Elisa Balsamo estreia-se a vencer em 2025 na etapa 3 da Setmana Ciclista Valenciana!
A italiana Elisa Balsamo (Lidl – Trek) venceu a terceira etapa da Setmana Ciclista Valenciana, uma ligação de 117.8km entre Port de Sagunt e Valencia, batendo ao sprint a norueguesa Ingvild Gaskjenn (Uno-X Mobility) e a polaca Agnieszka Skalniak-Sójka (Canyon//SRAM zondacrypto). A neerlandesa Demi Vollering (FDJ-Suez) chegou segura no pelotão e segue a camisola laranja.
Vários ataques, mas fuga consegue formar-se
A terceira etapa da Setmana Ciclista Valenciana começou com um ritmo alto. Ao km 17, ataques começaram a acontecer no pelotão, mas nenhuma delas teve sucesso. 13km depois, Emily Watts (St Michel – Preference Home – Auber93) saltou do pelotão e formou a fuga do dia. A australiana conseguiu uma vantagem de 1:30 sobre o pelotão. Ao km 45, no sprint intermédio do dia, Watts somou a pontuação máxima. Liane Lippert (Movistar Team) conquistou 2s de bonificação e Agnieszka Skalniak-Sójka 1s.
Ao km 55, Juliana Londoño (Team Picnic PostNL) atacou e tentava fazer a ponte para Watts. 5km depois, a campeã colombiana fez a ponte para a australiana. Logo a seguir, várias ciclistas tentavam sair do pelotão, mas nenhuma conseguiu ganhar um espaço importante. As duas da frente estavam a colaborar e tinham uma vantagem de 40s.
Forte trio ganha espaço importante
A 37km do fim, as ciclistas entraram na contagem do dia, o Port de l’Oronet, com 5.6km a 4.9%. Londoño aumentou de imediato o ritmo e Watts acabou por ceder. 2km depois, Nikola Noskova (Cofidis) fez a ponte para a colombiana. Poucos metros depois, as duas acabaram por ser alcançadas. A 31km do fim, Mireia Benito (AG Insurance – Soudal Team), Maeva Squiban (UAE Team ADQ) e Amber Kraak (FDJ-Suez) saíram do pelotão e ganharam um espaço importante. Benito acabou por ser a primeira a passar no topo da contagem do dia.
O trio da frente estava a colaborar muito bem, mas a 8km da meta só tinham uma vantagem de 20s. A Lidl – Trek e a Team SD Worx-Protime comandavam o pelotão e estava bastante difícil fechar este espaço. 5km depois, Anna Van der Breggen (Team SD Worx-Protime) pôs-se ao serviço de Mischa Bredewold (Team SD Worx-Protime). A veterana neerlandesa fez um fantástico trabalho e fechou grande parte do espaço.
Elisa Balsamo conquista o tão desejado triunfo
A 1.5km da meta, as três da frente acabaram por ser alcançadas. Nos metros finais, a UAE Team ADQ assumiu o comando. Eleonora Gasparrini (UAE Team ADQ) acabou por ser obrigada a lançar o sprint muito cedo. Elisa Balsamo estava na roda da sua compatriota e facilmente a passou. Nos últimos metros, a italiana da Lidl – Trek aguentou o forte sprint de Ingvild Gaskjenn para conquistar a sua primeira vitória da temporada na etapa 3 da Setmana Ciclista Valenciana. Agnieszka Skalniak-Sójka foi mais forte que Liane Lippert e Gasparrini para ser terceira. Mischa Bredewold foi apenas sexta.
Mariana Líbano (Eneicat – CM Team) foi 94ª a 3:22.
Demi Vollering manteve a liderança da classificação geral da Setmana Ciclista Valenciana. Elisa Balsamo é a nova líder dos pontos e Brodie Chapman (UAE Team ADQ) segue líder da montanha. Eleonora Ciabocco (Team Picnic PostNL) segue a melhor jovem.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images