Rui Costa vence etapa final e conquista Volta a la Comunitat Valenciana!
O português Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) venceu a última etapa da Comunitat Valenciana, uma ligação de 93.2km entre Paterna València, batendo ao sprint o neerlandês Thymen Arensman (Ineos Grenadiers), para conquistar pela primeira vez a corrida espanhola, em mais uma grande exibição neste início de temporada! O italiano Samuele Battistella (Astana Qazaqstan Team) foi terceiro a 7s.
A última etapa começou com diversas tentativas de ataque com Battistella , Alessandro De Marchi (Team Jayco-AlUla) e Davide Gabburo (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè) a formarem a fuga do dia. A 77km do fim, os três da frente tinham 20s de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates. A 65km do fim, na primeira contagem do dia, Battistella foi o primeiro a passar no alto.
A 47km do fim, Gabburo e De Marchi perderam o contacto com a frente da corrida. 1km depois, Giulio Ciccone (Trek – Segafredo), Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe), Thymen Arensman e Tao Geoghegan Hart (Ineos Grenadiers), Marc Soler (UAE Team Emirates) e Pello Bilbao (Bahrain Victorious) saíram do pelotão e juntaram-se a Battistella na frente da corrida. Na primeira contagem do dia, Tao Hart foi o primeiro a passar no alto. A 42km do fim, Rui Costa juntou-se ao grupo da frente. 7km depois, Brandon McNulty (UAE Team Emirates) também se juntou ao grupo da frente.
A 20km da meta, o grupo da frente tinha cerca de 30s sobre o grupo perseguidor que era comandado pela Bahrain Victorious. 10km depois, no sprint intermédio, Bilbao foi buscar 3s, Vlasov 2s e Ciccone 1s. A 2km da meta, Arensman atacou e ficou isolado na frente da corrida. Logo a seguir, Rui Costa atacou e juntou-se a Arensman na frente da corrida. O português continuou com o forte ritmo e Arensman teve algumas dificuldades em seguir Rui Costa. Os dois seguiram juntos para o sprint final. No sprint final, Rui Costa lançou o sprint. Arensman não teve capacidade de passar o português que conquistou assim a sua segunda vitória da temporada. Battistella bateu ao sprint Soler e foi terceiro. Ciccone foi quinto a 21s e Bilbao sexto a 23s. Tao Hart e Vlasov ficaram envolvidos numa queda, nos últimos kms.
Com a vitória de etapa e os segundos ganhos na estrada aos seus diretos adversários, Rui Costa venceu assim a Comunitat Valenciana, batendo Giulio Ciccone por 16s e Tao Geoghegan Hart por 19s. Ciccone venceu a classificação por pontos. Thomas Gloag (Jumbo – Visma) venceu a juventude e Samuele Zoccarato (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè)
Os metros finais
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto da capa: Volta a la Comunitat Valenciana – VCV – Twitter