Lorena Wiebes faz o hat-trick na última etapa do UAE Tour! Elisa Longo Borghini conquista geral!
A neerlandesa, Campeã da Europa, Lorena Wiebes (Team SD Worx-Protime) venceu a última etapa do UAE Tour, uma ligação de de 129.2km com partida e chegada em Abu Dhabi, batendo ao sprint a italiana Sara Fiorin (Ceratizit Pro Cycling Team) e a dinamarquesa Amalie Dideriksen (Cofidis). A italiana Elisa Longo Borghini (UAE Team ADQ) chegou segura no pelotão e garantiu assim a vitória na classificação geral.
Começo ofensivo, mas fuga acaba por se formar
A última etapa do UAE Tour começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 26, Loes Adegeest (FDJ-Suez) saltou o pelotão e conseguiu uma pequena vantagem. 7km depois, a neerlandesa acabou por ser alcançada. Logo a seguir, no primeiro sprint intermédio do dia, Silvia Persico (UAE Team ADQ) foi mais forte que Kim Le Court (AG Insurance-Soudal Team) para conquistar a bonificação máxima.
Ao km 57, Nina Berton (EF Education – Oatly), Yuliia Biriukova (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) e Morgane Coston (Roland) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. 2km depois, Millie Couzens (Fenix – Deceuninck) e Loes Adegeest atacaram e conseguiram fazer a ponte para as três da frente. Este grupo era bastante perigoso e o pelotão não dava uma margem superior a 1:00.
Mais um grande sprint de Lorena Wiebes
A 39km do fim, a fuga do dia acabou por ser alcançada pelo pelotão. 8km depois, Elinor Barker (Uno-X Mobility) atacou e conseguiu isolar-se. A britânica conseguiu uma pequena vantagem e acabou por somar a pontuação máxima no último sprint intermédio. O pelotão controlava a vantagem de Barker e acabou por fechar o espaço a 4km da meta. O ritmo da etapa era elevado com várias equipas a lutarem pela frente do pelotão.
A 1.3km da meta, Vittoria Guazzini (FDJ-Suez) tentou surpreender com um ataque de longe, mas não teve sucesso. Nos metros finais, a Team Visma | Lease a Bike assumiu o comando. Lorena Wiebes acabou por lançar o sprint final e não deu hipótese, conquistando assim a sua terceira vitória da temporada na etapa final do UAE Tour. Sara Fiorin surpreendeu ao conseguir ser segunda e Amalie Dideriksen fechou o pódio. O final ficou marcado por um grande queda no pelotão. Chiara Consonni (Canyon//SRAM zondacrypto) foi uma das envolvidas e por isso não esteve no sprint final.
Elisa Longo Borghini é assim a grande vencedora do UAE Tour Women, batendo Silvia Persico por 2:06 e Kim Le Court por 2:08. Lorena Wiebes venceu a classificação por pontos e Antonia Niedermaier (Canyon//SRAM zondacrypto) foi a melhor jovem. Lara Gillespie (UAE Team ADQ) venceu a classificação dos sprints intermédios e a UAE Team ADQ foi a melhor equipa.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency