António Morgado faz história e conquista Figueira Champions Classic!

O português António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) venceu a 3ª edição da Figueira Champions Classic, uma clássica de 192.7km com partida e chegada na Figueira da Foz, após isolar-se na frente da corrida a 21km da meta. O francês Paul Magnier (Soudal Quick-Step) foi segundo e o checo Mathias Vacek (Lidl – Trek) terceiro ambos a 5s. O campeão nacional Rui Costa (EF Education – EasyPost) fechou o top5 e Rúben Guerreiro (Movistar Team) foi 9!

Aventura da fuga do dia

A Figueira Champions Classic começou com um ritmo alto. A fuga demorou, mas conseguiu formar-se e era composta por Javier Ibañez (Caja Rural – Seguros RGA), Nil Gimeno (Equipo Kern Pharma), Nicolás Alustiza (Euskaltel – Euskadi), Rafael Reis (Anicolor – Tien21), Jorge Galvez (Aviludo – Louletano), Diogo Narciso e João Medeiros (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), Delio Fernandez (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) e André Ribeiro (GI Group Holding – Simoldes – UDO). Os nove conseguiram uma vantagem de cerca de 4:00 sobre o pelotão.

A 80km do fim, os ciclistas entraram na primeira passagem na Rua Parque Florestal, com 2.3km a 7.8%. O pelotão não aumentou muito o ritmo e a fuga ainda tinha uma vantagem de cerca de 2:00 no topo da subida. 30km depois, já na segunda passagem na Rua Parque Florestal, a fuga do dia foi alcançada. Logo a seguir, Dylan Teuns (Cofidis) conseguiu um ligeiro espaço, mas foi rapidamente alcançado. Julian Alaphilippe (Tudor Pro Cycling Team) também tentou sair do pelotão, mas não teve sucesso.

João Almeida e Rui Costa numa das ascensões à Rua Parque Florestal
João Almeida e Rui Costa numa das ascensões à Rua Parque Florestal

Filippo Ganna tenta a sua sorte de muito longe

A 48km do fim, Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) atacou e conseguiu isolar-se. No pelotão começaram a marcar-se e o italiano conseguiu uma vantagem de cerca de 40s. Cerca de 8km depois, Michael Valgren (EF Education – EasyPost) e Natnael Tesfazion (Movistar Team) saltaram do pelotão e tentavam fazer a ponte para Ganna. O pelotão estava reduzido a 41 ciclistas. António Morgado, João Almeida (UAE Team Emirates – XRG), Rui Costa, Rúben Guerreiro Nelson Oliveira (Movistar Team) e Tiago Antunes (Efapel Cycling) eram os portugueses presentes no grupo.

Ganna entrou, a 30km do fim, na volta final ao circuito na Figueira da Foz e tinha uma vantagem de cerca de 30s sobre o pelotão. Tesfazion e Valgren acabaram por ser alcançados. Nelson Oliveira e alguns ciclistas da Lidl – Trek assumira o comando do pelotão e tentavam fechar o espaço para Ganna antes da última passagem na Rua Parque Florestal.

Rúben Guerreiro conseguiu o seu segundo top10 na Figueira Champions Classic
Rúben Guerreiro conseguiu o seu segundo top10 na Figueira Champions Classic

António Morgado ganha espaço importante

A 23km do fim, os ciclistas entraram na última passagem na Rua Parque Florestal. António Morgado e João Almeida estavam muito bem colocados. 1km depois, Neilson Powless (EF Education – EasyPost) tentou isolar-se, mas não teve sucesso. Ganna estava em bastantes dificuldades e tinha o pelotão cada vez mais perto. A 21km do fim, António Morgado atacou com Jefferson Cepeda (Movistar Team) na sua roda e os dois passaram diretos por Ganna. Poucos metros depois, Cepeda deixou de ter capacidade para seguir Morgado que se isolou assim na frente da corrida.

A 18km da meta, Mikkel Honore (EF Education – EasyPost) e Jon Agirre (Euskaltel – Euskadi) saíram do pelotão e tentavam chegar a Morgado. O português mantinha um excelente ritmo e tinha uma vantagem de cerca de 30s. Cerca de 10km depois, Honore e Agirre foram alcançados. Na última passagem na Enforca Cães, com 0.8km a 7.3%, alguns ciclistas tentaram sair do pelotão, mas João Almeida e Jan Christen não os deixaram ganharam um espaço importante.

“Bigode Voador” brilha na Figueira da Foz

Nos últimos kms, a Soudal Quick-Step, a Movistar Team, a Lidl – Trek e a EF Education – EasyPost trabalharam na frente do pelotão e começavam a fechar o espaço para António Morgado. O jovem ciclista da UAE Team Emirates – XRG conseguiu resistir e tornou-se assim no primeiro português a conquistar a Figueira Champions Classic! Paul Magnier impôs-se ao sprint no pelotão para ser segundo a 5s. Mathias Vacek foi mais forte que Sam Watson (Ineos Grenadiers) e fechou o pódio.

Rui Costa também se fez ao sprint final e conseguiu um excelente quinto lugar. Rúben Guerreiro também se mostrou no sprint final e terminou em 9º. João Almeida chegou também no pelotão e foi 16º. Tiago Antunes foi o melhor ciclista de equipas portuguesa. O português da Efapel Cycling foi 34º a 1:30 e somou 3pts UCI.

O pódio da Figueira Champions Classic com Paul Magnier, António Morgado e Mathias Vacek
O pódio da Figueira Champions Classic com Paul Magnier, António Morgado e Mathias Vacek

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock