Tim Merlier conquista caótica etapa 5 do UAE Tour!

O belga, Campeão da Europa, Tim Merlier (Soudal Quick-Step) venceu a quinta etapa do UAE Tour, uma ligação de 160.7km com partida e chegada em Dubai, batendo ao sprint os italianos Matteo Malucelli (XDS Astana Team) e Jonathan Milan (Lidl – Trek). Merlier fez história ao tornar-se no primeiro ciclista a vencer seis etapas no UAE Tour. O esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates – XRG) chegou seguro no pelotão, depois de ter estado na fuga do dia, e segue o camisola vermelha.

Dois dos principais candidatos à geral na fuga do dia

A quinta etapa do UAE Tour começou com Kristian Sbaragli, Djordje Djuric e Carlos Samudio (Solution Tech – Vini Fantini) e Manuele Tarozzi e Federico Biagini (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Ao km 11, Domen Novak e Tadej Pogacar (UAE Team Emirates – XRG) atacaram e foram seguidos por Lennert Van Eetvelt (Lotto), Victor Langellotti (Ineos Grenadiers), Kobe Goossens (Intermarché – Wanty) e Roberto Gonzalez (Solution Tech – Vini Fantini). 10km depois, os seis fizeram a ponte para os cinco da frente.

Ao km 43, no primeiro sprint intermédio do dia, Pogacar somou a bonificação máxima. Van Eetvelt conquistou 2s de bonificação e Langellotti 1s. A colaboração na frente era a ideal e tinham uma vantagem de cerca de 2:40 sobre o pelotão.

Na segunda metade da etapa, o pelotão aumentou o ritmo e a vantagem da fuga começava a cair. A 60km do fim, a vantagem do grupo da frente era de apenas 1:00 sobre o pelotão. 15km depois, Djuric somou a pontuação máxima no último sprint intermédio do dia. Van Eetvelt conquistou mais 1s de bonificação. A cerca de 40km do fim, a fuga do dia foi alcançada. O ritmo do pelotão seguiu elevado com várias equipas a lutarem pela frente do pelotão.

Quedas antes do sprint final

A 3.7km da meta, uma queda aconteceu no pelotão. Felix Gall e Paul Seixas (Decathlon AG2R La Mondiale), Carlos Rodriguez e Victor Langellotti (Ineos Grenadiers) e Pablo Castrillo (Movistar Team) ficaram envolvidos e iam perder segundos importantes. O ritmo do pelotão seguiu elevado com várias equipas a lutarem pela frente do pelotão.

A 600 metros da meta, na última curva, Luka Mezgec (Team Jayco-AlUla) tentou surpreender ao lançar um ataque de longe. 100 metros depois, nova queda aconteceu no pelotão com Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck), Dylan Groenewegen (Team Jayco-AlUla), Fabio Jakobsen e Tobias Lund Andresen (Team Picnic PostNL), Fernando Gaviria (Movistar Team), Daniel Mclay (Team Visma | Lease a Bike) e Gerben Thijssen (Intermarché – Wanty) a ficarem envolvidos.

Poderoso sprint de Tim Merlier

A Lidl – Trek e a Red Bull – Bora – hansgrohe fecharam o espaço para Luka Mezgec a cerca de 250 metros da meta. Logo a seguir, Jonathan Milan lançou o sprint final e Tim Merlier rapidamente respondeu ao italiano e colocou-se ao seu lado. Nos últimos metros, Milan começou a quebrar e foi ultrapassado pelo Campeão da Europa que conquistou assim a etapa 5 do UAE Tour. Matteo Malucelli aproveitou muito bem a roda do Campeão da Europa e passou Milan para ser segundo. A etapa fez história no World Tour ao ter uma média de 48.751 km/h!

Carlos Rodriguez, Felix Gall e Pablo Castrilo acabaram por perder 58s na geral. Paul Seixas perdeu 2:22 e Victor Langellotti 4:12.

Tadej Pogacar segue líder da classificação geral do UAE Tour. Jonathan MIlan segue líder dos pontos e Djordje Duric dos sprints intermédios. Joshua Tarling (Ineos Grenadiers) é o melhor jovem e a Movistar Team a melhor equipa.

Tadej Pogacar segue o camisola vermelha do UAE Tour (Foto: Sprint Cycling Agency)
Tadej Pogacar segue o camisola vermelha do UAE Tour (Foto: Sprint Cycling Agency)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock