Alexander Kristoff impõe-se em apertado sprint e conquista etapa 3 da Vuelta a Andalucía!

O norueguês Alexander Kristoff (Uno-X Mobility) venceu a terceira etapa da Vuelta a Andalucía, uma ligação de 163km entre Arjona e Pozoblanco, batendo ao sprint o britânico Ben Turner (Ineos Grenadiers) e o belga Maxim Van Gils (Red Bull – Bora – hansgrohe). Kristoff estreou-se a vencer este ano e somou a 97ª vitória como profissional da sua carreira. O francês Pavel Sivakov (UAE Team Emirates – XRG) chegou seguro no pelotão e segue líder.

Fuga facilmente se forma

A terceira etapa da Vuelta a Andalucía começou com Thomas Silva (Caja Rural – Seguros RGA), Diego Uriarte (Equipo Kern Pharma) e Lorenzo Peschi (Petrolike) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Ao km 21, no sprint intermédio do dia, Peschi somou a pontuação máxima. O pelotão impunha um ritmo tranquilo e o trio da frente conseguiu uma vantagem de 4:00. 25km depois, na única contagem do dia, Silva foi o primeiro a passar no topo.

Na segunda metade da etapa, o pelotão começou a aumentar o ritmo e a vantagem da fuga ia diminuindo. O vento também começava a intensificar e as equipas começavam a lutar pelo melhor posicionamento possível no pelotão.

Alexander Kristoff triunfa em dia marcado por echelons

A 25km do fim, echelons aconteceram no pelotão. Um dos principais favoritos a lutar pela vitória no dia de hoje, Axel Laurance (Ineos Grenadiers) acabou por ficar cortado. 3km depois, a fuga do dia foi alcançada. A 18km do fim, no km de ouro, Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling Team) conquistou 6s de bonificação. Markus Hoelgaard (Uno-X Mobility) somou 5s de bonificação e Marc Soler (UAE Team Emirates – XRG) 3s. Poucos kms depois, a Uno-X Mobility assumiu o comando do pelotão, pois o seu sprinter Alexander Kristoff estava no primeiro pelotão.

Nos kms finais, a Ineos Grenadiers e a Uno-X Mobility lutavam pela frente do pelotão. Nos metros finais, Ben Turner surpreendeu ao lançar o sprint de longe e conseguiu um ligeiro espaço. Alexander Kristoff demorou alguns metros a reagir ao britânico, mas mesmo em cima do risco de meta, o norueguês conseguiu passar Turner para vencer assim a etapa 3 da Vuelta a Andalucía. Maxim Van Gils foi mais forte que Tom Pidcock para ser terceiro.

O português Rúben Guerreiro (Movistar Team) não partiu para a etapa de hoje, por causa de uma noite mal passada com bastantes dores no pescoço.

Pavel Sivakov manteve a liderança da classificação geral e do Combinado da Vuelta a Andalucía. Maxim Van Gils segue líder dos pontos e Thomas Silva da montanha. Andreas Leknessund (Uno-X Mobility) segue líder dos sprints intermédios e a UAE Team Emirates – XRG lidera por equipas.

Pavel Sivakov segue o camisola amarela da Vuelta a Andalucía (Foto: Rafa Gomez/SprintCyclingAgency©2025)
Pavel Sivakov segue o camisola amarela da Vuelta a Andalucía (Foto: Rafa Gomez/SprintCyclingAgency©2025)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock