Christian Scaroni em grande forma vence etapa 1 e é primeiro líder do Tour des Alpes-Maritimes!
O italiano Christian Scaroni (XDS Astana Team) venceu a primeira etapa do Tour des Alpes-Maritimes, uma ligação de 163.5km entre Contes e Gourdon, batendo ao sprint o colombiano Santiago Buitrago (Bahrain Victorious). O francês Lenny Martinez (Bahrain Victorious) completou o pódio a 4s. Scaroni confirmou o seu bom momento de forma ao conquistar a sua segunda vitória da temporada e é assim o primeiro camisola azul.
Fuga facilmente se forma
A primeira etapa do Tour des Alpes-Maritimes começou com um ritmo alto. Ao km 5, Baptiste Veistroffer (Lotto) e Dillon Corkery (St Michel – Preference Home – Auber93) atacaram e formaram a fuga do dia. 10km depois, Matteo Vercher (TotalEnergies), Sergio Meris (Unibet Tietema Rockets), Edoardo Zamperini (Arkea-B&B Hoels), Kenny Molly (Van Rysel – Roubaix) e Morné Van Niekerk (St Michel – Preference Home – Auber93) saltaram do pelotão e fizeram a ponte para os dois da frente.
Ao km 27, na primeira contagem do dia, Molly conquistou a pontuação máxima. A fuga do dia tinha uma vantagem de cerca de 2:00 sobre o pelotão. 30km depois, na segunda contagem do dia, Meris foi o primeiro a passar no alto. Corkery deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançado. A EF Education – EasyPost comandava o pelotão e a vantagem da fuga do dia era de apenas 1:00.
Fuga alcançada e Andrea Vendrame tenta a sua sorte de longe
A 63km do fim, no sprint intermédio do dia, Veistroffer conquistou a pontuação máxima. A fuga tinha uma vantagem de 1:30 sobre o pelotão. 8km depois, Vercher sofreu uma queda, mas conseguiu reentrar no grupo da frente. A 35km do fim, a fuga do dia foi alcançada. A EF Education – EasyPost impunha um forte ritmo e o pelotão estava cada vez mais pequeno. 8km depois, na última contagem do dia, Molly foi o primeiro a passar no topo.
A 18km da meta, Andrea Vendrame (Decathlon AG2R La Mondiale) atacou e conseguiu isolar-se. 4km depois, os ciclistas entraram na subida final em Gourdon, que tem uma pendente média de 3.9%. Os primeiros 8km desta subida são os mais duros e eram onde as diferenças deveriam ser feitas. A 8km da meta, Vendrame acabou por ser alcançado. Victor Lafay (Decathlon AG2R La Mondiale) deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão.
Christian Scaroni segue com o bom momento de forma
A 6.6km da meta, Santiago Buitrago atacou e conseguiu isolar-se. Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) tentava fazer a ponte para o colombiano e era seguido por Christian Scaroni e Lenny Martinez. Poucos metros depois, Scaroni e Martinez fizeram a ponte para Buitrago. Carapaz tentou seguir os dois, mas acabou por quebrar.
A 5km da meta, Martinez tentou isolar-se, mas Scaroni não o deixou ganhar um espaço importante. O francês manteve um forte ritmo e pôs-se ao serviço de Buitrago. Alguns metros depois, Jarno Widar (Lotto), Joe Blackmore (Israel – Premier Tech), Lorenzo Fortunato (XDS Astana Team), Guillaume Martin (Groupama – FDJ) e Aurélien Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale) fizeram a ponte para Carapaz.
Km após km, o trio da frente foi aumentando a sua vantagem sobre os perseguidores e acabou por disputar a etapa ao sprint. Nos metros finais, Scaroni lançou o sprint e Buitrago agarrou a sua roda. O colombiano tentou, mas não conseguiu passar o italiano que conquistou assim a etapa 1 do Tour des Alpes-Maritimes. Lenny Martinez fechou o pódio a 4s. Fortunato chegou com Widar e Martin a 47s. Carapaz acabou por quebrar e foi apenas décimo a 59s.
Christian Scaroni é o primeiro líder da classificação geral do Tour des Alpes-Maritimes. Lenny Martinez é o primeiro líder da juventude, Baptiste Veistroffer dos sprints intermédios e Kenny Molly da montanha.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency