Jon Barrenetxea vence etapa final da Vuelta a Andalucía! Pavel Sivakov conquista geral!
O espanhol Jon Barrenetxea (Movistar Team) venceu a última etapa da Vuelta a Andalucía, uma ligação de 168.3km entre Benahavís e La Línea de la Conception, batendo ao sprint os noruegueses Tobias Johannessen (Uno-X Mobility) e Johannes Staune-Mittet (Decathlon AG2R La Mondiale). O francês Pavel Sivakov (UAE Team Emirates – XRG) chegou no pelotão e garantiu a camisola amarela.
Grande fuga consegue formar-se
A última etapa da Vuelta a Andalucía começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 5, Jordan Labrosse (Decathlon AG2R La Mondiale), Paul Double (Arkea-B&B Hotels), Pierre Latour (TotalEnergies), David Delgado (Burgos Burpellet BH) e Milan Lanhove (Team Flanders – Baloise) atacaram e formaram a fuga do dia. 8km depois, Axel Laurance e Omar Fraile (Ineos Grenadiers), Enric Mas (Movistar Team), Anders Johannessen (Uno-X Mobility), Johannes Staune-Mittet, David Gonzalez (Q36.5 Pro Cycling Team) e Iker Mintegi (Euskaltel – Euskadi) juntaram-se aos cinco da frente.
Ao km 24, na primeira contagem do dia, Latour foi o primeiro a passar no topo. Nicolas Prodhomme (Decathlon AG2R La Mondiale), Ivan Sosa (Equipo Kern Pharma), Thomas Gachignard (TotalEnergies), Giovanni Carboni (Unibet Tietema Rockets), José Manuel Diaz (Burgos Burpellet BH), Tobias Johannessen e Andreas Leknessund (Uno-X Mobility) e Floris De Tier (Wagner Bazin WB) também fizeram a ponte para o grupo da frente. A fuga do dia tinha uma vantagem de cerca de 2:00.
Fuga segue com excelente vantagem
A cerca de 100km do fim, Latour deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente. A UAE Team Emirates – XRG comandava o pelotão, mas não estava a conseguir reduzir a vantagem da fuga do dia. 25km depois, na segunda contagem do dia, Staune-Mittet foi o primeiro a passar no alto. O grupo da frente acabou por partir e o norueguês era seguido por Anders Johannessen, Tobias Johannessen, Prodhomme, Mas, Sosa e Gachignard.
A 57km do fim, os perseguidores fizeram a ponte para os sete da frente. 7km depois, o pelotão impunha um ritmo alto, mas a fuga ainda tinha uma vantagem de 1:15. A 45km do fim, ataques começaram a acontecer no grupo da frente, mas nenhum ciclista conseguiu ganhar um espaço importante. Poucos kms depois, os ciclistas na frente da corrida continuam a cooperar muito bem e tinham quase 2:00 de vantagem sobre o pelotão.
Jon Barrenetxea vinga novamente a fuga
A 18km da meta, Barrenetxea atacou e foi seguido por Carboni, Tobias Johannessen, Staune-Mittet, Mintegi e Gachignard. No grupo perseguidor começaram a marcar-se e os seis conseguiram uma vantagem de 40s 12km depois, Mintegi e Gachignard ficaram envolvidos numa queda e perderam o contacto com o grupo da frente. Carboni ficou preso na queda e sofreu um problema mecânico, que o fez perder o contacto com a dianteira.
A 5km da meta, Staune-Mittet tentou isolar-se, mas não teve sucesso. 2km depois, o pelotão fez a ponte para o grupo perseguidor. Barrenetxea tentou isolar-se, mas acabou por não ter sucesso. Staune-Mittet passou dificuldades e só conseguiu reentrar no grupo da frente, a 1.3km da meta. Logo a seguir, o norueguês tentou isolar-se, mas não conseguiu ganhar um espaço importante.
Nos metros finais, Staune-Mittet tentou surpreender com um ataque de longe, mas não teve sucesso. Barrenetxea lançou o sprint final e Tobias Johannessen e Staune-Mittet não tiveram resposta para o espanhol que venceu assim a etapa final da Vuelta a Andalucía. Maxim Van Gils (Red Bull – Bora – hansgrohe) impôs-se ao sprint no pelotão para ser sexto a 31s.
Pavel Sivakov é o grande vencedor da Vuelta a Andalucía, batendo Clement Berthet (Decathlon AG2R La Mondiale) por 23s e Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling Team) por 26s. O francês também venceu o Combinado. Maxim Van Gils venceu os pontos e Andreas Leknessund os sprints intermédios. Thomas Silva (Caja Rural – Seguros RGA) venceu a montanha e a UAE Team Emirates – XRG foi a melhor equipa.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Vuelta a Andalucía