Louis Vervaeke vinga a fuga na etapa 2 e é o novo líder do Tour of Oman!

O belga Louis Vervaeke (Soudal Quick-Step) venceu a segunda etapa do Tour of Oman, uma ligação de 202.5km entre Al Rustaq Fort e Yitti Hills, após largar os seus companheiros de fuga a 10km da meta. O francês Valentin Paret-Peintre venceu o sprint do pelotão para ser segundo a 2s e fechar a dobradinha da Soudal Quick-Step. O britânico Sean Flynn (Team Picnic PostNL) completou o pódio. Com a vitória na etapa, Vervaeke é assim o novo camisola vermelha.

Fuga consegue formar-se, mas ataques continuam no pelotão

A segunda etapa do Tour of Oman começou com várias ciclistas a tentaram sair do pelotão, mas nenhum deles ganhou um espaço importante. Por volta do km 8, Rodrigo Alvarez (Burgos Burpellet BH), Kane Richards (Roojai Insurance) e Mohammed Al-Wahibi (Seleção do Omã) atacaram e formaram a fuga do dia. Cerca de 5km depois, Magnus Kulset (Uno-X Mobility) e Mundher Al Hsani (Seleção do Omã) saltaram do pelotão e juntaram-se ao grupo da frente.

Ao km 40, os cinco da frente tinham uma vantagem de 6:00. Os ataques continuavam no pelotão com vários ciclistas a tentarem ainda juntar-se à fuga do dia. 18km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Alvarez foi o mais forte. Logo a seguir, Louis Vervake saltou do pelotão e tentava juntar-se à fuga do dia. Ao km 81, Xabier Azparren (Q36.5 Pro Cycling Team) fez a ponte para o belga. 9km depois, na primeira contagem do dia, Alvarez foi o primeiro a passar no alto. Valentin Madouas (Groupama – FDJ) e Orluis Aular (Movistar Team) saíram do pelotão e tentavam chegar ao grupo perseguidor.

Fuga parte, mas segue com uma excelente vantagem

Por volta do km 98, Azparren e Vervaeke juntaram-se ao grupo da frente. Al Hsani acabou por perder o contacto com a dianteira e decidiu esperar pelo pelotão. A 80km do fim, os seis da frente tinham 2:40 de vantagem sobre Madouas e Aular e 4:20 sobre o pelotão. 17km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Alvarez foi o mais forte.

A 50km do fim, Richards, Alvarez e Al-Wahibi acabaram por perder o contacto com o grupo da frente. 2km depois, na segunda contagem do dia, Kulset foi o primeiro a passar no alto. Aular e Madouas bem tentaram juntar-se à fuga do dia, mas acabaram por ser alcançados a 35km do fim. A colaboração no pelotão não estava a ser a ideal e, a 15km do fim, o trio da frente ainda tinha uma vantagem de 2:05.

Louis Vervaeke isola-se e resiste ao forte ritmo do pelotão

A 12.7km da meta, os ciclistas entraram na subida ao Al Jissah, com 2.7km a 6.7%. Kulset rapidamente perdeu o contacto com o grupo da frente. 2km depois, Azparren também deixou de ter capacidade para seguir Vervaeke. O belga acabou por ser o primeiro a passar no topo da terceira contagem do dia. A 6km da meta, Kulset foi alcançado. Logo a seguir, David Gaudu (Groupama – FDJ) tentou sair do pelotão, mas não deixaram o francês ganhar um espaço importante.

A 1.7km da meta, Vervaeke entrou na Yitti Hills com uma vantagem de 1:00 sobre o pelotão. 700 metros depois, Azparren foi alcançado. O pelotão estava a voar, mas Vervaeke conseguiu resistir e estreou-se assim a vencer como profissional na etapa 2 do Tour of Oman. Valentin Paret-Peintre conseguiu bater ao sprint Sean Flynn para ser segundo a 2s.

O final ficou marcado por duas quedas no pelotão, mas a organização decidiu dar o mesmo tempo a todos os ciclistas que ficaram envolvidos ou cortados. Davide De Pretto (Team Jayco-AlUla) provocou uma das quedas, após uma manobra perigosa e acabou por ser relegado. Rúben Guerreiro (Movistar Team) foi um dos ciclistas a ir ao chão. O português cruzou a linha de meta em 45º a 2s do vencedor.

Louis Vervaeke é o novo líder da classificação geral e dos pontos do Tour of Oman. Rodrigo Alvarez é o novo líder dos sprints intermédios e Valentin Paret-Peintre da juventude.

Louis Vervaeke é o novo camisola vermelha do Tour of Oman (Foto: A.S.O./Oman Cycling Association/Thomas Maheux)
Louis Vervaeke é o novo camisola vermelha do Tour of Oman (Foto: A.S.O./Oman Cycling Association/Thomas Maheux)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock