Elisa Balsamo bisa na etapa final da Setmana Ciclista Valenciana! Demi Vollering vence geral!

A italiana Elisa Balsamo (Lidl – Trek) venceu a última etapa da Setmana Ciclista Valenciana, uma ligação de 131.1km entre Elche e Alicante, batendo ao sprint a polaca Agnieszka Skalniak-Sójka (Canyon//SRAM zondacrypto) e a alemã Liane Lippert (Movistar Team). A neerlandesa Demi Vollering chegou segura no pelotão e conquistou a sua primeira corrida por etapas pela FDJ-Suez.

Começo com ritmo alto, mas fuga acaba por se formar

A última etapa da Setmana Ciclista Valenciana começou com um ritmo alto. Nenhuma ciclista tentou formar a fuga do dia e o pelotão seguiu compacto durante vários kms. Ao km 28, no sprint intermédio do dia, Femke De Vries (Team Visma | Lease a Bike) somou a pontuação máxima. 8km depois, na primeira contagem do dia, Brodie Chapman (UAE Team ADQ) foi a primeira a passar no topo.

Ao km 50, na segunda contagem do dia, Champan somou a pontuação máxima. Poucos kms depois, Mischa Bredewold (Team SD Worx-Protime), Amanda Spratt (Lidl – Trek), Nina Buijsman (FDJ-Suez), Lore De Schepper (AG Insurance-Soudal Team), Paula Blasi (UAE Team ADQ), Olha Kulynych (Fenix – Deceuninck), Katrine Aalerud (Uno-X Mobility), Ane Santesteban (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) e Segolene Thomas (St Michel – Preference Home – Auber93) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. As nove conseguiram uma vantagem de cerca de 2:00 sobre o pelotão.

Elisa Balsamo vinga com fuga a ser alcançada no km final

A 25km do fim, Kulynych tentou isolar-se na frente da corrida, mas não tiveram sucesso. 10km depois, a Team Visma | Lease a Bike e a Canyon//SRAM zondacrypto assumiram o comando do pelotão e começavam a diminuir a vantagem da fuga do dia. A colaboração na frente da corrida não era a ideal, mas as nove da frente seguiam com uma boa vantagem.

A 3km da meta, começou a marcar-se no grupo da frente. Spratt, Kulynych e Blasi tentaram isolar-se, mas nenhuma das três conseguiu ganhar um espaço importante. A 700 metros da meta, a fuga do dia foi alcançada. Nos metros finais, Thalita De Jong (Human Powered Health) tentou surpreender ao lançar o sprint de longe, mas foi rapidamente ultrapassada por Elisa Balsamo. Agnieszka Skalniak-Sójka estava na roda da italiana, mas acabou por não ter capacidade para passar Balsamo que bisou assim na etapa final da Setmana Ciclista Valenciana. Liane Lippert passou De Jong para ser terceira.

Mariana Líbano (Eneicat-CM Team) foi 104ª a 17:30. Na geral, a portuguesa foi 111ª a 49:01.

Demi Vollering é a grande vencedora da Setmana Ciclista Valenciana, batendo Marlen Reusser (Movistar Team) por 34s e Anna Van der Breggen (Team SD Worx-Protime) por 37s. Elisa Balsamo venceu os pontos e Brodie Chapman a montanha. Eleonora Ciabocco (Team Picnic PostNL) foi a melhor jovem e a FDJ-Suez a melhor equipa.

O pódio da Setmana Ciclista Valenciana com Marlen Reusser, Demi Vollering e Anna Van der Breggen (Foto: Rafa Gomez/SprintCyclingAgency©2025)
O pódio da Setmana Ciclista Valenciana com Marlen Reusser, Demi Vollering e Anna Van der Breggen (Foto: Rafa Gomez/SprintCyclingAgency©2025)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Setmana Ciclista Valenciana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock