Irá Annemiek van Vleuten coroar-se rainha na etapa mais dura deste Giro Donne?

Após uma etapa que se revelou mais difícil do que o esperado, e onde Elisa Longo Borghini deu a primeira vitória à Lidl – Trek com a nova denominação, o Giro Donne segue para uma nova jornada, a sua quinta, que é nada mais nada menos que a jornada rainha da competição. O percurso não atinge elevadas altitudes, mas tem subidas difíceis e com pendentes elevadas, que vão fracionar toda a corrida deste muito cedo!

Perfil

A etapa 5 do Giro Donne irá ligar Salassa a Ceres, num total de 105.7km com muita subida! Após uma dúzia de kms planos, o terreno vai começar rapidamente a empinar, e ao km 16.7 surge a subida mais difícil de todo este Giro, o Passo del Lupo, com 10.1km a 8.4% de pendente média, que o colocam como o Cima Coppi, a uma altitude de 1407m. Como Beatriz Pereira (Bizkaia – Durango) disse em entrevista ao Ciclismo Mundial, quem descolar aqui, vai ter um dia de muito penar pela frente!

A descida do Cima Coppi terá mais de 16km, e por isso bastante tempo de recuperação, mas desengane-se quem achar que a jornada traz algum facilitismo a partir daí. Após uma curta colina não categorizada e a sua descida, as ciclistas seguirão para a segunda contagem de montanha do dia, a terceira categoria de Vietti, com 12.6km a 3.5%, pendente reduzida devido a 3 dos últimos 4km de subida, onde o terreno aplana. Descida feita, chegará a última dificuldade do dia, numa terceira categoria enganadora, com 6.1km a 6.6.% de pendente média que irão suscitar muitos ataques em busca pela vitória! A jornada terminará 10km depois, com a descida feita e um final em falso plano onde quem for justa de forças poderá quebrar e perder segundos importantes!

Perfil da etapa 5 do Giro Donne

As Favoritas

Depois das demonstrações de força nas etapas 2 e 4, a líder da geral, Annemiek van Vleuten (Movistar) é a grande favorita a vencer uma etapa deste estilo, e volta a estar num momento de forma em que parece muito difícil pará-la. Apesar de já não ter a força de outros anos, Vleuten está a ser taticamente perfeita, e se hoje o voltar a ser, dificilmente a vitória de etapa lhe fugirá, assim como a Maglia Rosa que leva vestida.

Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) carrega o orgulho de uma nação no corpo, e a possibilidade de vencer pela primeira vez uma grande volta. Com a vitória na etapa 4, a Campeã Italiana descarregou toda a pressão que trazia, e pode focar-se hoje em usar o seu maior trunfo, a força do coletivo, para bater Vleuten e agarrar a Maglia Rosa. Marta Cavalli (FDJ – Suez) será um nome muito importante a ter em conta, parecendo estar praticamente recuperada da queda no Tour de France 2022. A subir, a italiana não deverá ter problemas, e poderá aproveitar uma marcação mais apertada entre Vleuten e Longo Borghini para escapar para a vitória.

Gaia Realini (Lidl – Trek) é uma trepadora de excelência, e hoje tem um dia à sua medida, em que pode fazer verdadeiramente a diferença. Aliada a Longo Borghini e a Shirin van Anrooij, as três fazem um trio perigosíssimo e com capacidade para virar a corrida! O único trio que as pode bater é mesmo o da FDJ – Suez. com Cecilie Utrrup Ludwig a parecer estar em subida de forma! A dinamarquesa estará ao lado de Marta Cavalli e Evita Muzic, e promete agitar muito o dia. Juliette Labous (Team DSM – Firmenich), por outro lado, está praticamente sozinha na montanha, mas tem uma grande habilidade em seguir as melhores movimentações. Num terreno que a favorece, é também uma candidata ao pódio!

Pela UAE Team ADQ, Erica Magnaldi e Silvia Persico formarão também uma importante dupla na luta pelas primeiras posições, mas terão de ter cuidado com a concorrência para não se deixarem expostas em momentos importantes. Ane Santesteban (Team Jayco – AlUla) encontrou o melhor momento da sua temporada e está a aproveitar para mostrar todo o seu valor neste Giro, pelo que é também um nome importante a contar para o top10. Veronica Ewers (EF Education – TIBCO – SVB) foi a ciclista que mais aproveitou com a jornada de ontem para se colocar no pódio da geral, mas o dia hoje foge um pouco às suas características principais. Ainda assim, a americana é candidata ao top10, e jogará tudo para defender o pódio que é, até agora, seu.

Nota ainda para Shrin van Anrooij (Lidl – Trek), Evita Muzic (FDJ – Suez), Antonia Niedermaier (Canyon // SRAM Racing), Niamh Fisher-Black (Team SD Worx) e Mavi Garcia (Liv Racing Teqfind), todas elas candidatas a fechar no top10 do dia.

Favoritas Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Annemiek van Vleuten
⭐⭐⭐⭐ Elisa Longo Borghini e Marta Cavalli
⭐⭐⭐ Gaia Realini, Cecilie Uttrup Ludwig e Juliette Labous
⭐⭐ Erica Magnaldi, Ane Santesteban, Veronica Ewers e Silvia Persico
⭐ Shirin van Anrooij, Evita Muzic, Antonia Niedermaier, Niamh Fisher-Black e Mavi Garcia

Presença Portuguesa

Beatriz Pereira (Bizkaia – Durango) é a única portuguesa presente e alinha com o dorsal #45.

Transmissão em Direto

A etapa 5 do Giro d’Italia Donne terá transmissão no Tiz-Cycling a partir das 12h00.

Foto de Capa: Bart Hazen

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock