Lotte Claes surpreende e vinga a fuga na Omloop Nieuwsblad!

A belga Lotte Claes (Arkea-B&B Hotels) venceu a Omloop Nieuwsblad, uma clássica de 137,5km entre Gent e Ninove, batendo ao sprint, a sua companheira de fuga, a polaca Aurela Nerlo (Winspace Orange Seal). A neerlandesa Demi Vollering (Team SD Worx-Protime) fechou o pódio a 3:25, após bater ao sprint a sua compatriota Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck). Claes estreou-se a vencer no World Tour e deu a primeira vitória no World Tour à Arkea-B&B Hotels.

Fuga consegue grande vantagem

A Omloop Nieuwsblad começou com Aurela Nerlo, Lotte Claes, Elena Pirrone (Roland), Mieke Docx (Lotto Ladies) e Julie Stockman (DD Group Pro Cycling Team) a saltarem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Valerie Demay (VolkerWessels Pro Cycling Team) e Andrea Casagranda (Bepink – Imatra – Bongioanni) também saíram do pelotão e tentavam juntar-se à fuga do dia. Beatrice Caudera (Bepink – Imatra – Bongioanni) e Giulia Giuliani (Roland) tentavam fazer a ponte para o grupo perseguidor.

Ao km 20, as cinco da frente tinham 2:00 de vantagem sobre Demay e Casagranda, 2:30 sobre Caudera e Giuliani e 3:45 sobre o pelotão. Cerca de 30km do fim, Giuliani fez a ponte para o grupo perseguidor que estava a mais de 5:00 das cinco da frente. Caudera acabou por ser alcançada. Nenhuma equipa estava a querer comandar o pelotão e a fuga já tinha uma vantagem de 9:00.

Lotte Claes e Aurela Nerlo isolam-se e favoritas só mexem no Muur – Kapelmuur

A 50km do fim, Stockman perdeu o contacto com o grupo da frente. Poucos kms depois, as três perseguidoras foram alcançadas. As quatro da frente estavam a cooperar muito bem e tinham agora 11:00 de vantagem sobre o pelotão. As equipas das principais favoritas continuavam a marcar-se e nenhuma delas estava a querer assumir a perseguição.

Demi Vollering e Puck Pieterse foram as únicas ciclistas que conseguiram sair do pelotão no Muur - Kapelmuur
Demi Vollering e Puck Pieterse foram as únicas ciclistas que conseguiram sair do pelotão no Muur – Kapelmuur

A 20km do fim, Stockman foi alcançada pelo pelotão. A FDJ-Suez acelerou no pelotão, mas as quatro da frente ainda tinham uma vantagem de 6:20. 3km depois, no Muur – Kapelmuur, Pirrone e Docx deixaram de ter capacidade para seguir Claes e Nerlo. A 13km do fim, as duas da frente tinham uma vantagem de 5:00 sobre o pelotão, que só estava a entrar agora no Muur – Kapelmuur. Demi Vollering acabou por mexer na corrida e só Puck Pieterse conseguiu agarrar a sua roda. Kasia Niewiadoma-Phinney (Canyon//SRAM zondacrypto) e Marlen Reusser e Liane Lippert (Movistar Team) tentaram seguir as neerlandesas, mas não tiveram sucesso.

Triunfo histórico de Lotte Claes na Omloop Nieuwsblad

Pieterse e Vollering chegaram a Docx e Pirrone, mas rapidamente largaram a belga e a italiana. As duas tentavam lutar pelo último lugar do pódio e mantinham uma boa vantagem sobre o pelotão. A 4.5km da meta, Lotte Claes atacou, mas Aurela Nerlo conseguiu agarrar a sua roda. As duas voltaram a colaborar e tinham mais de 3:00 de vantagem sobre as duas perseguidoras.

A cerca de 850 metros da meta, Aurela Nerlo tentou surpreender com um ataque de longe. Lotte Claes passou dificuldades, mas conseguiu agarrar a roda da polaca. Nos últimos metros, a belga conseguiu bater ao sprint a polaca para estrear-se assim a vencer como profissional na Omloop Nieuwsblad. Demi Vollering não deu hipótese ao sprint frente a Puck Pieterse para completar o pódio a 3:25. Lorena Wiebes (Team SD Worx-Protime) impôs-se ao sprint no pelotão para fechar o top5 a 3:35.

O pódio da Omloop Nieuwsblad com Aurela Nerlo, Lotte Claes e Demi Vollering
O pódio da Omloop Nieuwsblad com Aurela Nerlo, Lotte Claes e Demi Vollering

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock