Viking está de volta! Mads Pedersen vence etapa 2 do Tour de La Provence e é o novo líder!
O dinamarquês Mads Pedersen (Lidl – Trek) venceu a segunda etapa do Tour de La Provence, uma ligação de 167.5km entre Forcalquier e Manosque, batendo ao sprint o esloveno Matej Mohoric (Bahrain Victorious). O britânico Fred Wright (Bahrain Victorious) impôs-se ao sprint no pelotão para ser terceiro a 16s. Pedersen estreou-se a vencer esta temporada e é o novo camisola azul.
Fuga facilmente se forma
A segunda etapa do Tour de la Provence começou com Damien Girard (Nice Métropole Côte d’Azur), Daniel Arnes (Van Rysel – Roubaix), Matis Louvel (Israel – Premier Tech) e Matteo Vercher (Team TotalEnergies) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os três conseguiram uma vantagem de cerca de 3:30 sobre o pelotão. Ao km 29, no primeiro sprint intermédio do dia, Louvel somou a pontuação máxima. 15km depois, na primeira contagem do dia, Girard foi o primeiro a passar no topo.
A 80km do fim, o quarteto da frente tinha 2:30 de vantagem. A Lidl – Trek, a Decathlon AG2R La Mondiale e a EF Education – EasyPost eram as equipas mais ativas no pelotão. 20km depois, o ritmo no pelotão começou a aumentar e a vantagem da fuga começava a cair. A 50km do fim, na segunda contagem do dia, Girard foi o primeiro a passar no topo. 7km depois, ataques aconteceram no pelotão. Alguns ciclistas ganharam um ligeiro espaço, mas foram rapidamente alcançados.
Corrida parte no Col de l’Aire dei Masco
A 37km do fim, Vercher atacou e isolou-se na frente da corrida. 3km depois, o francês entrou na subida mais dura do dia, o Col de l’Aire dei Masco, com 6.5km a 4.8%, e tinha uma vantagem de apenas 20s. A 32km do fim, Vercher foi alcançado. Logo a seguir, várias acelerações aconteceram no pelotão, que acabou por partir.
A 30km do fim, Mads Pedersen atacou e foi seguido por Sander De Pestel (Decathlon AG2R La Mondiale) e Alexander Cepeda (EF Education – EasyPost). Um grupo composto por Matej Mohoric, Fred Wright, Toms Skujins (Lidl – Trek), Lukas Kubis (Unibet Tietema Rockets), Ewen Costiou (Arkea-B&B Hotels) e Marco Tizza (Wagner Bazin WB) formou-se na perseguição ao trio da frente. 2km depois, Pedersen foi o primeiro a passar no topo da última subida do dia.
Forte duo consegue isolar-se e disputa etapa ao sprint
A 19km da meta, no último sprint intermédio do dia, Pedersen conquistou a pontuação máxima. 1km depois, os seis perseguidores fizeram a ponte para o trio da frente. Logo a seguir, Mohoric atacou e só Pedersen conseguiu agarrar a sua roda. Os dois começaram a colaborar e ganharam uma excelente vantagem. A colaboração não era a ideal entre os perseguidores e acabaram por ser alcançados a 11km da meta. Marijn Van den Berg (EF Education – EasyPost), Dorian Godon (Decathlon AG2R La Mondiale) e Paul Penhoet (Groupama – FDJ) eram alguns dos ciclistas que estavam no pelotão.
A 8km da meta, Pedersen e Mohoric tinham 45s de vantagem sobre o pelotão. A colaboração entre os dois era perfeita e estava praticamente garantido que a vitória era para um dos dois. A cerca de 1km da meta, no início da colina final com uma pendente média de 3.9%, os dois começaram a marcar-se com Mohoric na roda de Pedersen. O dinamarquês lançou o sprint final e o esloveno acabou por não ter resposta para Pedersen que estreou-se assim a vencer esta temporada na etapa 2 do Tour de La Provence. Fred Wright bateu ao sprint Godon e Van den Berg para ser terceiro.
Mads Pedersen é o novo líder da classificação geral e dos pontos do Tour de La Provence. Damien Girard é o novo líder da montanha e Raul Garcia Pierna (Arkea-B&B Hotels) segue o melhor jovem.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images