Sergio Chumil triunfa na etapa rainha d’O Gran Camiño! Derek Gee segue líder!

O campeão guatemalteco Sergio Chumil (Burgos Burpellet BH) venceu a quarta etapa d’O Gran Camiño, uma ligação de 137.4km entre A Pobra de Brollón e O Cebreiro, batendo ao sprint o canadiano Derek Gee (Israel – Premier Tech). O italiano Davide Piganzoli (Team Polti VisitMalta) foi mais forte ao sprint que Jefferson Cepeda (Movistar Team) para fechar o pódio a 18s. Gee ganhou tempo aos seus principais adversários na geral e manteve assim a camisola amarela.

Começo com ritmo alto, mas fuga acaba por se formar

A etapa rainha d’O Gran Camiño começou com um ritmo alto e nenhum ciclista tentava sair do pelotão. Ao km 30, Federico Savino (Soudal Quick-Step) saltou do pelotão e conseguiu um pequeno espaço. 7km depois, o italiano acabou por ser alcançado. Ao km 48, Fredrik Dversnes (Uno-X Mobility) e Unai Esparza (Illes Balears Arabay Cycling) atacaram e formaram a fuga do dia. Os dois conseguiram uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão.

A 60km do fim, já na primeira subida do dia, Matteo Scalco (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) fez a ponte para o duo da frente. Poucos kms depois, Pedro Silva e Xavier Cañellas (Anicolor – Tien21), Lucas Lopes (Rádio Popular – Paredes – Boavista), Ander Okamika (Burgos Burpellet BH), Diego Sevilla (Team Polti VisitMalta), Pablo Gonzalez (Illes Balears Arabay Cycling) e Jan Castellon (Caja Rural – Seguros RGA) atacaram e juntaram-se também à fuga do dia. Scalco acabou por ser o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia.

Favoritos começam a mexer antes da principal subida do dia

A 37km do fim, já no Alto Catroventos, com 8.4km a 5.7%, Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step) atacou e foi seguido por Johannes Kulset (Uno-X Mobility), Josh Burnett (Burgos Burpellet BH), Alessandro Tonelli (Team Polti VisitMalta) e Sinuhe Fernandez (Caja Rural – Seguros RGA). 5km depois, Burnett foi o primeiro a passar no alto da segunda contagem do dia. Os cinco estavam a colaborar bem e tinha uma vantagem de 30s sobre o pelotão que era comandado pela Israel – Premier Tech.

A cerca de 20km do fim, já no Alto a Pitinidora, com 10.1km a 6.3%, Tonelli e Sinuhé Fernandez cederam e foram alcançados. A Israel – Premier Tech mantinha um forte ritmo no pelotão, que estava cada vez mais pequeno. Magnus Cort (Uno-X Mobility) estava a surpreender tudo e todos ao conseguir aguentar este ritmo da equipa israelita.

Derek Gee parte a corrida no Alto a Pitinidora

A 16km da meta, Derek Gee fechou o espaço para Kulset, Vansevenant e Burnett. O canadiano manteve o ritmo elevado e o pelotão perdia cada vez mais elementos. 1km depois, Kulset, Jefferson Cepeda, Sergio Chumil e David Piganzoli eram os únicos que seguiam a roda de Gee. Poucos metros depois, o canadiano aumentou ainda mais o ritmo e só Chumil conseguiu agarrar a sua roda. Gee acabou por ser o primeiro a passar no topo da penúltima contagem do dia. Cepeda e Piganzoli seguiam juntos e tentavam fazer a ponte para os dois da frente.

A 10km da meta, os dois da frente tinham 30s de vantagem sobre os dois perseguidores. Um grupo composto por Magnus Cort, Johannes Kulset, Jesus David Peña (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) Eric Fagundez e Josh Burnett (Burgos Burpellet BH), Viktor Soenens e Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step), Alejandro Callejas e Jonathan Caicedo (Petrolike) e Ivan Cobo (Equipo Kern Pharma) seguia a 50s. Cerca de 6km depois, os ciclistas entraram na última subida do dia, o Alto de Cebreiro, com 2.8km a 6.5%, Chumil não cooperava com Gee, mas o canadiano mantinha um forte ritmo e a vantagem sobre os perseguidores.

Sergio Chumil bate o camisola amarela num apertado sprint

A cerca de 1.4km da meta, Gee foi o primeiro a passar no alto da última contagem do dia. Cepeda acelerou e deixou Piganzoli em dificuldades, mas o italiano a ritmo conseguiu chegar novamente ao equatoriano. Cort ainda tentou saltar do terceiro grupo, mas acabou por não ter sucesso. Na rampa final, Gee lançou o sprint final e Chumil rapidamente se colocou ao seu lado. Mesmo em cima do risco de meta, com o esticar de bicicleta, o guatemalteco conseguiu passar o canadiano para conquistar assim a etapa rainha d’O Gran Camiño. Davide Piganzoli não deu hipótese ao sprint a Jefferson Cepeda para ser assim terceiro a 18s.

Jesus David Peña foi o melhor ciclista das equipas portuguesas na etapa rainha. O colombiano ainda surpreendeu no momento em que lançou o sprint, nos metros finais, para ser 5º a 41s. Ruben Fernandez (Anicolor – Tien21) foi 18º a 2:19. Na geral, Peña é agora 12º a 2:50 e Ruben 18º a 3:36.

Derek Gee manteve a liderança da classificação geral e é o novo líder da montanha d’O Gran Camiño. Magnus Cort segue líder dos pontos e Viktor Soenens é o novo líder da juventude. A Burgos Burpellet BH lidera por equipas.

Derek Gee segue o camisola amarela d'O Gran Camiño
Derek Gee segue o camisola amarela d’O Gran Camiño

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock