Valentin Paret-Peintre vence etapa final do Tour of Oman! Adam Yates conquista geral!

O francês Valentin Paret-Peintre (Soudal Quick-Step) venceu a última etapa do Tour of Oman, uma ligação de 138.5km entre Imty e Jabal Al Akhdhar, batendo ao sprint o britânico Adam Yates (UAE Team Emirates – XRG). O francês David Gaudu (Groupama – FDJ) completou o pódio a 45s. Adam Yates conquistou a camisola vermelha e juntou-se a Chris Froome e a Alexey Lutsenko como os únicos ciclistas a vencerem por duas vezes o Tour of Oman.

Grande grupo consegue entrar em fuga

A última etapa do Tour of Oman começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Por volta do km 10, Luca Giaimi (UAE Team Emirates – XRG), Mauri Vansevenant e Pepijn Reinderink (Soudal Quick-Step), Anthon Charmig (XDS Astana Team), Niklas Behrens (Team Visma | Lease a Bike), Amaury Capiot (Arkea-B&B Hotels), Pavel Bittner e Sean Flynn (Team Picnic PostNL), Orluis Aular (Movistar Team), Felix Engelhardt (Team Jayco-AlUla), Anthony Turgis (TotalEnergies), Marcel Camprubi (Q36.5 Pro Cycling Team), Lukas Eriksson (Tudor Pro Cycling Team), Sakarias Loland e Henrik Pedersen (Uno-X Mobility), José Faura (Burgos Burpellet BH) e Dylan Hopkins (Rooijai Insurance) atacaram e formaram a fuga do dia.

Ao km 62, a fuga do dia tinha uma vantagem de cerca de 2:00 sobre o pelotão. A UAE Team Emiratess – XRG e a Groupama – FDJ eram as equipas que trabalhavam no pelotão. 13km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Capiot assegurou a pontuação máxima.

Fuga começa a partir na Green Mountain

A cerca de 30km do fim, Giaimi esperou pelo pelotão para ajudar a UAE Team Emirates – XRG a fechar o espaço. 13km depois, Aular e Reinderink atacaram e conseguiram uma pequena vantagem. A 13km do fim, os dois foram alcançados pelos perseguidores. Logo a seguir, no segundo sprint intermédio do dia, Flynn conquistou a pontuação máxima.

A 5.7km da meta, os ciclistas entraram na Green Mountain, que tem uma pendente média de 10.5%. Ataques começaram a acontecer na dianteira e a fuga começava a partir. Cerca de 1.7km depois, Faura, Vansevenant, Eriksson e Aular conseguiram um ligeiro espaço. Poucos metros depois, Aular perdeu o contacto com o grupo da frente. Vansevenant, Faura e Eriksson estavam a colaborar, mas só tinham 30s de vantagem sobre o pelotão.

Rúben Guerreiro ficou às portas do top10 na geral final do Tour of Oman (Foto: Alessandro Perrone/SprintCyclingAgency©2025)
Rúben Guerreiro ficou às portas do top10 na geral final do Tour of Oman (Foto: Alessandro Perrone/SprintCyclingAgency©2025)

Valentin Paret-Peintre brilha na Green Mountain e Adam Yates vence geral

A 3km da meta, o trio da frente foi alcançado. Jay Vine (UAE Team Emirates – XRG) impunha um forte ritmo no pelotão e foi seguido por Adam Yates, David Gaudu, Valentin Paret-Peintre, Cian Uijtdebroeks (Team Visma | Lease a Bike), Chris Harper (Team Jayco-AlUla) e Embret Svestad-Bardseng (Arkea-B&B Hotels). Rúben Guerreiro (Movistar Team) ainda aguentou alguns metros o ritmo do australiano, mas acabou por quebrar. 1km depois, Adam atacou e foi seguido por Paret-Peintre. Gaudu não foi ao choque e a ritmo tentava chegar ao britânico e ao francês.

A 1.2km da meta, Gaudu fez a ponte para o duo da frente. Cerca de 600 metros depois, Adam acelerou e foi seguido por Paret-Peintre. Gaudu chegou ao seu limite e acabou por ceder. Nos metros finais, Paret-Peintre lançou o sprint final e Adam não teve resposta para o francês que estreou-se assim a vencer pela Soudal Quick-Step. Gaudu não conseguiu segurar a camisola vermelha e acabou por ser terceiro a 45s. Destaca-se a grande subida de Svestad-Bardseng que foi quarto a 51s. Wout Poels (XDS Astana Team) e Damien Howson (Q36.5 Pro Cycling Team) fizeram uma bela subida a ritmo e foram 6º e 7º, respetivamente.

Rúben Guerreiro pagou caro o tentar aguentar o ritmo de Vine e terminou em 14º a 1:36. Na geral, o português foi 11º a 2:08.

Adam Yates é o grande vencedor do Tour of Oman, batendo Valentin Paret-Peintre por 6s e David Gaudu por 39s. Paret-Peintre venceu a juventude e os pontos. Rodrigo Alvarez (Burgos Burpellet BH) venceu os sprints intermédios e a Q36.5 Pro Cycling Team foi a melhor equipa.

Adam Yates venceu o Tour of Oman pelo 2º ano consecutivo (Foto: ASO)
Adam Yates venceu o Tour of Oman pelo 2º ano consecutivo (Foto: ASO)
O pódio do Tour of Oman com Valentin Paret-Peintre, Adam Yates e David Gaudu (Foto: ASO)
O pódio do Tour of Oman com Valentin Paret-Peintre, Adam Yates e David Gaudu (Foto: ASO)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock