Julie De Wilde regressa às vitórias no GP Oetingen!
A belga Julie De Wilde (Fenix – Deceuninck) venceu o GP Oetingen, uma clássica de 127.5km entre Sint-Pieters-Leeuw, batendo ao sprint as italianas Sofia Bertizzolo (UAE Team ADQ) e Chiara Consonni (Canyon//SRAM zondacrypto). Depois de duas temporadas difíceis por causa de lesões, De Wilde parece estar a regressar ao seu melhor nível e conseguiu o seu primeiro triunfo em quase dois anos.
Chuva, cortes e quedas começam a ter impacto no GP Oetingen
O GP Oetingen começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. O ritmo seguiu elevado na primeira metade da corrida e nenhuma ciclista conseguiu formar a fuga do dia. A 63km do fim, Victoire Berteau (Cofidis) sofreu uma queda, mas rapidamente reentrou no pelotão. 13km depois, alguns ataques provocaram um corte no pelotão.
A cerca de 45km do fim, as ciclistas que ficaram cortadas conseguiram reentrar no pelotão. 5km depois, Anna Henderson (Lidl – Trek) e Lara Gillespie (UAE Team ADQ) tentaram isolar-se, mas não tiveram sucesso. A 37km do fim, o ritmo do pelotão e a chuva aumentaram e provocaram um corte no pelotão. 7km depois, quatro ciclistas conseguiram uma pequena vantagem sobre o pelotão, mas foram rapidamente alcançadas. Logo a seguir, a principal favorita, Lara Gillespie ficou envolvida numa queda e foi obrigada a abandonar a corrida.
Poderoso sprint de Julie De Wilde
A 15km do fim, Anna Henderson tentou novamente sair do pelotão, mas não teve sucesso. Uma das principais favoritas, Clara Copponi (Lidl – Trek) deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão. 2km depois, novo corte aconteceu no pelotão. Charlotte Kool (Team Picnic PostNL) foi uma das ciclistas a ficar cortada. A 7km da meta, o grupo da neerlandesa conseguiu reentrar no pelotão. 2km depois, no último setor de pavê, Kool sofreu uma queda feia e foi obrigada a abandonar.
A 2.5km da meta, no último muro do dia, o Zavelberg, com 0.6km a 6.5%, Henderson acelerou. A britânica não conseguiu isolar-se, mas partiu o pelotão. A Fenix – Deceuninck era quem tinha mais ciclistas e impunha um ritmo elevado. Nos metros finais, Julie De Wilde lançou o sprint final e não deu hipótese, conquistando assim a sua primeira vitória da temporada no GP Oetingen. Sofia Bertizzolo chegou a estar na roda da belga, mas não tinha capacidade para a passar e foi assim segunda. Chiara Consonni passou Marta Lach (Team SD Worx-Protime) com o esticar da bicicleta para fechar o pódio.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Geert Tresignie