Fem van Empel é a nova Campeã da Europa de Ciclocrosse!

A neerlandesa Fem van Empel conquistou na tarde de hoje o título europeu de Ciclocrosse em Namur, na Bélgica, numa prova bastante complicada com várias inclinações e várias zonas técnicas. A neerlandesa Ceylin Alvarado foi segunda a 22s e a húngara Blanka Vas terceira a 36s.

A prova começou com van Empel a impor um ritmo elevado e Vas foi a única a conseguir seguir a principal favorita a conquistar o título europeu. Alvarado e Denise Betsema (Países Baixos) tentavam alcançar as duas da frente. Uns metros depois, as duas perseguidoras juntaram-se às duas da frente. Ainda na primeira volta, van Empel teve um problema mecânico e teve de ir a pé até às boxes para trocar de bicicleta. A neerlandesa saiu das boxes a 30s do trio da frente.

Na quarta volta, van Empel reentrou na frente da corrida. Na parte mais complicada do percurso, a jovem neerlandesa acelerou e Betsema foi a única que não conseguiu seguir. Numa zona mais técnica, Vas perdeu o contacto com a frente da corrida. Numa zona inclinada na parte final da quarta volta, Alvarado cometeu um erro e perdeu o contacto com a frente da corrida. Van Empel foi aumentando a sua vantagem sobre Alvarado para vencer assim os campeonatos europeus de Ciclocrosse. Marianne Vos (Países Baixos) foi 9ª, a 3:07, e a Campeã do Mundo mostrou mais uma vez que ainda não está em forma.

Pódio Elite Feminino

Pódio Final com Ceylin Alvarado – Fem Van Empel – Blanka Vas (da esquerda para a direita)

Resultados Elite Feminino

Results powered by FirstCycling.com

Sub-23 Masculino

Thibau Nys – Emiel Verstrynge – Witse Meeusen (da esquerda para a direita)

Na prova de Sub-23 masculinos, o belga Emiel Verstrynge conquistou o título europeu surpreendendo ao bater os compatriotas Thibau Nys e Witse Meeusen por 6s e 11s, respetivamente, numa das corridas mais disputadas deste início de temporada!

A prova começou com Nys e Meeusen a imporem um ritmo alto e a ficarem isolados na frente da corrida. Ainda na primeira volta, Verstrynge, Pim Ronhaar e Tibor del Grosso (Países Baixos) juntaram-se à frente de corrida. No final da primeira volta, Nys furou e o belga teve de trocar de bicicleta, ficando a 34s dos quatro da frente.

Na terceira volta, Ronhaar atacou e ficou isolado na frente da corrida, com 18s de vantagem sobre os perseguidores. Na quarta volta, Meeusen estava perto de alcançar Ronhaar, mas o belga caiu numa zona de paralelo. No final da quarta volta, Nys alcançou o grupo perseguidor e Del Grosso perdeu o contacto por causa de um furo.

Na quinta volta, Ronhaar tinha 14s de vantagem sobre Verstrynge e mais de 20s sobre Nys, Meeusen e o italiano Davide Toneatti. Na sétima e última volta, Verstrynge reentrou na frente da corrida. Na zona mais complicada do percurso, Verstrynge atacou e ficou isolado na frente da corrida, colocando o seu ritmo para assim conquistar o título europeu! Ronhaar foi apenas quinto após ter cedido na parte final da prova, tendo sido ultrapassado por Nys, Meeusen e Toneatti.

Resultados Sub-23 Masculino

Results powered by FirstCycling.com

Júnior Feminino

Pódio Final com Valentina Corvi – Lauren Molengraaf – Xaydee Van Sinaey (da esquerda para a direita)

Na prova de juniores femininas, a neerlandesa Lauren Molengraaf conquistou o título europeu, batendo a italiana Valentina Corvi por 3s e a belga Xaydee Van Sinaey por 14s.

A prova começou com Corvi e Cat Ferguson (Grã-Bretanha) a imporem um ritmo alto. Ainda na primeira volta, Molengraaf e Van Sinaey conseguiram fazer a ponte para a frente da corrida. Na terceira volta, Molengraaf acelerou e a britânica Ferguson foi a única que não conseguiu seguir o forte ritmo da neerlandesa.

Na última volta, na zona mais inclinada, Molengraaf acelerou novamente e ficou isolada na frente da corrida. Corvi manteve-se sempre entre os 2 e 3s da neerlandesa, mas a italiana nunca conseguiu alcançar Molengraaf, que conquistou assim o título europeu de juniores. Van Sinaey foi terceira a 14s.

Foto de capa: Gaetan Flamme / Twitter

Fotos dos pódios: UEC Cycling / Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock