Floortje Mackaij estreia-se com vitória pela Movistar na Vuelta CV Féminas!

A neerlandesa Floortje Mackaij (Movistar) venceu esta manhã a 5ª edição da Vuelta CV Féminas, clássica espanhola com 93.2km entre Paterna e Valencia, chegando em solitário à meta, após se ter isolado a pouco menos de 9km do fim, para se estrear a vencer pela Movistar na sua primeira corrida com a equipa! A dobradinha foi consumada com outra estreante, Liane Lippert (Movistar), que venceu o sprint a duas pela segunda posição, 32s depois, frente à checa Nikola Noskova (Zaaf Cycling Team), terceira a 34s.

A Vuelta CV Féminas começou por ser uma clássica com um tradicional final ao sprint. Incorporando a etapa final da corrida masculina, realizada em cinco dias, a clássica começou por ter Paterna como cidade partida e Valência como cidade chegada. 2023 não foi diferente nesse aspeto, mas trouxe uma clássica bastante difícil, à imagem do que acontece com a última etapa para o pelotão masculino, também ela com duas subidas bastante difíceis e capazes de partir o pelotão.

Com a jornada a começar bastante cedo, numa típica manhã de inverno gélido na Península Ibérica, o pelotão entrou também de forma muito calma na corrida, e só ao km 10 tivemos o primeiro ataque, com a brasileira Tota Magalhães (Bizkaia – Durango) a ganhar cerca de 15s de vantagem. Com a rápida aproximação à subida de Oronet, Tota foi alcançada ao km 19, e a corrida entrou noutro ritmo.

A Movistar tomou conta das ocorrências, com Lourdes Ojarbide e Sara Martin a puxarem o pelotão. Sem forçarem muito o andamento, o pelotão foi-se reduzindo, mas sem que alguém conseguisse escapar. Na descida de Oronet, Ojarbide acabou por escapar, com Anouska Koster (Uno-X Pro Cycling Team), Femke de Vries (GT Krush RebelLease Pro Cycling) e Josie Talbot (Cofidis). As quatro ganharam cerca de 20s de vantagem, mas a 50km do final o pelotão rodava novamente compacto, apesar de a descida ter provocado algumas quedas.

Na dura subida a La Frontera, Noskova foi a primeira a atacar e rapidamente colocou 30s sobre um pelotão a fragmentar-se. Na perseguição à checa surgiram Lippert e Mackaij, Koster, Clara Koppenburg (Cofidis), Erica Magnaldi e Carlota Cipressi (UAE Team ADQ) e também a sua colega de equipa Mareille Meijering (Zaaf Cycling Team), que se limita a seguir rodas por ter Noskova sozinha na frente. A junção acabou por acontecer quando Cipressi e Koster já haviam descolado, mas de seguida foram as ciclistas da Zaaf a passarem um momento menos bom e a perderem alguns metros, cruzando o topo de La Frontera a 14s das quatro líderes.

Na descida para a meta, Noskova conseguiu reentrar, e voltou assim à discussão da corrida, enquanto Meijering continuou a perder mais tempo e acabou por encostar num grupo perseguidor com a sua colega de equipa Audrey Cordon-Ragot (Zaaf Cycling Team), Arianna Fidanza (Ceratizit – WNT Pro Cycling), Aranza Villalon (Eneicat – CM Team – Seguros Deportivos), e também Koster. A diferença entre os dois grupos situava-se nos 55s, com 30km para o fim.

Próximas dos 10km finais, Mackaij lançou um ataque forte, ao qual apenas Noskova conseguiu responder, e perante a passividade das trepadoras Magnaldi e Koppenburg, Lippert lançou-se em perseguição e chegou mesmo à frente, onde se formou o trio que viria a discutir a corrida. As mulheres da Movistar jogaram a sua vantagem númerica com vários ataques, e foi Mackaij a ter sucesso quando Noskova já não tinha forças para responder, a 8km da meta. A neerlandesa seguiu embalada para a vitória, com Noskova a perseguir atrás de si, mas a deixar a vantagem subir para os 30s, já sem forças. Lippert cruzou a meta na segunda posição, dando a dobradinha à Movistar, com Noskova a ser terceira. Atrás de ambas, Magnaldi levava a melhor e era quarta, a 46s, com Koppenburg a ser quinta, a 49s da vencedora.

Vera Vilaça (Massi Tactic) foi a melhor portuguesa em prova, concluindo na 88ª posição, a 8:43, enquanto Mariana Líbano (Soltec Team) foi 116ª a 14:06. Beatriz Roxo (Cantabria Deporte – Rio Miera) não partiu, após ter sofrido uma queda no treino deste sábado.

O Pódio Final

Vuelta CV Feminas 2023 – 5th Edition – Paterna – Valencia 181.6 km – 05/02/2023 – Liane Lippert (GER – Movistar Team) – Floortje Mackaij (NED – Movistar Team) – Nikola Nosková (CZE – Zaaf Cycling Team) – photo Rafa Gomez/SprintCyclingAgency©2023

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock