Andrea Vendrame emerge na chuva e conquista etapa 3 do Tirreno-Adriatico!
O italiano Andrea Vendrame (Decathlon AG2R La Mondiale) venceu a terceira etapa do Tirreno-Adriatico, uma ligação de 239km entre Follonica e Colfiorito, batendo ao sprint o britânico Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling Team) e o francês Romain Grégoire (Groupama – FDJ). Vendrame surpreendeu no momento em que lançou o sprint final para estrear-se a vencer esta temporada. O italiano Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) chegou no pelotão e segue o camisola azul.
Chuva começa a ter impacto na etapa
A terceira etapa do Tirreno-Adriatico começou com Lorenzo Conforti (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) e Davide Bais (Team Polti VisitMalta) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os dois italianos conseguiram uma vantagem de cerca de 6:00 sobre o pelotão. Ao km 75, na primeira contagem do dia, Conforti foi o primeiro a passar no alto. O ritmo da corrida e a chuva intensificaram e faziam com que a vantagem da fuga do dia diminuísse. 20km depois, a fuga do dia foi alcançada.
Ao km 112, Conforti foi o primeiro a passar no alto na segunda contagem do dia. O pelotão baixou o ritmo e, com a chuva a ficar mais forte, nenhum ciclista tentar formar um novo grupo da frente da corrida. A 70km do fim, no sprint intermédio do dia, Jonathan Milan (Lidl – Trek) somou a pontuação máxima. 4km depois, Andrea Pietrobon (Team Polti VisitMalta) e Dries De Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale) atacaram e conseguiram uma vantagem de 3:00.
Corrida acaba por partir no Valico di Colfiorito
A 34km do fim, Derek Gee (Israel – Premier Tech) sofreu um furo, mas rapidamente reentrou no pelotão. 10km depois, Jonathan Milan ficou envolvido numa queda. O italiano ficou bastante maltratado, mas conseguiu continuar em prova. Logo a seguir, os ciclistas entraram na última subida do dia, o Valico di Colfiorito, com 18.5km a 3.1%. A 10km da meta, De Bondt cedeu e foi alcançado. 1km depois, Ben Healy (EF Education – EasyPost) atacou e passou direto por Pietrobon, mas Juan Ayuso (UAE Team Emirates – XRG) não deixou o irlandês ganhar um espaço importante.
A 8.2km da meta, Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) atacou e foi seguido por Romain Grégoire. 600 metros depois, Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) e Laurens De Plus (Ineos Grenadiers) fizeram a ponte para os dois da frente. Poucos metros depois, Derek Gee fechou o espaço para o grupo da frente. A 4km da meta, Manuele Tarozzi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia. Healy e Carapaz mexeram novamente, mas não conseguiram ganhar um espaço importante.
Nova vitória italiana no Tirreno-Adriatico
A 3.5km da meta, Filippo Ganna atacou e conseguiu uma pequena vantagem. Várias equipas passaram na frente do pelotão e fizeram com que o italiano fosse alcançado, 2.5km depois. Logo a seguir, Tim Van Dijke (Red Bull – Bora – hansgrohe) e Rick Pluimers (Tudor Pro Cycling Team) conseguiram uma ligeira vantagem, mas Ben Healy rapidamente fechou o espaço.
Nos metros finais, Andrea Vendrame surpreendeu no momento em que lançou o sprint final, mas Tom Pidcock ainda conseguiu agarrar a sua roda. O britânico tentou, mas não tinha capacidade para passar o italiano que se estreou assim a vencer esta temporada na etapa 3 do Tirreno-Adriatico. Romain Grégoire fez também um belo sprint. O francês ainda tentou, mas não conseguiu passar Pidcock e acabou por ser terceiro. Mathieu Van der Poel foi fechado, nos últimos metros, e foi apenas 20º.
Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) chegou no grupo principal e foi 35º. Rui Costa (EF Education – EasyPost) foi 108º a 7:46 e Rui Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) 145º a 16:52.
Filippo Ganna segue líder da classificação geral do Tirreno-Adriatico. Juan Ayuso segue o líder da juventude e Jonathan Milan dos pontos. Manuele Tarozzi é o novo líder da montanha e a UAE Team Emirates – XRG lidera por equipas.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Tirreno-Adriatico