Contrarrelógio com final no Malhão para decidir o vencedor da 51ª Volta ao Algarve!
Disputa-se hoje a última etapa da 51ª Volta ao Algarve que nos promete um grande espetáculo na luta pela etapa e classificação geral. Vários nomes podem sair com a vitória no contrarrelógio e na classificação geral, mas Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) destaca-se dos demais. Irá o dinamarquês recuperar o tempo necessário a Jan Christen e João Almeida (UAE Team Emirates – XRG) para conquistar o Alto do Malhão e a Volta ao Algarve?
Perfil
A última etapa da Volta ao Algarve é um contrarrelógio de 19.6km entre Salir e o Alto do Malhão. Os primeiros 17km do contrarrelógio têm várias zonas em falso plano, mas mesmo assim, ciclistas como Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) e Stefan Kung (Groupama – FDJ) deverão ganhar segundos. Mesmo assim, o Alto do Malhão, com 2.6km a 9.2%, promete ser decisivo para se saber o vencedor final da etapa e geral.

Favoritos
Jonas Vingegaard parte como principal favorito para a etapa final da Volta ao Algarve. Vingegaard tem aqui uma excelente contrarrelógio para as suas características. O dinamarquês ainda está longe do seu melhor, mas já mostrou ser capaz de ser o mais forte no final do dia.
Primoz Roglic (Red Bull – Bora – hansgrohe) e Filippo Ganna são os maiores adversários de Jonas Vingegaard. Roglic também tem aqui uma excelente etapa para si. O esloveno também não está no seu melhor, mas de certeza que estará na luta pela etapa e geral. Ganna está num bom momento de forma. A subida final não irá a ajudar o italiano, mas mesmo assim, o ciclista da Ineos Grenadiers já mostrou ser capaz de se impor neste tipo de esforços.
João Almeida está muito bem posicionado na geral onde está a 4s de Jan Christen e tem 16s sobre Vingegaard e 19s sobre Roglic. O português está num bom momento e tem aqui um ótimo contrarrelógio para as suas características, mas não será fácil conquistar a geral da Volta ao Algarve.
Mathias Vacek (Lidl – Trek) entrou muito bem na temporada. O checo tem aqui uma bela etapa para si e pode subir vários lugares na geral. Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) e Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) não estão nos seus melhores níveis. Mesmo assim, ambos dão-se muito bem neste tipo de etapas e de certeza que querem conseguir um excelente resultado.
Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step) tem aqui um bom dia para si. O belga costuma se dar bem nestas jornadas e poderá estar na luta pelo top3 da geral. Stefan Kung e Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) não têm um contrarrelógio propriamente ao estilo de ambos. Os dois ainda estão a testar a sua forma e poderão conseguir um belo resultado no dia de hoje.
Nota ainda para Jan Christen, António Morgado e Felix Grosschartner (UAE Team Emirates – XRG), Mattia Cattaneo (Soudal Quick-Step) e Tao Geoghegan Hart e Jakob Soderqvist (Lidl – Trek) que poderão terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Jonas Vingegaard
⭐⭐⭐⭐ Primoz Roglic e Filippo Ganna
⭐⭐⭐ João Almeida, Mathias Vacek e Thymen Arensman
⭐⭐ Antonio Tiberi, Ilan Van Wilder, Stefan Kung e Wout Van Aert
⭐ Jan Christen, António Morgado, Felix Grosschartner, Mattia Cattaneo, Tao Geoghegan Hart e Jakob Soderqvist
Transmissão em Direto
A corrida contará com transmissão na Eurosport 2 e na RTP2 a partir das 15h00.
Foto de Capa: Cor Vos