Wout Van Aert bate ao sprint Van der Poel e Pidcock! Imperial Shirin Van Anrooij em Loenhout!
O belga Wout Van Aert (Jumbo – Visma) e a neerlandesa Shirin Van Anrooij (Baloise Trek Lions) venceram mais uma prova de Ciclocrosse, desta vez o Exact Cross em Loenhout, na Bélgica, uma corrida de categoria C1. A prova contou com muitas estrelas que vieram testar a sua forma para o resto das provas da Taça do Mundo e para os Mundiais de CX.
Prova Masculina
A prova masculina foi a última a arrancar e terminou com uma fantástica vitória do belga Wout Van Aert. O belga bateu ao sprint o neerlandês Mathieu Van der Poel (Alpecin-Deceuninck) e o britânico, campeão do Mundo Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) para conquistar a sua quinta vitória da temporada.
A prova começou com um grande arranque de Van Aert. Van der Poel também teve um forte arranque e o neerlandês não demorou muito tempo a passar para a frente da corrida. O neerlandês impôs um forte ritmo e Van Aert foi o único que o seguiu. Pidcock não teve dos melhores arranques mas com a marcação de Van Aert e Van der Poel, no final da primeira volta, o britânico juntou-se ao grupo da frente.
Na terceira e quarta volta, Van der Poel conseguia isolar-se na frente da corrida, mas no final de ambas as voltas, Van Aert e Pidcock alcançaram o neerlandês. Na sexta volta, Van der Poel atacou mais uma vez e Van Aert foi o único que o seguiu. Pidcock teve de impor o seu ritmo, mas na sétima volta o britânico reentrou na frente da corrida.
Na última volta, Van Aert acelerou e Van der Poel foi o único que o seguiu. Uns metros depois, Van Aert cometeu um erro e Van der Poel isolou-se na frente da corrida. Depois foi a vez de Van der Poel cometer um erro e o neerlandês foi alcançado por Van Aert. Os dois começaram a marcar-se e Pidcock reentrou na luta pela vitória. No sprint final, Van Aert lançou o sprint. Van der Poel e Pidcock não tiveram capacidade de passar o belga que venceu assim pela quinta vez esta temporada. Destaca-se a excelente prestação do jovem britânico Cameron Mason (Trinity Racing Cross) que foi quarto.
O Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Prova Feminina
A prova feminina foi a primeira a arrancar e contou com uma vitória dominante da neerlandesa Shirin Van Anrooij que conquistou a sua quarta vitória da temporada. A neerlandesa bateu a luxemburguesa Marie Schreiber (Tormans Cyclo Cross Team) e a neerlandesa Manon Bakker (Crelan – Fristads).
A prova começou com um grande arranque de Marie Schreiber. A luxemburguesa foi seguida pela checa Kristyna Zemanova (Brilon Racing Team MB). Van Anrooij não teve dos melhores arranques mas a neerlandesa fez uma excelente recuperação na fase inicial e juntou-se a Schreiber e a Zemanova na frente da corrida. No final da primeira volta, Van Anrooij largou Schreiber e Zemanova e isolou-se na frente da corrida.
Na segunda volta, Schreiber largou Zemanova e a luxemburguesa tentava aumentar a sua vantagem sobre a checa para tentar segurar o seu segundo lugar. Na quarta volta, Zemanova foi alcançada por Manon Bakker, Line Burquier (A.S Bike Crossteam), Leonie Bentveld (Pauwels Sauzen – Bingoal), Lauren Molengraff (Tormans Cyclo Cross Team).
No início da última volta, Van Anrooij tinha 50s de vantagem sobre Schreiber, 1:35 sobre Bakker e 1:37 sobre Molengraff, Zemanova, Bentveld e Burquier. Van Anrooij continuou com o seu ritmo e a neerlandesa conquistou assim a sua quarta vitória da temporada. Schreiber foi segunda. Bakker aumentou a sua vantagem sobre as suas adversárias na última volta e a neerlandesa foi terceira. Destaca-se a excelente prestação da jovem de 17 anos Molengraff que terminou na 4ª posição.
O Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto principal e foto do pódio masculino: Getty Images
Foto de Shirin Van Anrooij e foto do pódio feminino: Bram van Lent