Tom Pidcock conquista etapa 2 da Vuelta a Andalucía! Pavel Sivakov é o novo líder!

O britânico Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) venceu a segunda etapa da Vuelta a Andalucía, uma ligação de 133.5km entre Alcaudete e Torredelcampo, batendo ao sprint o colombiano Brandon Rivera (Ineos Grenadiers) e o francês Pavel Sivakov (UAE Team Emirates-XRG). O belga Maxim Van Gils (Red Bull – Bora – hansgrohe) não chegou no grupo principal e Sivakov é assim o novo líder.

Começo ofensivo, mas fuga consegue formar-se

A segunda etapa da Vuelta a Andalucía começou com Tim Wellens (UAE Team Emirates – XRG) a sair do pelotão, mas o belga foi rapidamente alcançado. Ao km 10, Ben Turner (Ineos Grenadiers) e Fabien Doubey (TotalEnergies) saltaram do pelotão e conseguiram um pequeno espaço. 5km depois, os dois foram alcançados. Por volta do km 20, Rúben Guerreiro (Movistar Team), Igor Arrieta (UAE Team Emirates – XRG), Jordan Labrosse (Decathlon AG2R La Mondiale) e Anders Johannessen (Uno-X Mobility) conseguiram um pequeno espaço, mas foram rapidamente alcançados.

Ao km 25, na primeira contagem do dia, Marc Soler (UAE Team Emirates – XRG) foi o primeiro a passar no alto. Poucos kms depois, Igor Arreita, Axel Laurance (Ineos Grenadiers), Enric Mas (Movistar Team), Gianluca Brambilla (Q36.5 Pro Cycling Team), Welay Berhe (Team Jayco-AlUla), Johannes Staune-Mittet (Decathlon AG2R La Mondiale) e Adne Holter (Uno-X Mobility) atacaram e formaram a fuga do dia. Holter somou a pontuação máxima no sprint intermédio do dia.

Corrida parte completamente no Puerto Viejo

A 66km do fim, Brambilla foi o primeiro a passar no alto da segunda contagem do dia. Poucos kms depois, a fuga do dia foi alcançada. A 52km do fim, os ciclistas entraram na última contagem do dia, o Puerto Viejo, com 8.8km a 5.2%. O pelotão acabou por partir e Pavel Sivakov, Steff Cras (TotalEnergies), Johannes Staune-Mittet e Clement Berthet (Decathlon AG2R La Mondiale) e Brandon Rivera ficaram isolados. Maxim Van Gils e Tom Pidcock estavam num pequeno grupo a cerca de 30s dos cinco da frente.

A 49km do fim, Pidcock atacou e foi seguido por Van Gils. Mas a ritmo tentou seguir os dois, mas não teve sucesso. Na frente da corrida, Sivakov acelerou e foi seguido por Berthet. 3km depois, Mas chegou a Van Gils e Pidcock. Cras foi alcançado por este grupo, mas rapidamente perdeu o contacto. Rivera a ritmo conseguiu reentrar no grupo da frente. A 43km do fim, Sivakov foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia. Pidcock voltou a mexer na corrida e foi seguido por Mas. Van Gils não teve capacidade para seguir o ataque e ficou com Staune-Mitttet.

Maxim Van Gils perde tempo importante

A 40km do fim, na descida do Puerto Viejo, Pidcock juntou-se ao grupo da frente. 4km depois, Mas também chegou à dianteira. Staune-Mittet não colaborava com Van Gils e os dois já estavam a cerca de 1:00 da frente da corrida. A 25km da meta, Rúben Guerreiro, Axel Laurance, Steff Cras, Thomas Gachignard (TotalEnergies), Giovanni Aleotti (Red Bull – Bora – hansgrohe), Nicolas Prodhomme (Decathlon AG2R La Mondiale), Marc Soler e Tim Wellens (UAE Team Emirates – XRG), Jose Manuel Diaz (Burgos Burpellet BH) e Markus Hoelgaard (Uno-X Mobility) fizeram a ponte para Van Gils e Staune-Mittet.

A TotalEnergies e a Red Bull – Bora – hansgrohe trabalhavam no grupo perseguidor, mas estavam a 1:50 dos cinco da frente. Brandon Rivera e Enric Mas já estavam a bastante tempo na geral e não colaboravam tanto com Clement Berthet, Pavel Sivakov e Tom Pidcock. Mesmo assim, o ritmo do grupo da frente era o ideal e conseguiam manter esta grande vantagem.

Ruben Guerreiro conseguiu mais um top10 esta temporada na etapa 2 da Vuelta a Andalucía
Ruben Guerreiro conseguiu mais um top10 esta temporada na etapa 2 da Vuelta a Andalucía

Super Tom Pidcock na colina final e novo camisola amarela

A 5km da meta, Enric Mas tentou isolar-se, mas não teve sucesso. 2.5km depois, o espanhol tentou novamente, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. A 1.2km da meta, os ciclistas entraram na colina final de 1.2km a 8.2%. Os cinco da frente estavam a marcar-se bastante, mas ainda tinha uma grande vantagem sobre o grupo perseguidor. 200 metros depois, Pavel Sivakov atacou e foi seguido por Tom Pidcock, Brandon Rivera e Mas. Clement Berthet não foi ao choque a ritmo conseguiu reentrar no grupo da frente.

A 600 metros da meta, Berthet tentou a sua sorte de longe, mas não ganhou um espaço importante. Nos metros finais, Pidcock lançou o sprint final e Rivera agarrou a sua roda. O colombiano não teve capacidade para passar o britânico que venceu assim a etapa 2 da Vuelta a Andalucía. Sivakov foi mais forte que Berthet e Mas para ser terceiro. Van Gils venceu o sprint do grupo perseguidor na colina final para ser sexto a 1:10.

Rúben Guerreiro fez uma excelente etapa e foi 9º a 1:10. Na geral, o português é agora 23º a 10:08.

Pavel Sivakov é o novo líder da classificação geral e do Combinado da Vuelta a Andalucía. Maxim Van Gils segue líder dos pontos, Thomas Silva (Caja Rural – Seguros RGA) da montanha e Andreas Leknessund (Uno-X Mobility) dos sprints intermédios.

Pavel Sivakov é o novo camisola amarela da Vuelta a Andalucía
Pavel Sivakov é o novo camisola amarela da Vuelta a Andalucía

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock