Marlen Reusser vence a última etapa e sagra-se a grande vencedora da Itzulia Women!
A suíça Marlen Reusser (Team SD Worx) venceu a última etapa da Itzulia Women, uma ligação de 114.8km com partida e chegada em Donostia, após isolar-se na frente da corrida a cerca de 13km do fim. A neerlandesa Demi Vollering (Team SD Worx) deu a etapa e a geral à sua colega de equipa Reusser e ainda conseguiu ser segunda na etapa para completar assim a dobradinha da SD Worx. A canadiana Olivia Baril (UAE Team ADQ) foi terceira ao sprint.
A última etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 102km do fim, Blanka Vas (Team SD Worx), Elizabeth Stannard (Israel – Premier Tech Roland), Pauliena Rooijakkers (Canyon // SRAM Racing), Marie Le Net (FDJ-Suez), Ella Wyllie (LifePlus Wahoo) e Veronica Ewers e Kathrin Hammes (EF Education-TIBCO-SVB) a formarem a fuga do dia. Poucos kms depois, Loes Adegeest (FDJ-Suez), Sheyla Gutierrez (Movistar Team) e Usoa Ostolaza (Laboral Kutxa Fundacion Euskadi) saíram do pelotão e juntaram-se ao grupo da frente.
A 94km do fim, Eleonora Gasparrini (UAE Team ADQ), Silvia Zanardi (BePink), Irene Mendez (Bizkaia Durango), Babette Van der Holf (LifePlus Wahoo) e Sigrid Haugset (Team Coop-Hitec Products) sa´ram do pelotão e tentavam alcançar as dez da frente. 22km depois, na primeira contagem do dia, Vas foi a primeira a passar no topo. O grupo perseguidor acabou por ser alcançado pelo pelotão.
A 57km do fim, Demi Vollering e Marlen Reusser (Team SD Worx), Liane Lippert e Annemiek Van Vleuten (Movistar Team), Marta Cavalli e Evita Muzic (FDJ-Suez), Katarzyna Niewiadoma e Soraya Paladin (Canyon // SRAM Racing), Olivia Baril (UAE Team ADQ) e Eva Van Agt e Amber Kraak (Jumbo – Visma) juntaram-sea ao grupo da frente. 3km depois, na segunda contagem do dia, Vas foi novamente a primeira a passar no topo. O grupo perseguidor acabou por ser alcançado pelo pelotão.
A 39km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Lippert foi buscar 3s de bonificação, Baril 2s e Reusser 1s. 9km depois, na última contagem do dia, Vleuten e Vollering isolaram-se na frente da corrida. Logo a seguir, na primeira contagem do dia, Vollering foi a primeira a passar no topo. As duas conseguiram uma vantagem de 28s sobre Reusser, Cavalli, Muzic, Niewiadoma e Baril. A cerca de 25km da meta, na descida, Vleuten isolou-se na frente da corrida. 3km depois, no final da descida, Vollering voltou a juntar-se a Vleuten na frente da corrida. Cavalli e Muzic perderam o contacto com o grupo perseguidor na descida.
A 14km da meta, as três perseguidoras alcançaram as duas da frente. 1km depois, Reusser atacou e ficou isolada na frente da corrida. Vollering foi atrapalhado o trabalho de Niewiadoma, Baril e Vleuten no grupo perseguidor e Reusser foi aumentando a sua vantagem para conquistar assim a sua segunda vitória da temporada e para vencer pela primeira vez uma corrida por etapas no World Tour. No último km, Vollering, Vleuten, Baril e Niewiadoma começaram a marcar-se e Muzic e Cavalli conseguiram alcança-las. No sprint pelo segundo lugar, Vollering foi a mais forte e completou assim a dobradinha da SD Worx na etapa. Baril foi terceira e conseguiu ficar à frente de Vleuten na geral.
Vera Vilaça (Massi Tactic Women’s Team) foi 67ª a 15:39 na etapa. Na geral, a portuguesa foi 50ª 22:59.
Reusser é assim a grande vencedora da Itzulia Women e a suíça também venceu a classificação por pontos. Vollering venceu a classificação da montanha e ainda foi segunda na geral a 1:50 para completar assim a dobradinha da SD Worx na geral. Niewidoma foi terceira, na geral, a 2:59 de Reusser. Ella Wyllie foi a melhor jovem. A Team SD Worx foi a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Getty Images