Romain Grégoire conquista Faun-Ardèche Classic após final dramático!

O francês Romain Grégoire (Groupama – FDJ) venceu a Faun-Ardèche Classic, uma clássica de 170.5km com partida e chegada em Guilherand-Granges, após isolar-se na frente da corrida nos metros finais. O final ficou marcado por novo momento dramático em 2025 onde numa rotunda a maior parte dos ciclistas do grupo principal se enganou no percurso. Grégoire foi um dos ciclistas que foi pelo lado certo e acabou por estrear-se assim a vencer esta temporada. O campeão alemão Marco Brenner (Tudor Pro Cycling Team) foi segundo e o italiano Lorenzo Fortunato (XDS Astana Team) terceiro, ambos a 3s.

Aventura da fuga do dia

A Faun-Ardèche Classic começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Por volta do km 12, Jonas Gregaard (Lotto), Matteo Vercher (TotalEnergies), Kamiel Bonneu (Intermarché – Wanty), Xabier Azparren (Q36.5 Pro Cycling Team), Baptiste Poulard (Arkea-B&B Hotels) e Célestin Guillon (Van Rysel – Roubaix) e Joris Chaussinand (CIC U Nantes) atacaram e formaram a fuga do dia. Os sete conseguiram uma vantagem de cerca de 2:30 sobre o pelotão.

O pelotão começou a aumentar o ritmo, já na segunda metade da prova, e a vantagem da fuga começava a cair. A 50km do fim, a diferença entre a fuga do dia e o pelotão era de apenas 50s. 7km depois, Azparren, Bonneu e Vercher isolaram-se. O pelotão aumentou ainda mais o ritmo e até acabou por partir. A Lidl – Trek e a Tudor Pro Cycling Team eram das equipas mais ativas no pelotão. A cerca de 28km do fim, o trio da frente foi alcançado pelo pelotão.

As últimas subidas do dia partem a corrida

A 26km do fim, Romain Grégoire atacou e foi seguido por Juan Ayuso (UAE Team Emirates – XRG). 1km depois, os dois acabaram por ser alcançados. Logo a seguir, Lorenzo Fortunato atacou e conseguiu isolar-se. A 23km do fim, Brandon McNulty (UAE Team Emirates – XRG) tentou sair do pelotão, mas não teve sucesso. 2km depois, Grégoire atacou novamente e foi seguido por Marco Brenner. O campeão alemão não cooperava com o francês e os dois foram rapidamente alcançados. Fortunato seguia com um bom ritmo e tinha uma vantagem de cerca de 25s.

A 10km da meta, Brenner, Igor Arrieta (UAE Team Emirates – XRG) e Enric Mas (Movistar Team) saltaram do pelotão e tentavam fazer a ponte para Fortunato. 2.5km depois, os ciclistas entraram na última subida do dia, o Val d’Enfer, com 1.5km a 10.4%. Mas rapidamente largou Arrieta e Brenner e fez a ponte para Fortunato. Brenner ainda se manteve em posição intermédia e acabou por receber a companhia de Marc Hirschi (Tudor Pro Cycling Team), Cristian Scaroni e Clément Champoussin (XDS Astana Team), Grégoire, Ayuso, McNulty, Mattias Skjelmose (Lidl – Trek), Javier Romo (Movistar Team) e Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step).

Romain Grégoire vence em casa após novo final dramático

No grupo perseguidor começou a haver cooperação e Enric Mas e Lorenzo Fortunato acabaram por ser alcançados a 2.5km da meta. A cerca de 500 metros da meta, numa rotunda, Enric Mas comandava o grupo e a maior parte dos ciclistas acabou por ir pelo lado errado do percurso. Ilan Van Wilder e Marc Hirschi ainda sofreram uma queda. Romain Grégoire foi pelo lado correto da estrada e conseguiu ganhar um espaço importante para conquistar assim a Faun-Ardèche Classic. Marco Brenner bateu Fortunato ao sprint para ser segundo a 3s.

Clément Champoussin e Cristian Scaroni ainda foram 4º e 5º, respetivamente, e somaram ainda mais pontos UCI para a XDS Astana Team. Mattias Skjelmose e Juan Ayuso abriram as suas temporadas e foram 6º e 10º, respetivamente.

O pódio da Faun-Ardèche Classic com Marco Brenner, Romain Grégoire e Lorenzo Fortunato
O pódio da Faun-Ardèche Classic com Marco Brenner, Romain Grégoire e Lorenzo Fortunato

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock