Diego Uriarte vinga a fuga na etapa 4 da Vuelta a Andalucía!
O espanhol Diego Uriarte (Equipo Kern Pharma) venceu a quarta etapa da Vuelta a Andalucía, uma ligação de 195.2km entre Córdoba e Alhaurín de la Torre, após surpreender os seus companheiros de fuga com um ataque a 2km da meta. O francês Alan Jousseaume (TotalEnergies) foi segundo e o britânico Connor Swift (Ineos Grenadiers) terceiro, ambos a 9s. O francês Pavel Sivakov (UAE Team Emirates – XRG) chegou no pelotão e segue o camisola amarela.
Começo ofensivo, mas fuga acaba por se formar
A quarta etapa da Vuelta a Andalucía começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 7, Connor Swift, Diego Uriarte e Adam Toupalik (Unibet Tietema Rockets) atacaram e conseguiram uma pequena vantagem. 10km depois, os três acabaram por ser alcançados. Ao km 40, Pierre Latour (TotalEnergies) e conseguiu uma pequena vantagem. 6km depois, o francês conquistou a pontuação máxima no sprint intermédio do dia.
Por volta do km 50, Latour foi alcançado pelo pelotão. Cerca de 14km depois, Callum Scotson (Decathlon AG2R La Mondiale), Jorge Arcas (Movistar Team), Welay Berhe (Team Jayco-AlUla), Connor Swift, Emils Liepins (Q36.5 Pro Cycling Team), Alan Jousseaume, Zeb Kyffin (Unibet Tietema Rockets), Joel Nicolau e Sebastian Berwick (Caja Rural – Seguros RGA), Diego Uriarte, Anders Johannessen (Uno-X Mobility), Toon Clynhens (Team Flanders – Baloise), Danny van der Tuuk (Euskaltel – Euskadi) e Mario Aparicio (Burgos Burpellet BH) atacaram e formaram a fuga do dia.
Fuga ganha tempo importante para lutar pela etapa
Ao km 75, no segundo sprint intermédio do dia, Nicolau conquistou a pontuação máxima. A Petrolike e a Wagner Bazin WB trabalhavam no pelotão, pois não tinham nenhum elemento na frente da corrida. A colaboração entre os fugitivos do dia era a ideal e tinham uma vantagem de cerca de 2:30. A 65km do fim, alguns ataques aconteceram no grupo da frente, mas não tiveram sucesso. Van der Tuuk teve de trocar de bicicleta, mas conseguiu reentrar na fuga do dia. As mesmas equipas trabalhavam no pelotão e não estavam a conseguir reduzir a vantagem do grupo da frente.
A 40km do fim, Kyffin, Van der Tuuk e Clynhens perderam o contacto com o grupo da frente. 10km depois, Van der Tuuk conseguiu reentrar no grupo da frente. Kyffin e Clynhens foram alcançados pelo pelotão. As equipas que trabalhavam no pelotão acabaram por tirar pé e a fuga tinha agora mais de 4:00 de vantagem.
Ataque no momento certo de Diego Uriarte
A 18km da meta, ataques começaram a acontecer no grupo da frente. 3km depois, Connor Swift, Alan Jousseaume, Diego Uriarte, Sebastian Berwick, Danny Van der Tuuk e Callum Scotson conseguiram isolar-se. Os seis conseguiram uma vantagem de cerca de 30s sobre Anders Johannessen, Welay Berhe, Emils Liepins, Jorge Arcas e Mario Aparicio.
A 4km da meta, Jousseaume tentou isolar-se na frente da corrida, mas não teve sucesso. 2km depois, Uriarte atacou e conseguiu isolar-se. Os cinco perseguidores ficaram a marcar-se e o espanhol ganhou um espaço importante. Uriarte manteve o seu ritmo e estreou-se assim a vencer como profissional na etapa 4 da Vuelta a Andalucía. Jousseaume foi mais forte ao sprint que Swift e Scotson para ser assim segundo a 9s. Anders Foldager (Team Jayco-AlUla) impôs-se ao sprint no pelotão para ser 13º a 4:32.
Pavel Sivakov manteve a liderança da classificação geral e do Combinado da Vuelta a Andalucía. Maxim Van Gils (Red Bull – Bora – hansgrohe) segue líder dos pontos, Thomas Silva (Caja Rural – Seguros RGA) da montanha e Andreas Leknessund (Uno-X Mobility) da montanha.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images