Milan Fretin triunfa na etapa 4 da Volta ao Algarve! Jan Christen segue líder!

O belga Milan Fretin (Cofidis) venceu a quarta etapa da Volta ao Algarve, uma ligação de 175.2km entre Albufeira e Faro, batendo ao sprint o belga Jordi Meeus (Red Bull – Bora – hansgrohe) e o italiano Filippo Ganna (Ineos Grenadiers). Fretin confirmou o seu bom momento de forma ao somar a sua segunda vitória da temporada. O suíço Jan Christen (UAE Team Emirates – XRG) chegou seguro no pelotão e segue o camisola amarela.

Aventura da fuga do dia

A quarta etapa da Volta ao Algarve começou com Warre Vangheluwe (Soudal Quick-Step), Johan Jacobs (Groupama – FDJ), Gorka Sorarrain (Caja Rural – Seguros RGA) e Nicolas Tivani (Aviludo – Louletano – Loulé) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. O pelotão impôs um ritmo tranquilo e os quatro conseguiram uma vantagem de 7:15.

Ao km 41, na primeira contagem do dia, Tivani foi o primeiro a passar no topo. Cerca de 35km depois, Vlad Van Mechelen e Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) saltaram do pelotão e tentavam fazer a ponte para o grupo da frente. A 70km do fim, os quatro da frente tinham 2:20 de vantagem sobre os dois perseguidores e 3:00 sobre o pelotão. 17km depois, na segunda contagem do dia, Tivani foi o primeiro a passar no alto. Eulálio e Van Mechelen acabaram por tirar pé e foram alcançados pelo pelotão.

A 40km do fim, na meta volante do dia, Jacobs conquistou a pontuação máxima. Poucos kms depois, a Team Visma | Lease a Bike aumentou o ritmo do pelotão, mas a fuga ainda tinha uma vantagem de 2:00. A 24km do fim, na terceira contagem do dia, Jacobs foi o primeiro a passar no topo. 7km depois, a fuga do dia acabou por ser alcançada. A Team Visma | Lease a Bike mantinha um ritmo elevado. A equipa neerlandesa tentava eliminar alguns sprinters da luta pela vitória, mas as subidas não eram duras o suficiente para isso acontecer.

Grande sprint de Milan Fretin em Faro

Nos últimos kms, o ritmo era elevado e várias equipas começavam a lutar pela frente do pelotão. A 2km da meta, Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) teve um problema mecânico. Como estava dentro da zona de proteção, o dinamarquês iria receber o mesmo tempo do pelotão.

Nos metros finais, a Intermarché – Wanty assumiu o comando do pelotão. Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) foi obrigado a lançar o sprint de longe, mas foi rapidamente ultrapassado por Arnaud De Lie (Lotto). Milan Fretin vinha embalado de trás e conseguiu passar pelo seu compatriota para conquistar a etapa 4 da Volta ao Algarve. Jordi Meeus e Filippo Ganna também fizeram um grande sprint, depois de não estarem bem posicionados. O belga e o italiano conseguiram também passar por De Lie para serem 2º e 3º, respetivamente.

António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) foi 14º e João Almeida (UAE Team Emirates – XRG) 28º, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Jan Christen (UAE Team Emirates – XRG) segue líder da classificação geral e da juventude da Volta ao Algarve. O suíço parte para o contrarrelógio final com 4s de vantagem sobre João Almeida, 13s sobre Laurens De Plus (Ineos Grenadiers), 20s sobre António Morgado e Jonas Vingegaard e 23s sobre Primoz Roglic (Red Bull – Bora – hansgrohe). Jordi Meeus segue líder dos pontos e Nicolas Tivani da montanha.

Jan Christen segue o camisola amarela da Volta ao Algarve (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2025)
Jan Christen segue o camisola amarela da Volta ao Algarve (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2025)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock