Jordi Meeus estreia-se a vencer em 2025 na etapa 3 da Volta ao Algarve!

O belga Jordi Meeus (Red Bull – Bora – hansgrohe) venceu a terceira etapa da Volta ao Algarve, uma ligação de 183.5km entre Vila Real Santo António e Tavira, batendo ao sprint o eritreu Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) e o campeão belga Arnaud De Lie (Lotto). Meeus confirmou o seu bom momento de forma e estreou-se a vencer esta temporada. O suíço Jan Christen (UAE Team Emirates – XRG) chegou no pelotão e segue líder da geral.

Aventura da fuga do dia

A terceira etapa da Volta ao Algarve começou com Calum Johnston (Caja Rural – Seguros RGA), Gonçalo Oliveira (Anicolor – Tien21), Bruno Silva (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Joaquim Silva (Efapel Cycling), Ivo Pinheiro (Feirense – Beeceler), Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), Noah Campos e André Ribeiro (GI Group Holding – Simoldes – UDO), João Oliveira (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) e César Fonte (Rádio Popular – Paredes – Boavista) a saltarem do pelotão e a formarem a fuga do dia.

Ao km 70, a fuga do dia tinha uma vantagem de cerca de 3:00 sobre o pelotão. 27km depois, na primeira contagem do dia, Johnston foi o primeiro a passar no topo. João Oliveira deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançado. A 59km do fim, Miguel Salgueiro atacou e conseguiu isolar-se. 2km depois, Joaquim Silva e César Fonte fizeram a ponte para a frente da corrida. O grupo perseguidor acabou por ser alcançado. Poucos kms depois, o trio da frente foi também alcançado.

A 44km do fim, na segunda contagem do dia, Nicolas Tivani (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) foi o primeiro a passar no alto. 20km depois, no sprint intermédio do dia, Mathias Vacek (Lidl – Trek) somou a bonificação máxima. Romain Bardet (Team Picnic PostNL) ficou envolvido numa queda. O francês ficou bastante maltratado e acabou por abandonar a corrida. O ritmo da etapa seguiu alto e várias equipas lutavam pela frente do pelotão.

Jordi Meeus vinga em caótico sprint

No km final, a Lotto assumiu o comando do pelotão e Rui Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) estava na roda de Arnaud De Lie. A 700 metros da meta, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficou envolvido Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA). Nos metros finais, Casper Van Uden (Team Picnic PostNL) tentou surpreender ao lançar o sprint de longe e Jordi Meeus agarrou a sua roda. O belga facilmente passou o neerlandês e acabou por conquistar assim a etapa 3 da Volta ao Algarve.

Alberto Dainese (Tudor Pro Cycling Team) foi o segundo a cruzar a linha de meta, mas acabou por ser relegado por causa de uma manobra perigosa sobre Rui Oliveira. Biniam Girmay não estava bem posicionado, mas fez uma bela recuperação para ser segundo. Arnaud De Lie ainda passou Casper Van Uden para ser terceiro. Destaca-se o bom sprint de Santiago Mesa (Efapel Cycling) que foi oitavo. Rui Oliveira foi obrigado a travar por causa de Dainese e terminou em 16º. Iúri Leitão conseguiu cruzar a linha de meta, após a queda feia que sofreu.

Jan Christen (UAE Team Emirates – XRG) segue líder da classificação geral e da juventude da Volta ao Algarve. Jordi Meeus é o novo líder dos pontos e Nicolas Tivani da montanha.

Jan Christen segue o camisola amarela da Volta ao Algarve (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2025)
Jan Christen segue o camisola amarela da Volta ao Algarve (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2025)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock