João Almeida bate Jonas Vingegaard e conquista etapa 4 do Paris-Nice!
O português João Almeida (UAE Team Emirates – XRG) venceu a quarta etapa do Paris-Nice, uma ligação de 163.4km entre Vichy e La Loge des Grades, após fazer uma fantástica recuperação, nos metros finais, para passar o dinamarquês Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike). O dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) completou o pódio a 2s. Mesmo assim, Vingegaard subiu para a liderança da classificação geral.
Começo ofensivo, mas fuga acaba por se formar
A quarta etapa do Paris-Nice começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 15, Ben Swift (Ineos Grenadiers), Thibault Guernalec (Arkea-B&B Hotels), Vincenzo Albanese (EF Education – EasyPost), Andreas Leknessund (Uno-X Mobility), Sylvain Moniquet (Lotto), Dion Smith (Intermarché – Wanty), Thomas Gachignard (TotalEnergies) e Edward Planckaert (Alpecin – Deceuninck) atacaram e formaram a fuga do dia. 17km depois, na primeira contagem do dia, Gachignard foi o primeiro a passar no alto. A fuga conseguiu uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão.
Ao km 79, na segunda contagem do dia, Gachignard foi o primeiro a passar no alto. A Team Visma | Lease a Bike e a UAE Team Emirates – XRG eram as equipas mais ativas no pelotão. A 60km do fim, Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) ficou envolvido numa queda e foi obrigado a abandonar a prova. 3km depois, na terceira contagem do dia, Gachignard foi o primeiro a passar no alto.
Corrida é neutralizada por causa do tempo
A 52km do fim, na quarta contagem do dia, Gachignard foi o primeiro a passar no topo. Tobias Foss e Joshua Tarling (Ineos Grenadiers) saltaram do pelotão. Os dois fizeram a ponte para Dion Smith e tentavam juntar-se ao grupo da frente. 6km depois, a corrida teve de ser neutralizada por causa das condições climatéricas.
As condições acabaram por melhorar e os ciclistas ainda andaram de forma neutralizada durante alguns kms antes da corrida voltar a ser retomada. O grupo da frente tinha 1:35 de vantagem sobre os três perseguidores e 2:20 sobre o pelotão. A 27km do fim, Leknessund somou a pontuação máxima no sprint intermédio do dia. 2km depois, o norueguês acelerou e conseguiu isolar-se. A 17km do fim, Gachignard, Moniquet, Planckaert e Guernalec fizeram a ponte para Leknessund. Swift ficou à espera de Tarling e Foss.
Corrida começa a partir na subida final
A 13km da meta, na penúltima contagem do dia, Gachignard foi o primeiro a passar no alto. 2km depois, Swift, Tarling e Foss chegaram ao grupo da frente. A UAE Team Emirates – XRG comandava o pelotão, que estava a cerca de 30s da frente da corrida. A 6.7km da meta, os ciclistas entraram na subida final, a La Loge des Grades, que tem uma pendente média de 7.1%. 600 metros depois, Foss isolou-se na frente da corrida. Mads Pedersen (Lidl – Trek) impôs um ritmo demolidor no pelotão que começava a perder bastantes elementos.
A 4.2km da meta, Florian Lipowitz (Red Bull – Bora – hansgrohe) tentou saltar do pelotão, mas não teve sucesso. 700 metros depois, Lenny Martinez (Bahrain Victorious) acelerou e foi seguido por Jonas Vingegaard, mas os dois foram rapidamente alcançados. A 3km da meta, João Almeida aumentou o ritmo do pelotão. O português não conseguiu saltar do pelotão, mas deixou vários ciclistas em dificuldades. Foss seguia com o seu ritmo e mantinha uma vantagem de 10s.
Super João Almeida na La Loge des Gardes
A 2.3km da meta, Jonas Vingegaard atacou e foi seguido por Lenny Martinez. 200 metros depois, os dois passaram diretos por Foss. Vingegaard acelerou novamente e Martinez acabou por ceder. Foss e Martinez foram alcançados pelo grupo perseguidor que era comandado por João Almeida. Ninguém estava a querer colaborar com o português e Vingegaard conseguiu uma boa vantagem.
A 1km da meta, Vingegaard parecia que não ia fácil na bicicleta. João Almeida ainda tinha algo para dar e aumentou o ritmo no grupo perseguidor. O português foi seguido por Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike), Mattias Skjelmose, Martinez, Brandon McNulty (UAE Team Emirates – XRG) e Florian Lipowitz e começava a fechar o espaço para Vingegaard.
A 300 metros da meta, João Almeida acelerou novamente e ninguém o conseguiu seguir. O português vinha embalado e, 250 metros depois, conseguiu passar Jonas Vingegaard para conquistar assim a sua primeira vitória da temporada na etapa 4 do Paris-Nice. Mattias Skjelmose foi mais forte que Lenny Martinez para fechar o pódio a 2s. Florian Lipowitz chegou com Matteo Jorgenson a 6s. Brandon McNulty foi 7º a 9s.

Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) foi 98º a 14:26 e Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) 143º a 18:27. João Almeida é agora 5º, na geral, a 37s.
Jonas Vingegaard é o novo líder da classificação geral do Paris-Nice. João Almeida é o novo líder da montanha e Mattias Skjelmose da juventude. Tim Merlier (Soudal Quick-Step) segue líder dos pontos. A Ineos Grenadiers lidera por equipas.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: ASO