Tadej Pogacar conquista UAE Tour com vitória na etapa final!

O esloveno, Campeão do Mundo, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates – XRG) venceu a última etapa do UAE Tour, uma ligação de 176.1km entre Al Ain e Jebel Hafeet, após isolar-se na frente da corrida a 7.5km da meta. O italiano Giulio Ciccone (Lidl – Trek) foi segundo a 33s e o espanhol Pello Bilbao (Bahrain Victorious) completou o pódio a 35s. Pogacar fez história ao tornar-se no primeiro ciclista a vencer por três vezes o UAE Tour.

Fuga consegue formar-se, mas echelons marcam primeira metade da etapa

A última etapa do UAE Tour começou com Alexey Lutsenko e Pier-André Côte (Israel – Premier Tech), Logan Currie (Lotto), Ayco Bastiaens (Soudal Quick-Step) e Dusan Rajovic e Djordje Djuric (Solution Tech – Vini Fantini) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Ao km 25, Bruno Armirail (Decathlon AG2R La Mondiale), Carlos Samudio (Solution Tech – Vini Fantini) e Enrico Zanoncello (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) atacaram e juntaram-se ao grupo da frente. Poucos kms depois, Jonathan Milan (Lidl – Trek), Robbe Ghys (Alpecin – Deceuninck) e Gerben Kuypers (Intermarché – Wanty) juntaram-se à fuga do dia.

Por volta do km 50, echelons aconteceram no pelotão. Lennert Van Eetvelt (Lotto), Jay Vine (UAE Team Emirates – XRG), Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team), Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale) e Georg Steinhauser (EF Education – EasyPost) acabaram por ficar cortados. 11km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Milan somou a pontuação máxima. Ao km 76, o primeiro pelotão fez a ponte para a fuga do dia.

Tadej Pogacar rapidamente se isola no Jebel Hafeet

A 30km do fim, o primeiro pelotão tinha uma vantagem de 2:00 sobre o segundo pelotão. 16km depois, no último sprint intermédio do dia, Milan conquistou novamente a pontuação máxima. Logo a seguir, os ciclistas entraram na subida final, o Jebel Hafeet, com 10.9km a 6.7%. A UAE Team Emirates – XRG começou a aumentar o ritmo e o primeiro pelotão ficava cada vez mais pequeno.

A 7.8km da meta, Tadej Pogacar acelerou e foi seguido por Oscar Onley (Team Picnic PostNL) e Giulio Ciccone. 300 metros depois, o britânico e o italiano deixaram de ter capacidade para seguir o esloveno. Finn Fisher-Black (Red Bull – Bora – hansgrohe) tentava a solo chegar aos dois perseguidores e tinha Pablo Castrillo e Iván Romeo (Movistar Team) e Pello Bilbao poucos metros atrás de si.

Tadej Pogacar imparável e excelente luta pelo pódio da geral

A 6km da meta, Fisher-Black foi alcançado por Romeo, Castrillo e Bilbao. 1km depois, Pogacar tinha 30s de vantagem sobre Onley e Ciccone e 50s sobre o grupo de Bilbao. A 4km da meta, Ciccone acelerou e Onley acabou por ceder. Fisher-Black também deixou de ter capacidade para seguir Castrillo, Romeo e Bilbao. 1.7km depois, Onley foi alcançado pelos três espanhóis. Logo a seguir, Bilbao atacou e só Romeo conseguiu agarrar a sua roda. O jovem da Movistar Team acabou por ir ao seu limite, alguns metros depois, e perdeu o contacto com o veterano da Bahrain Victorious.

A 1.2km da meta, Pello Bilbao fez a ponte para Giulio Ciccone. Tadej Pogacar manteve um ritmo tranquilo e conquistou assim a etapa rainha do UAE Tour. Ciccone bateu ao sprint Bilbao para ser segundo a 33s. Destaca-se a fantástica subida de Ivan Romeo que ficou quarto a 49s. Oscar Onley e Finn Fisher-Black também se mostraram num bom nível e foram 5º e 7º, respetivamente. Lennert Van Eetvelt ainda foi 12º a 3:55.

Tadej Pogacar é assim o grande vencedor do UAE Tour, batendo Giulio Ciccone por 1:14 e Pello Bilbao por 1:19. Ivan Romeo venceu a juventude, Jonathan Milan os pontos e Djordje Djuric os sprints intermédios. A Movistar Team foi a melhor equipa.

O pódio final do UAE Tour com Giulio Ciccone, Tadej Pogacar e Pello Bilbao
O pódio final do UAE Tour com Giulio Ciccone, Tadej Pogacar e Pello Bilbao

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock