Olav Kooij faz o “bis” na etapa 4 do Tour of Oman!
O neerlandês Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) venceu a quarta etapa do Tour of Oman, uma ligação de 180.5km entre Oman Across Ages Museum e Oman Convention and Exhibition Center, batendo ao sprint o italiano Giacomo Nizzolo (Q36.5 Pro Cycling Team) e o venezuelano Orluis Aular (Movistar Team). O francês David Gaudu (Groupama – FDJ) chegou seguro no pelotão e segue líder da geral.
Fuga facilmente se forma
A quarta etapa do Tour of Oman começou com Muhammad Shabri (Terengganu Cycling Team), Kongphob Thimachi (Rooijai Insurance) e Abdulrahman Alyaqoobi (Seleção do Omã) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os três conseguiram uma vantagem de 8:10 sobre o pelotão. A Team Visma | Lease a Bike era a equipa mais ativa no pelotão, pois tinha intenções de vencer a etapa com o seu sprinter, Olav Kooij.
Ao km 63, no primeiro sprint intermédio do dia, Shabri conquistou a pontuação máxima. A 89km do fim, Alyaqoobi deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançado. 6km depois, Shabri sofreu um furo, mas conseguiu juntar-se novamente a Thimachi na frente da corrida. A 63km do fim, Shabri somou a pontuação máxima no último sprint intermédio do dia. 13km depois, Thimachi atacou e isolou-se na frente da corrida.
Olav Kooij imperial em nova chegada ao sprint
Thimachi ainda conseguiu resistir durante vários kms isolado na frente da corrida, mas acabou por ser alcançado a 10km da meta. Nos últimos kms, o ritmo era elevado com várias equipas a tentarem colocar o seu sprinter na melhor posição possível para o sprint final.
A Uno-X Mobility conseguiu assumir o comando e tinha Erlend Bliktra na posição certa para o sprint. Olav Kooij conseguiu colocar-se na roda do norueguês. Blikra lançou o sprint final, mas foi rapidamente ultrapassado por Kooij. O neerlandês acabou por não dar hipótese e conquistou assim a sua segunda vitória da temporada na etapa 4 do Tour of Oman. Giacomo Nizzolo e Orluis Aular conseguiram passar Blikra para serem 2º e 3º, respetivamente. Pavel Bittner (Team Picnic PostNL) foi fechado e foi apenas 6º.
Rúben Guerreiro (Movistar Team) chegou seguro no pelotão e foi 22º. Na geral, o português é agora 8º a 34s, após o abandono de Diego Ulissi (XDS Astana Team) por problemas intestinais.
David Gaudu manteve a sua liderança da classificação geral do Tour of Oman. Olav Kooij é o novo líder dos pontos e Valentin Paret-Peintre (Soudal Quick-Step) segue o melhor jovem. Rodrigo Alvarez (Burgos Burpellet BH) segue líder dos sprints intermédios.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos