram apenas atletas que competiram na categoria de sub-23. Nas femininas, a vencedora foi a dinamarquesa Sofie Pedersen. Ana Mafalda Santos teve de fazer uma corrida de trás para a frente, depois de uma queda no arranque, terminando na 27ª posição, a 8:24. Já nos Sub-23 masculinos, a prova foi vencida pelo canadiano Carter Woods. João Cruz acabou na 54ª posição, a 6:11, e Diogo Neves acabou em 80º, a 9:40.
Fotos: UCI MTB