Jan Christen vence etapa 2 da Volta ao Algarve! João Almeida é 2º e António Morgado 5º!

O suíço Jan Christen (UAE Team Emirates – XRG) venceu a segunda etapa da Volta ao Algarve, uma ligação de 177.6km entre Lagoa e o Alto da Fóia, após ter protagonizado um grande ataque a 900 metros da meta. João Almeida (UAE Team Emirates – XRG) fez uma fantástica etapa! Os últimos 500m do português foram demolidores e conseguiu ainda chegar com Christen para ser segundo. O belga Laurens De Plus (Ineos Grenadiers) fechou o pódio a 7s. António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) fez também uma grande etapa e fechou o top5 a 10s.

Aventura da fuga do dia

A segunda etapa da Volta ao Algarve começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 8, Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA), Brent Van Moer (Lotto), Nicolas Tivani (Aviludo – Louletano – Loulé) e Leangel Linarez (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) atacaram e formaram a fuga do dia. Cerca de 3km depois, Tobias Bayer (Alpecin – Deceuninck), Fábio Costa (Anicolor – Tien21), Guilherme Lino (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), André Carvalho (Efapel Cycling) e Hugo Nunes (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) fizeram a ponte para o grupo da frente.

Ao km 36, na primeira contagem do dia, Tivani foi o primeiro a passar no topo. Iúri Leitão decidiu tirar pé e esperou pelotão que estava a cerca de 4:00 da fuga do dia. A Red Bull – Bora – hansgrohe e a Team Visma | Lease a Bike eram as equipas que mais se viam na frente do pelotão. A 78km do fim, na segunda contagem do dia, Tivani foi o primeiro a passar no topo. Fábio Costa, Guilherme Lino e Linarez perderam o contacto com o grupo da frente e foram alcançados.

A 50km do fim, o grupo da frente ainda tinha cerca de 5:00 de vantagem sobre o pelotão. 12km depois, os ciclistas entraram na Marmelete, com 2.3km a 5%. André Carvalho perdeu o contacto com o grupo da frente. A Team Visma | Lease a Bike acelerou no pelotão e vários ciclistas cederam. 2km depois, Tivani foi o primeiro a passar no topo da terceira contagem do dia. A cerca de 24km do fim, o argentino cedeu e foi alcançado. 2km depois, no último sprint intermédio do dia, Bayer somou a pontuação máxima. Logo a seguir, a fuga do dia foi alcançada.

Pelotão parte na penúltima subida do dia

A 15km da meta, os ciclistas entraram na penúltima contagem do dia, a Pomba, com 3.8km a 7.7%. Logo a seguir, Romain Bardet (Team Picnic PostNL) tentou surpreender com um ataque de longe, mas foi rapidamente alcançado. Jan Tratnik (Red Bull – Bora – hansgrohe) impunha um forte ritmo no pelotão. João Almeida não entrou bem posicionado, mas aos poucos ia subindo no pelotão.

A 12km da meta, Julian Alaphilippe (Tudor Pro Cycling Team) tentou saltar do pelotão, mas não teve sucesso. Logo a seguir, Primoz Roglic (Red Bull – Bora – hansgrohe) atacou e Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) não deixou o esloveno ganhar um espaço importante. Romain Bardet tentou novamente sair do pelotão, mas não teve sucesso. Ainda assim, o francês foi o primeiro a passar no topo da penúltima contagem do dia. António Morgado e João Almeida não responderam a estes ataques, mas seguiam no reduzido pelotão.

Forte quarteto ganha espaço importante no Alto da Fóia

A 8.5km da meta, os ciclistas entraram no Alto da Fóia, que tem uma pendente média de 5.1%. Laurens De Plus atacou de imediato e foi seguido por Rémy Rochas (Groupama – FDJ), Ben Tulett (Team Visma | Lease a Bike) e Neilson Powless (EF Education – EasyPost). 1km depois, Jan Christen fez a ponte para o quarteto da frente que tinha cerca de 10s de vantagem. Poucos metros depois, Luca Vergallito (Alpecin – Deceuninck) juntou-se também ao grupo da frente.

A 6km da meta, Jan Christen tentou isolar-se, mas não teve sucesso. 600 metros depois, De Plus atacou e foi seguido por Christen, Vergallito e Powless. Tulett e Rochas acabaram por ceder e foram alcançados pelo pelotão. A Lidl – Trek comandava o pelotão, mas o ritmo não era muito forte e o quarteto da frente estava com uma vantagem cada vez maior.

A 3km da meta, os ciclistas entraram na fase mais dura do Alto da Fóia. Jan Christen tentou isolar-se de imediato, mas não teve sucesso. O ritmo no pelotão aumentou e Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) e Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) acabaram por ceder. 1km depois, Jonas Vingegaard atacou e foi seguido por Primoz Roglic, João Almeida, Romain Bardet e Tao Geoghegan Hart (Lidl – Trek). António Morgado seguiu num pequeno grupo a poucos segundos do grupo onde estava Almeida.

António Morgado confirmou no Alto da Fóia a sua grande evolução (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2025)
António Morgado confirmou no Alto da Fóia a sua grande evolução (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2025)

Grande dia para a UAE Team Emirates – XRG na Volta ao Algarve

A 900 metros da meta, Christen atacou e isolou-se na frente da corrida. De Plus ainda respondeu, mas não estava a conseguir fechar o espaço para o jovem suíço. Quando faltam 500 metros para o grupo dos principais favoritos, João Almeida atacou. O português passou direto por Powless e Vergallito e começava a fechar o espaço para De Plus. Almeida facilmente passou pelo belga e conseguiu chegar a Jan Christen. O português decidiu tirar pé e deu assim a vitória ao jovem suíço na etapa 2 da Volta ao Algarve. De Plus foi 3º a 7s e Bardet 4º a 8s.

António Morgado também fez uma grande parte final do Alto da Fóia ao ser 5º a 10s, chegando com Jonas Vingegaard na sua roda. Tao Geoghegan Hart chegou com Primoz Roglic a 13s. Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step) perdeu 19s e Mathias Vacek (Lidl – Trek) minimizou as perdas ao ser 16º a 30s. Thymen Arensman perdeu 1:03 e Antonio Tiberi 1:49.

Alexis Guerin (Anicolor – Tien21) foi o melhor ciclista de equipas portuguesas e terminou em 30º a 2:02. Tiago Antunes (Efapel Cycling) foi o melhor português das equipas nacionais e terminou em 33º a 2:12.

Jan Christen é o novo líder da classificação geral, dos pontos, da montanha e da juventude da Volta ao Algarve. A UAE Team Emirates – XRG lidera por equipas.

Jan Christen é o primeiro camisola amarela da Volta ao Algarve (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2025)
Jan Christen é o primeiro camisola amarela da Volta ao Algarve (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2025)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock