Jonathan Milan triunfa em Valencia! Santiago Buitrago vence Volta Comunitat Valenciana!
O italiano Jonathan Milan (Lidl – Trek) venceu a última etapa da Volta Comunitat Valenciana, uma ligação de 104.3km entre Alfafar e Valencia, batendo ao sprint o britânico Jake Stewart (Israel – Premier Tech) e o italiano Giovanni Lonardi (Team Polti VisitMalta). O colombiano Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) chegou seguro no pelotão e conquistou a geral com o português João Almeida (UAE Team Emirates – XRG) a ser segundo.
Fuga facilmente se forma e algumas equipas tentam provocar echelons
A última etapa da Volta Comunitat Valenciana começou com Jokin Murguialday (Euskaltel – Euskadi), Sinuhé Fernandez (Burgos Burpellet BH), Joan Bou (Caja Rural – Seguros RGA), Quentin Bezza (Wagner Bazin WB), Nathan Smith (Team Novo Nordisk) e Edgar Cadena (Petrolike) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. A Lidl – Trek e a Bahrain Victorious assumiram o comando do pelotão e deram à fuga uma vantagem de 2:40.
Na segunda metade da etapa, o pelotão começou a aumentar o ritmo com os ciclistas a aproximarem-se de uma zona exposta ao vento. A 39km do fim, Cadena sofreu um furo e foi alcançado pelo pelotão. 4km depois, a UAE Team Emirates – XRG acelerou no pelotão com Ivo Oliveira. O grupo acabou por partir, mas Santiago Buitrago estava bastante atento e não ficou cortado. A 30km do fim, os ciclistas que ficaram cortados conseguiram reentrar no pelotão. As equipas dos sprinters assumiram o comando e começaram a fechar o espaço para a fuga.
Fuga alcançada e grande sprint de Jonathan Milan
A 6km da meta, no sprint intermédio do dia, Nathan Smith somou a pontuação máxima. Poucos metros depois, Quentin Bezza atacou e foi seguido pelo britânico. Jokin Murguialday, Joan Bou e Sinuhé Fernandez acabaram por ser alcançados. A 4km da meta, Bezza e Smith foram também alcançados. O comboio da Lidl – Trek começava a aparecer e conseguiu assumir o comando do pelotão.
Nos metros finais, Jonathan Milan lançou o sprint final. O italiano acabou por não dar hipótese e conquistou assim a sua primeira vitória em 2025 na etapa final da Volta Comunitat Valenciana. Jake Stewart conseguiu ser mais forte que Giovanni Lonardi para ser segundo. Gerben Thijssen (Intermarché – Wanty) lançou tarde o seu sprint e foi apenas quarto. Destaca-se o bom resultado do jovem belga Sente Sentjens (Alpecin – Deceuninck) que foi sexto.
Ivo Oliveira e João Almeida chegaram no pelotão e foram 23º e 41º, respetivamente. Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 99º a 15s. Na geral, Nelson foi 76º a 38:40 e Ivo 101º a 58:11.
Santiago Buitrago é o grande vencedora da Volta Comunitat Valenciana, batendo João Almeida por 18s e Pello Bilbao (Bahrain Victorious) por 39s. O colombiano também venceu os pontos. Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) venceu a juventude e Jon Agirre (Euskaltel – Euskadi) a montanha. A Bahrain Victorious foi a melhor equipa.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency