Mathieu Van der Poel bate Wout Van Aert e conquista pela 5ª vez o Título Mundial de Ciclocrosse!
O neerlandês Mathieu Van der Poel tornou-se pela quinta vez Campeão do Mundo de Ciclocrosse em elites, em Hoogerheide, nos Países Baixos, uma prova que chamava potência mas também técnica em várias zonas do circuito. Van der Poel bateu ao sprint o seu grande rival, o belga, Wout Van Aert. O belga Eli Iserbyt bateu ao sprint o neerlandês Lars Van der Haar para ser terceiro a 12s.
A prova começou com um grande arranque do neerlandês Van der Haar. Van der Poel e Van Aert já estavam nos cinco primeiros. Poucos metros depois, Van der Poel acelerou e Van Aert foi o único que teve capacidade de seguir o neerlandês. Na segunda volta, os dois da frente continuaram com o ritmo alto e aumentaram que tinha sobre os seus adversários para 24s.
Na terceira volta, os belgas Gerben Kuypers e Michael Vanthourenhout saíram do pelotão e tentavam isolar-se na luta pelo bronze. Na frente da corrida, Van der Poel atacou a descer mas Van Aert não deixou o neerlandês ganhar um espaço importante. No início da quarta volta, os da frente tinha 24s de vantagem sobre Kuypers e Vanthourenhout.
Na quinta volta, Van Aert atacou mas Van der Poel conseguiu seguir o belga. Eli Iserbyt e Van der Haar atacaram e tentavam chegar aos dois belgas que lutavam pelo bronze. No início da sexta volta, os dois da frente tinha 34s sobre Kuypers e Vanthourenhout e 44s sobre um pequeno grupo de seis ciclistas. Na sexta volta, Vanthourenhout acelerou e Kuypers não teve capacidade de seguir o seu compatriota. No início da sétima volta, Kuypers foi alcançado pelos belgas Laurens Sweeck e Iserbyt e pelo neerlandÊs Van der Haar que tentavam chegar a Vanthourenhout.
Na sétima volta, Van der Poel atacou novamente na descida e Van Aert conseguiu resistir ao ataque do neerlandês. Vanthourenhout foi alcançado por Kuypers, Iserbyt e Van der Haar. Logo a seguir, Van der Haar atacou e Iserbyt foi o único que o seguiu. No início da oitava volta, Van der Poel e Van Aert tinham 37s de vantagem sobre Van der Haar e Iserbyt.
No início da nona volta, os dois da frente tinham 16s de vantagem sobre Van der Haar e Iserbyt. Na nona volta, Van Aert aumentou o ritmo com o objetivo de largar Van der Poel. No início da última volta, Van der Poel e Van Aert tinham 18s de vantagem sobre os dois perseguidores. Na fase inicial da última volta, Van Aert acelerou mas Van der Poel conseguiu fechar o espaço. Os dois seguiram juntos até à linha de meta e ainda se marcaram nos últimos metros. Nos metros finais, Van der Poel lançou o sprint. Van Aert não teve capacidade de bater Van der Poel que conquistou assim o seu quinto título mundial de ciclocrosse. Iserbyt foi terceiro a 12s após ser mais forte ao sprint que Van der Haar. Destaca-se as excelentes prestação dos belgas Kuypers e Niels Vandeputte que foram sexto e sétimo, respetivamente. O britânico Cameron Mason também fez uma excelente prova e terminou na nona posição.
Os metros finais
Pódio Elite Masculino
Classificações Elite Masculino
Results powered by FirstCycling.com
Sub-23 Feminino
A aniversariante Shirin Van Anrooij conquistou o Título Mundial de Ciclocrosse em sub23 e tornou-se a primeira ciclista da história a vencer os títulos mundiais de juniores e de sub23. A neerlandesa bateu a britânica Zoe Backstedt e a checa Kristyna Zemanova por 33s e 1:32, respetivamente.
A prova começou com um grande arranque da luxemburguesa Marie Schreiber que foi seguida por Backstedt. Van Anrooij não teve dos melhores arranques e a neerlandesa desceu para a sétima posição. Numa pequena subida, Van Anrooij acelerou e subiu para a terceira posição. Backstedt passou Schreiber e passou para a liderança da corrida. Poucos metros depois, Van Anrooij passou para a liderança da corrida e acelerou. Backstedt foi a única que seguiu a neerlandesa.
No início da segunda volta, Backstedt e Van Anrooij estavam na frente da corrida. Poucos metros depois, Van Anrooij acelerou e Backstedt não teve capacidade de seguir a neerlandesa. Van Anrooij continuou com o seu ritmo e a neerlandesa conquistou assim o Título Mundial de Ciclocrosse em sub23. Backstedt competiu pela primeira vez nos mundiais de sub23 e a britânica foi segunda a 33s. Zemanova surpreendeu e foi terceira a 1:32. Esperava-se que Schreiber lutasse pela medalha de bronze mas a luxemburguesa foi apenas quinta a 2:05. A franesa Line Burquier estava lutar pela medalha de bronze mas a francesa sofreu uma queda na terceira volta que lhe fez acabar na sexta posição.
Pódio Sub23 Feminino
Classificações Sub23 Feminino
Results powered by FirstCycling.com
Juniores Masculinos
Na prova de juniores masculinos, o francês Léo Bisiaux tornou-se Campeão do Mundo após bater o neerlandês Senna Remijn por 11s. O belga Yordi Corsus bateu ao sprint o seu compatriota Wies Nuyens para ser terceiro a 17s.
A prova começou com um forte arranque de Bisiaux. Remijn conseguiu seguir o francês e na fase inicial liderava a corrida. Poucos metros depois, Bisiaux acelerou e Remijn e os belgas Corsus e Seppe Van den Boer foram os únicos que conseguiram seguir o francês. O ritmo do grupo da frente estava muito baixo para Bisiaux e o francês decidiu mexer na corrida e ficou isolado na frente da corrida.
No grupo perseguidor, Remijn atacou e tentava alcançar Bisiaux que tinha 20s de vantagem o neerlandês. Bisiaux continuou com o seu ritmo e o francês conquistou assim o Título Mundial de Ciclocrosse em Juniores. Remijn foi segundo a 11s. Nuyens fez uma excelente recuperação mas o belga não teve capacidade de bater ao sprint Corsus que foi terceiro a 17s. Destaca-se a excelente prestação do norte-americano Andrew August. O norte-americano sofreu uma queda na primeira volta e estava em último a 1:39 da frente da corrida, e acabou por terminar na 22ª posição a 1:41 de Bisiaux.
Pódio Juniores Masculinos
Foto da capa, fotos das sub-23 e fotos dos juniores: UCI Cyclocross – Twitter