Lenny Martinez vence etapa 5 do Paris-Nice! Matteo Jorgenson regressa à liderança!

O francês Lenny Martinez (Bahrain Victorious) venceu a quinta etapa do Paris-Nice, uma ligação de 203.3km entre Saint-Just-en-Chevalet e La Côte-Saint-André, após protagonizar um grande ataque a 100 metros da meta. O francês Clément Champoussin (XDS Astana Team) foi segundo e o americano Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike) foi terceiro, ambos a 3s. Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) perdeu 26s e Jorgenson volta assim a envergar a camisola amarela.

Começo com forte ritmo e bastante ofensivo

A quinta etapa do Paris-Nice começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 10, na primeira contagem do dia, Kobe Goossens (Intermarché – Wanty) foi o primeiro a passar no alto. Os ataques seguiam no pelotão, mas a fuga não estava a conseguir formar-se. Por volta do km 46, Sean Flynn (Team Picnic PostNL), Michael Matthews (Team Jayco-AlUla) e Anders Skaarseth (Uno-X Mobility) conseguiram uma pequena vantagem. 8km depois, Mauro Schmid (Team Jayco-AlUla), Anthony Turgis (TotalEnergies) e Bruno Armirail (Decathlon AG2R La Mondiale) juntaram-se ao trio da frente.

Ao km 65, os seis da frente foram alcançados. Logo a seguir, Thibaud Gruel (Groupama – FDJ) e Ben Swift (Ineos Grenadiers) atacaram e formaram a fuga do dia. Os dois conseguiram uma vantagem de cerca de 2:00 sobre o pelotão. A 97km do fim, na segunda contagem do dia, Swift foi o primeiro a passar no alto. Poucos kms depois, Jonas Vingegaard ficou envolvido numa queda. O dinamarquês ficou um pouco maltratado, mas conseguiu continuar em prova.

Tobias Foss tenta novamente a sua sorte de longe

A 47km do fim, na terceira contagem do dia, Gruel foi o primeiro a passar no alto. 5km depois, Tobias Foss (Ineos Grenadiers) acelerou e juntou-se aos dois da frente. Swift impôs um ritmo alto em prol do norueguês e foi o primeiro a passar no alto da quarta contagem do dia. A 30km do fim, na quarta contagem do dia, Foss acelerou e isolou-se na frente da corrida. O norueguês foi assim o primeiro a passar no alto desta contagem. Swift e Gruel foram ambos alcançados pelo pelotão.

A 17km da meta, na penúltima contagem do dia, Foss foi o primeiro a passar no alto. Mauro Schmid saltou do pelotão e tentava fazer a ponte para o norueguês. 3km depois, o campeão suíço acabou por ser alcançado. Foss conquistou a pontuação máxima no sprint intermédio do dia. Florian Lipowitz (Red Bull – Bora – hansgrohe) conquistou 2s de bonificação. A cerca de 5km da meta, Foss foi alcançado. O ritmo seguiu elevado e começava a haver uma grande luta pelo posicionamento.

Super Lenny Martinez na subida final

A 1.7km da meta, os ciclistas entraram na subida final, o Côte de Notre-Dame-de-Sciez, que tem uma pendente média de 11.1%. Axel Zingle (Team Visma | Lease a Bike) aumentou o ritmo e começou a partir o pelotão. João Almeida (UAE Team Emirates – XRG) não entrou na melhor posição e teve de gastar para recuperar lugares. Jonas Vingegaard e Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) estavam a sofrer e seguiam na cauda do grupo.

A 1km da meta, Brandon McNulty (UAE Team Emirates – XRG) aumentou o ritmo e Vingegaard e Skjelmose acabaram por ceder. João Almeida passou dificuldades, mas seguiu na cauda do grupo. 300 metros depois, Jorgenson acelerou. O americano partiu completamente o grupo e foi seguido por Harold Tejada (XDS Astana Team), Clément Champoussin e Lenny Martinez. João Almeida não foi ao choque e tentava minimizar as perdas. A 100 metros da meta, Martinez acelerou e ninguém teve capacidade para seguir o francês que se estreou assim a vencer no World Tour na etapa 5 do Paris-Nice.

Mesmo não tendo pontuado, João Almeida segue líder da montanha
Mesmo não tendo pontuado, João Almeida segue líder da montanha

Champoussin foi mais forte que Jorgenson e Tejada para ser segundo a 3s. Florian Lipowitz (Red Bull – Bora – hansgrohe) fechou o top5 a 6s. João Almeida fez uma boa parte final da subida a ritmo e foi 7º a 7s. Vingegaard foi apenas 16º a 26s e Skjelmose 17º a 28s.

Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) foi 134º e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) 136º, ambos a 17:20.

Matteo Jorgenson volta assim a ser o líder da classificação geral do Paris-Nice. Tim Merlier (Soudal Quick-Step) segue líder dos pontos e João Almeida da montanha. Florian Lipowitz é o novo líder da juventude.

Matteo Jorgenson volta a envergar a camisola amarela no Paris-Nice
Matteo Jorgenson volta a envergar a camisola amarela no Paris-Nice

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: ASO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock