Michael Vanthourenhout é o novo Campeão da Europa de Ciclocrosse!
O belga Michael Vanthourenhout conquistou na tarde de hoje o título europeu de Ciclocrosse em Namur, na Bélgica, numa prova bastante complicada devido às várias inclinações e às várias zonas técnicas. O neerlandês Lars Van der Haar foi segundo, a 40s, e o belga Laurens Sweeck terceiro, a 2:17.
A prova começou com o belga Eli Iserbyt e van der Haar a terem o melhor arranque. Van der Haar acelerou nas primeiras inclinações e Iserbyt cedeu. Uns metros depois, o belga caiu e partiu a corrente da bicicleta. No início da segunda volta, Van der Haar tinha 7s de vantagem sobre Vanthourenhout, e mais de 10s de vantagem sobre o suíço Kevin Kuhn, que era perseguido pelos belgas Quinten Hermans e Sweeck e o neerlandês Ryan Kamp. Iserbyt era sétimo e estava a 23s da frente da corrida.
A meio da segunda volta, Vanthourenhout alcançou Van der Haar. O duo da frente era perseguido por Sweeck, mas, com o passar das voltas, o belga foi perdendo terreno e os dois da frente iam lutar entre si pela vitória. Na quinta volta, Vanthourenhout acelerou e ficou isolado na frente da corrida. Van der Haar esteve perto de reentrar na luta pela vitória, mas o neerlandês acabou por sofrer uma queda.
Volta após volta, Vanthourenhout foi aumentando a sua vantagem sobre Van der Haar e o belga conquistou assim o título europeu de ciclocrosse. Van der Haar foi segundo a 40s. Sweeck completou o pódio e foi terceiro a 2:17. Iserbyt abandonou a prova e o belga disse que não conseguiu extrair a potencia máxima da sua perna esquerda e que parecia que uma das lesões que teve nas costas podia ter voltado. Hermans também abandonou a prova.
Pódio Elite Masculino
Resultados Elite Masculino
Results powered by FirstCycling.com
Sub-23 Feminina
Na prova de sub-23 femininas, a neerlandesa Campeã do Mundo, Puck Pieterse, mostrou o seu grande favoritismo ao conseguir conquistar o título europeu. A francesa Line Burquier foi segunda, a 50s, e uma azarada neerlandesa, Shirin Van Anrooij, foi terceira, a 1:27.
A prova começou com a luxemburguesa Marie Schreiber a ter o melhor arranque. Schreiber foi seguida por Pieterse e as duas isolaram-se na frente da corrida. Van Anrooij teve um mau arranque e perdeu muitas posições. Na zona de paralelo, a britânica Zoe Backstedt sofreu uma queda e o grupo perseguidor perdeu ainda mais tempo para as duas da frente. Schreiber não conseguiu seguir o forte ritmo de Pieterse, nas zonas inclinadas e cedeu terreno.
Burquier e Van Anrooij conseguiram juntar-se a Schreiber na perseguição à Campeã do Mundo. Burquier decidiu aumentar o ritmo e Schreiber foi a única que não conseguiu seguir a francesa. Pieterse foi a seu ritmo e a neerlandesa conquistou assim o título europeu de sub-23. Burquier largou Van Anrooij na última volta para ficar com a medalha de prata.
Resultados Sub-23 Feminino
Results powered by FirstCycling.com
Júnior Masculino
Na prova de juniores masculinos, o francês Léo Bisiaux conquistou o título europeu, batendo o dinamarquês Daniel Nielsen por 6s, e o neerlandês Guus Van den Eijnden por 19s.
A prova começou com o eslovaco Matthias Schwarzbacher e o húngaro Barnabás Vas a terem o melhor arranque. Os dois da frente eram perseguidos pelos belgas Viktor Vandenberghe, Wies Nuyens e Antoine Jamin, pelo francês Bisiaux e pelo dinamarquês Nielsen. Na terceira volta, Bisiaux acelerou e o francês conseguiu isolar-se na frente da corrida, com 5s de vantagem sobre Nielsen, Jamin, Nuyens e Van der Eijnden.
Na penúltima volta, Nielsen atacou e juntou-se a Bisiaux na frente da corrida. Na última volta, Bisiaux acelerou numa das inclinações do percurso e Nielsen não teve capacidade para seguir o francês que conquistou o título europeu de juniores. Van den Eijnden completou o pódio.
Foto do pódio de elite masculino: Getty Images
Foto de capa e restantes pódios: UEC Cycling / Twitter