Christian Scaroni regressa aos triunfos na Classic Var!
O italiano Christian Scaroni (XDS Astana Team) venceu a segunda edição da Classic Var, uma clássica de 163.5km entre Le Luc e Fayence, batendo ao sprint os franceses Paul Lapeira e Victor Lafay (Decathlon AG2R La Mondiale). Scaroni regressou às vitórias, mais de 2 depois, e deu a primeira vitória da temporada à XDS Astana Team.
Fuga facilmente se forma
A Classic Var começou com Baptiste Veistroffer (Lotto), Mael Guégan (CIC U Nantes), Celéstin Guillon (Van Rysel – Roubaix) e Jaakko Hanninen e Damien Girard (Nice Métropole Côte d’Azur) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os cinco conseguiram uma vantagem de cerca de 5:00 sobre o pelotão. A Arkea-B&B Hotels e a Bahrain Victorious eram as equipas mais ativas no pelotão, pois tinham intenções de lutar pela vitória com os seus líderes Kévin Vauquelin e Santiago Buitrago, respetivamente.
Na segunda metade da prova, o pelotão começou a aumentar o ritmo, mas os cinco da frente estavam a colaborar muito bem e ainda tinha uma ótima vantagem. A 34km do fim, a EF Education – EasyPost e a Arkea-B&B Hotels aceleraram no pelotão, mas a fuga ainda tinha uma vantagem de 1:00. 7km depois, Veistroffer tentou isolar-se, mas não teve sucesso.
Christian Scaroni imperial no muro final
A 10km da meta, os cinco da frente ainda tinham uma vantagem de 40s, mas o pelotão começou a impor um ritmo cada vez mais forte. 6.5km depois, Veistroffer acelerou e foi seguido por Girard e Guillon. Guégan e Hanninen acabaram por ser alcançados. A 1.6km da meta, os três sobreviventes da fuga do dia foram alcançados. 400 metros depois, os ciclistas entraram no muro final em Fayence com uma pendente média de 9.5%. O ritmo era elevado e os ciclistas começavam a lutar pelo posicionamento. Santiago Buitrago e Kévin Vauquelin não entraram bem colocados e tiveram de gastar para subir lugares.
A 800 metros da meta, Quentin Pacher (Groupama – FDJ) tentou sair do pelotão, mas não teve sucesso. 100 metros depois, Victor Lafay acelerou e foi seguido por Paul Lapeira, Christian Scaroni, Kevin Vauquelin e Santiago Buitrago. Poucos metros depois, Lapeira tentou isolar-se, mas não teve sucesso. Antes da última curva, Scaroni acelerou para assumir o comando. O italiano lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese para conquistar assim a Classic Var. Paul Lapeira foi segundo e Victor Lafay fechou o pódio. Kévin Vauquelin foi apenas quarto e Santiago Buitrago quinto.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency