Shirin Van Anrooij e Mathieu Van der Poel vencem na Taça do Mundo em Gavere!

Os neerlandeses Shirin Van Anrooij (Baloise Trek Lions) e Mathieu Van der Poel (Alpecin-Deceuninck) venceram na tarde de hoje a décima primeira prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2022/2023 disputada no circuito de Gavere, na Bélgica.

Prova Feminina

A prova feminina foi a primeira a arrancar e contou com uma grande vitória da neerlandesa Shirin Van Anrooij que conquistou a sua segunda vitória na Taça do Mundo de Ciclocrosse 2022/2023. A neerlandesa bateu as suas compatriotas Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) e Puck Pieterse (Alpecin-Deceuninck) por 37s e 50s, respetivamente.

A prova começou com um bom arranque de Marie Schreiber (Tormans Cyclo Cross Team) mas a luxemburguesa não ficou muito tempo na frente pois Pieterse passou as suas adversárias e conseguiu uma vantagem de 10s. Van Anrooij na fase mais inclinada passou subiu à segunda posição e na fase final da primeira volta a neerlandesa alcançou e passou Pieterse. No início da segunda volta, Van Anrooij tinha 10s de vantagem sobre Pieterse.

Antes da zona mais inclinada, Pieterse alcançou Van Anrooij mas na zona inclinada, Van Anrooij voltou a ganhar 10s de vantagem sobre Pieterse. Na descida, Pieterse teve um problema na corrente e teve de correr até às boxes. A neerlandesa foi ultrapassada por Blanka Vas (Team SD Worx), Brand e Zoe Backstedt (EF Education-TIBCO-SVB). No início da terceira volta, Van Anrooij tinha 19s de vantagem sobre Brand.

Na terceira volta, após a zona mais inclinada, Brand alcançou Van Anrooij, mas na fase final da terceira volta, Van Anrooij voltou a isolar-se na frente da corrida. Na última volta, Van Anrooij impôs o seu ritmo e a neerlandesa conquistou assim a sua terceira vitória da temporada. Brand foi segunda a 37s. Pieterse passou Backstedt e Vas e foi terceira a 50s. Backstedt mostrou o seu enorme talento mais uma vez ao conseguir ser 4º a 1:01. Vas ficou a pé na zona mais inclinada e foi apenas 5º a 1:17, depois de ser ultrapassada por Pieterse e Backstedt.

Pódio Final

Pódio Final com Lucinda Brand – Shirin Van Anrooij – Puck Pieterse (da esquerda para a direita) – photo Nico Vereecken//PN/SprintCyclingAgency©2022

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Prova Masculina

Mathieu Van der Poel conquistou a sua terceira vitória na Taça do Mundo de CX 2022/2023

A prova masculina foi a última a arrancar e terminou com uma fantástica vitória do neerlandês Mathieu Van der Poel que conquistou a sua terceira vitória da temporada. O belga Wout Van Aert (Jumbo – Visma) foi segundo a 27s e o britânico, campeão do Mundo, Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) foi terceiro a 54s.

A prova começou com um bom arranque de Toon Vandebosch (Alpecin-Deceuninck) e o belga foi seguido por Laurens Sweeck (Crelan – Fristads) e por Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions). Mas Van der Poel teve um grande arranque da terceira linha e o neerlandês acelerou e Pidcock foi o único que teve capacidade para o seguir. Os dois da frente eram perseguidos por Van Aert e Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal).

Na segunda volta, Van der Poel teve um furo na roda traseira e Pidcock ficou isolado na frente da corrida. Na terceira volta, Pidcock tinha 9s de vantagem sobre Van der Poel e Van Aert. Na zona mais inclinada, Van der Poel e Van Aert alcançaram Pidcock mas o neerlandês voltou a aumentar o ritmo e ficou isolado na frente da corrida. Na quarta volta, Van der Poel tinha 14s de vantagem sobre Pidcock e Van Aert.

Na fase inicial da quarta volta, Pidcock acelerou e juntou-se a Van der Poel na frente da corrida. Mas na zona mais inclinada, Pidcock voltou a ceder e Van der Poel ficou isolado na frente da corrida. O britânico também foi ultrapassado por Van Aert. Van der Poel continuou com o seu ritmo e o neerlandês conquistou assim a sua terceira vitória nesta temporada. Van Aert foi segundo a 27s e Pidcock terceiro a 54s. Destaca-se as excelentes prestações de Thibau Nys (Baloise Trek Lions), que foi 7º a 3:50, e de Cameron Mason (Trinity Racing Cross) que foi 9º a 4:02.

Pódio Final

Pódio Final com Wout Van Aert – Mathieu Van der Poel – Tom Pidcock (da esquerda para a direita)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto principal e Foto de Mathieu Van der Poel: Getty Images

Foto do pódio masculino: TFoto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock