Rabensteiner e Njemcevic brilham e vencem XCM na Taça do Mundo de Nove Mesto na Morave!

O dia de sábado foi palco das corridas de XCM na Taça do Mundo de Nove Mesto na Morave, com duas corridas bastante distintas e que tiveram também finais diferentes. Foi ao longo de 120km com 2500m de desnível positivo acumulado que tudo se desenrolou. O Campeão Nacional de XCM, José Dias, afirmou numa publicação que o percurso era bastante rápido, e assim se mostrou nos Elites Masculinos, com um grupo de 12 unidades a chegar em condições de discutir o sprint. Por outro lado, no feminino assistimos a uma vitória a solo, e com bastante diferença para as adversárias.

Elites Masculinos

Na corrida masculina assistimos a uma prova em que foi difícil fazer diferenças, e por isso o sprint final acabou por ser o cenário a descrever-se. Ao final da primeira volta de 60km, os checos Yaroslav Kulhavi e Filip Adel lideravam, com um reduzídissimo pelotão de 18 unidades a perseguir, comandado por Tiago Ferreira (DMT Racing Team by ASD).

Pódio Elite Masculino com Nicolas Samparisi – Fabian Rabensteiner – Simon Stiebjahn (da esquerda para a direita)

Na segunda volta ao circuito, poucos foram os elementos deste grupo a ceder terreno, e após 4:26:21 de corrida foi ao sprint que se decidiu a vitória, com o Campeão da Europa, o italiano Fabian Rabensteiner (Wilier Pirelli Factory Team MX), a vencer de forma autoritária, com o seu compatriota Nicolas Samparisi a ser segundo (KTM Alchemist), e o alemão Simon Stiebjahn (Singer Racing Team) terceiro.

José Dias (Buff – Megamo Team) teve a oportunidade de estrear a camisola de Campeão Nacional, e acabou por terminar na 11ª posição, enquanto Tiago Ferreira chegou um pouco à frente, em 10º. Os dois portugueses não conseguiram discutir o sprint, mas estiveram com os melhores e conquistaram pontos importantes. Já Filipe Francisco (DMT Racing Team by ASD) teve também uma boa prestação, sendo 44º a 19:01, após ter quebrado na fase final da corrida.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Elites Femininas

Lejla Njemcevic chegou sozinha e teve tempo para celebrar a vitória tranquilamente!

Do lado feminino, e sem portuguesas presentes, apenas 31 ciclistas alinharam à partida, e assistimos a uma corrida que tomou uma direção distinta da masculina. No final da primeira volta, um grupo de seis ciclistas liderava com vantagem considerável para as adversárias, que se encontravam já espalhadas pelo circuito, o que dificultava muito as possibilidades de reentrarem.

Pódio Elite Feminino com Katazina Sosna – Lejla Njemcevic – Irina Luetzelschwab (da esquerda para a direita)

Na segunda volta, a veterana italiana Eva Lechner acabou por ser a que mais tempo perdeu, e na frente o grupo acabou por partir, com a bósnia Lejla Njemcevic a dominar e a vencer a solo, com a lituana Katazina Sosna (Torpado Cycling Team) na segunda posição, a 2:46, e a suíça Irina Luetzelschwab na terceira, a 3:31.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: UCI MTB

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock