Santiago Mesa conquista pela 2ª vez a Prova de Abertura – Região de Aveiro!
O colombiano Santiago Mesa (Efapel Cycling) venceu a Prova de Abertura – Região de Aveiro, uma clássica de 158.8km entre Vagos e Torreira, batendo o argentino Tomas Contte (Aviludo – Louletano) e o venezuelano Leangel Linarez (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua). Mesa conquistou pela segunda vez esta clássica, que marca o início do calendário para o pelotão nacional.
Começo bastante ofensivo, mas fuga acaba por se formar
A Prova de Abertura – Região de Aveiro começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Por volta do km 30, Tiago Antunes e Pedro Pinto (Efapel Cycling), João Silva (Óbidos Cycling Team), Diogo Gonçalves (Feirense – Beeceler), Bruno Silva e César Martingil (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Pedro Silva (Anicolor – Tien21), Pau Matarin (Technosylva Maglia Bembibre Cycling Team), Gonçalo Leaça e Duarte Domingues (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), André Ribeiro (GI Group Holding – Simoldes – UDO) e Alberto Alvarez (Rádio Popular – Paredes – Boavista) saíram do pelotão e conseguiram uma vantagem de 25s.
Ao km 35, os doze da frente acabaram por ser alcançados. Logo a seguir, Pedro Silva e Fábio Costa (Anicolor – Tien21), Duarte Domingues, João Silva e Diogo Gonçalves conseguiram uma pequena vantagem, mas foram rapidamente alcançados. Por volta do km 50, Pedro Silva atacou e formou a fuga do dia. O português conseguiu uma vantagem de 1:30 sobre o pelotão.
Fuga alcançada, novo ataque, mas corrida é decidida ao sprint
O pelotão decidiu baixar um pouco o ritmo e, a 50km do fim, Pedro Silva aumentou a sua vantagem para 2:30. O português da Anicolor – Tien21 ainda resistiu durante vários kms, mas acabou por ser alcançado a 11km do fim. Poucos metros depois, Miquel Valls (Gi Group Holding – Simoldes – UDO) tentou surpreender com um ataque de longe e conseguiu um ligeiro espaço.
A 6km da meta, Valls acabou por ser alcançado. O ritmo da corrida estava elevado com várias equipas a tentarem colocar o seu líder na melhor posição possível para o sprint final. Nos metros finais, Santiago Mesa lançou o sprint. O colombiano acabou por não dar hipótese e conquistou assim pela segunda vez na carreira a Prova de Abertura – Região de Aveiro. Tomas Contte conseguiu ser mais forte ao sprint que Leangel Linarez para ser segundo.
O jovem João Martins (Rádio Popular – Paredes – Boavista) foi o melhor português e terminou em quarto. Fábio Costa conseguiu fechar no top5 no seu regresso à Anicolor – Tien21. José Borges estreou-se pela Feirense – Beeceler com um sexto posto e Gabriel Baptista estreou-se pela Technosylva Maglia Bembibre Cycling Team com um top10.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: UVP/FPC